Histórias de Terra e Céu

Ponta Grossa: onde as estrelas se encontram!


Se você gosta de astronomia, certamente já esteve revirando sites na internet atrás de assuntos interessantes. Também já deve ter buscado matérias em livros ou jornais atualizando sobre fatos astronômicos… Um pouco mais difícil é encontrar cursos e palestras acessíveis aqui perto da nossa cidade. Mas posso lhe afirmar, amigo leitor, que estamos com sorte: o maior evento de astronomia do Paraná vai ocorrer pertinho de nós neste ano.

Ponta Grossa – PR (Foto: www.pontagrossa.pr.gov.br)

O Encontro Paranaense de Astronomia (EPAST) é um evento anual que reúne astrônomos de todos os locais do nosso estado. Em três dias intensos são realizadas palestras, oficinas, exposições etc… O evento é geralmente organizado por clubes de astronomia, e, talvez o mais bacana, seja a possibilidade de você ouvir numa sala um astrônomo profissional contando como participou de uma pesquisa internacional, e logo depois um professor explanando sobre aulas de astronomia no ensino fundamental ou um maluco contando como construiu uma máquina para fotografar astros. A variedade de temas é impressionante e empolgante.

Geralmente as palestras são acompanhadas de exposições de meteoritos, vendas de livros ou aparelhos astronômicos. É um evento imperdível! Eu já tive a oportunidade de participar tanto de encontros paranaenses quanto nacionais. Mesmo sendo um amador, me deliciei ouvindo (e até apresentando!!!) trabalhos sobre astronomia e posso dizer que aprendi muito. Por isso é que fiquei muito feliz ao ver que o EPAST 2015 será aqui na vizinha Ponta Grossa.

Na verdade o EPAST está “voltando pra casa”, pois Ponta Grossa foi o berço destes encontros, tendo sediado o primeiro EPAST em 2004. Sob a coordenação do incansável astrônomo Maurício José Kaczmarech, a Comissão Organizadora do 12º EPAST já está solicitando a quem tiver interesse em apresentar trabalhos, que envie seu resumo para epast2015@gmail.com. Sei que temos belos trabalhos aqui em São Mateus que poderiam ser apresentados. Professores que têm trabalhado astronomia de uma forma diferente nas escolas, autores como o nosso Adnelson que acaba de lançar um livro de astronomia para crianças, enfim, muitos são mateuenses que poderiam compartilhar seus talentos no evento. Por que não?

Mas independentemente de partir para a apresentação de trabalhos, recomendo que todos os amantes da astronomia marquem na agenda os dias 05, 06 e 07 de setembro, reservando este momento para aproveitar a oportunidade de termos tantas oficinas, palestras e exposições aqui ao nosso lado. E quem sabe alimentar o sonho de que um dia o EPAST possa ser realizado em São Mateus…

Até a próxima semana e céus limpos para todos nós!

Gerson Cesar Souza
Últimos posts por Gerson Cesar Souza (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Os estudantes e a cerveja…
Tem alguém aí????
Quando a Astronomia fez o “sertão virar mar”…