Cidade

Plano Diretor é apresentado para a população são-mateuense

A primeira Audiência Pública sobre o Plano Diretor foi realizada nas dependências do Centro da Juventude na quinta-feira (10). Na ocasião, foram apresentadas as metas do projeto para o futuro do município. (Fotos: Assessoria PMSMS)

A revisão do Plano Diretor do município teve início no primeiro semestre desse ano, e para a concretização do projeto, audiências públicas e oficinas estão sendo disponibilizadas para toda população. Nestas ocasiões, os moradores apresentam as necessidades encontradas em seus bairros, colaborando para a melhoria da cidade.
O Plano Diretor é a principal lei de um município, e junto disso, possui uma maior relevância para a efetivação do desempenho e melhorias em todos os conjuntos essenciais em uma cidade, como mobilidade, saúde, educação, infraestrutura, turismo, indústria, entre outros.

Ocorrendo de 10 em 10 anos em municípios com mais de 20 mil habitantes, o Plano Diretor engloba a Lei Federal nº 10.257/2001, e é a ferramenta central do planejamento das cidades brasileiras. Em São Mateus do Sul, a última revisão aconteceu no ano de 2004, com alterações pontuais posteriores, e pela obrigatoriedade dessa revisão, neste ano de 2018, o Plano será revisado pela empresa licitada Hyczy Engenharia e Consultoria Ltda.

Geruza Vieira é arquiteta do município, e está colaborando na efetivação das oficinas do Plano Diretor. A primeira Audiência Pública sobre o Plano aconteceu nas dependências do Centro da Juventude na quinta-feira (10), e teve como objetivo mostrar as metas e como será o processo de elaboração da estrutura do projeto. “As pessoas que estiveram presentes trouxeram grandes contribuições”, afirma Geruza.

Orientados pela empresa responsável pelo Plano Diretor, que apresentou as fases que serão realizadas, os participantes puderam compreender a importância da lei para o município. “Esse momento também serviu de convite para população participar e colaborar com o Plano Diretor”, destaca Geruza.

Após o processo das fases internas, o Plano Diretor contará com as Oficinas Públicas que estão sendo feitas em bairros do município. “Esse é um trabalho bastante comunitário. Estamos realizando reuniões focando em alguns bairros para que a população leve as necessidades e melhorias para a cidade. Também é importante sabermos qual é a visão dos moradores para o futuro”, conta a arquiteta.

Tendo como sede a escola da Vila Palmeirinha, a primeira Oficina Pública foi realizada no dia 27/04, e contou com a participação de moradores da região, que conheceram os objetivos do Plano Diretor e deram a sua opinião sobre as mudanças.

A próxima Oficina acontecerá na terça-feira (22), às 18h, nas dependências do Colégio Estadual São Mateus, e focará nos bairros da Vila Pinheirinho, Colônia Taquaral, Vila Faty e Usina Velha.

Ao longo do próximo mês, mais bairros serão inclusos nessas oficinas, e as datas serão divulgadas com antecedência pela Prefeitura Municipal. Vale a pena salientar que é um direito de todo cidadão participar da elaboração das metas do Plano Diretor.

A escola da Vila Palmeirinha foi a sede da primeira Oficina Pública do Plano Diretor de São Mateus do Sul. A próxima Oficina acontecerá no dia 22 de maio, no Colégio Estadual São Mateus, e todos os moradores estão convidados a participar.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Novos conselheiros tutelares tomam posse nesta quinta (9)
Obras de pavimentação no Distrito Industrial de São Mateus do Sul são iniciadas
Dia do Trabalhador será marcado por torneio de futebol em São Mateus do Sul