A mãe Ana Portes e o pequeno Emanuel Portes da Silva amparados pelo trabalho rápido e prestativo da
Polícia Militar de São Mateus do Sul. (Divulgação Polícia Militar)

No domingo (12), a equipe da 3ª Companhia do 27º Batalhão de Polícia Militar, localizado em São Mateus do Sul, realizou um trabalho de salvamento de uma criança recém-nascida que havia engasgado. Esse tipo de evento demonstra a cooperação dos policiais com ocorrências um tanto quanto incomuns para sua alçada, mas que apesar disso se demonstraram muito preparados e treinados pela entidade a fim de atuar em casos emergenciais.

De acordo com relato do Aspirante a Oficial Henrique Pilz, que está atuando na Polícia Militar do município, esse tipo de salvamento é ensinado a todos os policiais militares durante sua formação. “Apesar de parecer uma coisa muito diferente da atuação mais corriqueira da Polícia Militar, esse tipo de situação nos é ensinado e treinamos durante o processo de formação. Recomendamos que as pessoas procurem o número de emergência do Corpo de Bombeiros (193) para esse tipo de atendimento, mas nós policiares militares jamais nos omitiremos nos casos em que o nervosismo faz as pessoas ligarem diretamente ao nosso Batalhão”, ressaltou ele.

O caso de engasgamento em São Mateus do Sul

O Centro de Operações Policiais Militares (Copom) de São Mateus do Sul atendeu uma ligação no último domingo, realizada pela tia de um bebê que havia se engasgado e se encontrava em uma situação que oferecia risco à sua vida. Como acontece nesses tipos de eventos, a mãe entrou em estado de nervosismo que a impediu de fazer a ligação, sendo socorrida pela irmã que também estava presente no local.

Conforme informou a 3ª Companhia do 27º Batalhão da Polícia Militar, o atendimento via telefone foi realizado pelo soldado Felipe. A orientação nesses momentos é para que o policial tente ensinar o responsável pela ligação a realizar uma manobra de desobstrução das vias aéreas, chamada de Manobra de Heimlich. Após perceberem que a tentativa não estava surtindo efeito, os soldados Ribeiro e Kanzler se deslocaram até a residência da família, prosseguindo com o atendimento.

O salvamento da criança

Após a chegada à residência da família do pequeno Emanuel, os policiais constataram que a criança já estava em um estágio avançado de afogamento. Após uma ação rápida, a equipe percebeu que deveria ser realizada uma manobra para desafogá-lo e prosseguir, conduzindo a criança até uma unidade de atendimento em saúde para que as medidas necessárias continuassem a ser tomadas.

A ação dos policiais no local e durante o trajeto na viatura foi essencial para que o pequeno Emanuel sobrevivesse. A realização da Manobra de Heimlich já surtiu resultado durante o percurso, o que se tornou ainda mais tranquilizante após a chegada do atendimento conjunto do Corpo de Bombeiros. A mãe do menino ainda se encontra bastante sensível em decorrência da situação e preferiu não se manifestar durante esse momento delicado. A pequena criança foi salva através da ação rápida da Polícia Militar e segue envolvida pelo amor da família.

Entenda mais sobre a Manobra de Heimlich

A Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde orienta que a Manobra de Heimlich é o movimento adequado para agir no caso de engasgo em bebês. Apesar da necessidade de desobstrução das vias, ela deve ser executada com mais delicadeza em decorrência da criança apresentar uma estrutura corporal mais frágil do que a dos adultos.

De acordo com o artigo “Aspiração de Corpos Estranhos”, publicada pela revista científica Jornal de Pediatria, a Manobra de Heimlich consiste na realização de compressões abdominais, que no caso de crianças menores de 4 anos devem ser realizadas com os dedos para atingir os resultados sem machucar o indivíduo.

A execução desse procedimento engrandece ainda mais a atuação da Polícia Militar em nosso município, que se demonstra preparada a atuar com responsabilidade até mesmo em situações diferentes das vividas no cotidiano. Compreender esse tipo de mecanismo é de importância vital à população, pois ele é requerido em momentos de bastante cuidado e tensão, relacionando-se às crianças, o maior tesouro da sociedade.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Sinais de aborto são encontrados no banheiro da Praça do Iguaçu
Grave acidente na BR 476 mata empresário de São Mateus do Sul
Acidente causa transtorno no trânsito no Centro de São Mateus do Sul