Arquitetura, Urbanismo e Design

Piscinas – Dicas para escolha e implantação

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Aproveitando que ainda estamos na estação mais quente do ano, nada como uma piscina para se refrescar e relaxar durante os dias em que as temperaturas estão mais altas. Mas, como escolher a piscina correta para se ter em casa?

Ter uma piscina em casa depende do perfil de cada um, mas para aqueles que gostariam de ter a sua própria piscina e aproveitar as vantagens que ela pode lhe oferecer, analisar alguns itens é de extrema importância para que ela realmente possa ser aproveitada ao máximo, como o terreno em que pretende realizar a instalação e quem irá utilizar, além da posição em relação ao sol.

O terreno deve ser de preferência plano, e possuir espaço suficiente para receber a piscina, bordas e espaço para descanso, como um deck por exemplo. A sua posição quando possível, deve estar localizada ao norte e seu comprimento (maior distância) deve estar na linha leste-oeste para obter o maior aproveitamento do sol.

Existem diversos modelos de piscina, podendo ser em concreto armado, fibra de vidro ou vinil.

As piscinas de concreto armado, possibilitam uma maior liberdade para criação de formas e tamanhos. As de fibra de vidro, ou seja, aqueles modelos produzidos pelas fabricas em grandes escalas, são piscinas com um investimento menor, porém, se limitam em formas, oferecidas pelas empresas. Já as de vinil necessitam de uma estrutural em alvenaria, para servirem de revestimento.

A sua profundidade convencional é de 1,40 metros. Temos ainda a família que possui uma profundidade média de 1,20 metros, a infantil com profundidade média de 90 centímetros e as de uso para crianças de 1 metro de altura, com profundidade de 50 centímetros.

Devemos saber que, quanto maior seu tamanho, maior será o seu gasto, por isso precisamos sempre se planejar, analisar e consultar profissionais qualificados, para saber qual será o custo para a construção de sua piscina e o valor médio de manutenção que ela irá gera.

Rafael Ribacz Ramos

Rafael é formado em Arquitetura e Urbanismo, pelo Centro Universitário de União da Vitória - UNIUV. Além de atuar na área de arquitetura e urbanismo, também ministra diversos cursos na área de informática e tem como hobbies o web design (criação de sites) e as artes gráficas. WhatsApp: (42) 8816-8104. E-mail: contato@ribacz.arq.br

Últimos posts por Rafael Ribacz Ramos (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Lâmpadas – Tipos e diferenças
Densidade urbana
O profissional e suas competências