Cidade

Ponto de Atendimento ao Empreendedor é inaugurado em São Mateus do Sul

Parceria entre Sebrae/PR, ACIASMS, CDL e a prefeitura do município permitirá o acesso de empreendedores à conhecimentos em gestão e à formalização de novos negócios. (Fotos: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Empreendedores e empresários de São Mateus do Sul passaram a contar, a partir desta terça-feira (31/10), com o Ponto de Atendimento ao Empreendedor (PAE). Localizado ao lado da Sala do Empreendedor – na Rua Ulisses Faria, nº 1011, centro – o PAE é resultado da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul. O ponto é um espaço que facilita o acesso de empreendedores aos produtos e serviços do Sebrae e seus parceiros.

O PAE inicia suas atividades visando prestar atendimento para que o empresário receba orientações e capacitações, aumentando a competitividade, longevidade e inovação das micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo local, sendo um ponto de apoio para as empresas.
Também auxilia o futuro empreendedor e aqueles que já possuem o seu próprio negócio em todas as áreas da gestão, através de consultorias, oficinas, palestras, workshops, seminários e programas do Sebrae/PR. Através de um atendimento personalizado são identificadas as necessidades de cada empreendedor e oferecidos produtos e serviços do Sebrae e seus parceiros.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes o presidente da CDL, Márcio Luis Staniszewski; o presidente da ACIASMS, Valdir Ronaldo Chostak Wenglarek; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Nereu Dal Lago; o presidente do Núcleo de Desenvolvimento e Empreendedorismo, Timoteo Klich; o prefeito municipal Luiz Adyr Gonçalves Pereira; o diretor de operações do Sebrae, Júlio Cezar Agostini; a presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Sul do Paraná (Cacesul) e do Comitê de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Território do Iguaçu (Comitê MPE Iguaçu), Maria Salette Rodrigues de Melo; o vice-presidente do Micro e Pequenas Empresas (MPE) Luciano Castilho e o gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini. Lideranças locais também prestigiaram o evento.

A presença do Ponto de Atendimento permite que o Sebrae tenha serviços todos os dias em São Mateus do Sul, pois o PAE nada mais é que uma plataforma de serviços do Sebrae para servir aos potenciais empreendedores que querem montar seu negócio e aqueles que já estão presentes na comunidade. São serviços de informação, orientação, cursos, programas especiais como o Empretec, acesso a inovação, informação sobre crédito, entre outros. “Nós acreditamos que um ponto de serviços do Sebrae em uma comunidade pode aumentar a competividade da micro e pequena empresa que está instalada no município e fazer com que esses empreendimentos, ou sejam iniciados ou expandidos, fazendo com que mais empregos sejam gerados e mais renda será revertida para a cidade”, diz o gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini.

O Sebrae/PR atua no município de São Mateus do Sul desde 2005, quando a CDL com apoio da ACIASMS realizou o primeiro mês do empreendedor, que era chamado de “Salão do Empresário”, e logo após em 2007 sendo instalado o balcão Sebrae. Os anos passaram e a cidade cresceu, junto com ela os empreendedores e empresários que através de seu dinamismo e perseverança construíram os pilares econômicos do município, esse esforço é o reconhecimento que as micro e pequenas empresas têm na economia da cidade. A importância das lideranças empresariais e públicas do município para o desenvolvimento econômico, buscam ser referência regional e este é o foco do gerente regional, “a partir da constituição do PAE no município, teremos uma programação bastante intensa para 2018, serão frutos de parcerias com a ACIASMS, CDL, Prefeitura Municipal para que exista um conjunto de serviços bastante intenso. Nós queremos cada vez mais fortalecer o Programa Cidade Empreendedora no contexto do território do Vale do Iguaçu que também visa desenvolvimento na área”, complementa Cesar.

Soma de esforços

O presidente da ACIASMS, Valdir, destaca que a intenção de implantar o PAE em São Mateus do Sul era antiga, mas que faltava entendimento entre os diversos atores envolvidos. “Com um trabalho de aproximação, conseguimos viabilizar o Ponto de Atendimento no município. Essa união possibilitou trazer os serviços do Sebrae/PR para perto dos nossos empreendedores e empresários”, comemora Valdir, lembrando os esforços de gestões anteriores da associação.

Márcio Luiz Staniszewski, presidente da CDL, analisa que a instalação do PAE chegou em boa hora. “Muitos empresários estão despertando para a necessidade de melhorar seus negócios em vários aspectos. Não vejo melhor momento para implantar o Ponto de Atendimento. Temos aqui um conjunto de forças reunidas, em que todos ganham”.

O prefeito de São Mateus do Sul, Luiz Adyr, ressalta que “os empreendedores são a força viva do município” e que a união de forças representa o estímulo ao empreendedorismo. “Ações como essa trazem mais conhecimento e ferramentas para os empresários de micro e pequenas empresas. São eles que mais geram empregos e renda no município”. O prefeito salienta que o local contribuirá também para o desenvolvimento do Território Iguaçu. “Só seremos fortes se estivemos juntos”, finaliza.

O Ponto de Atendimento

Estimular o empreendedorismo, preparar empreendedores para formalização de negócios e aumentar a longevidade, competitividade e inovação das microempresas e empresas de pequeno porte estão entre os objetivos do Ponto de Atendimento (PA). Mesmo antes da implantação do PA, várias ações coordenadas pelo Sebrae/PR foram realizadas em São Mateus do Sul. Apenas neste segundo semestre, a programação contou com a realização de uma turma do seminário Empretec, em setembro, e curso de Compras Públicas e oficina sobre Associativismo em outubro. O Mês do Empreendedor 2017, promovido pelo PA em parceria com o Sebrae/PR, ACIASMS, CDL e Prefeitura Municipal, começou no dia 27 de outubro e terá uma extensa programação até 30 de novembro. Informações e inscrições pelo telefone (42) 3532-6542, com Angelo Neto, agente de atendimento do PA.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
A Rua do Mate está mais próxima de se tornar realidade
Unir a população e incentivar a economia de São Mateus do Sul
Marmitas e cestas básicas fazem parte de doações e atendem necessitados