Desde segunda-feira, dia 13 de maio, os encontros e celebrações acontecem no Salão Paroquial. (Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Avenida Ozy Mendonça de Lima, 1445, Vila Prohmann, iniciou a reforma e ampliação em julho de 2018, e comunica a toda a comunidade que desde a última segunda-feira (13), as celebrações estão acontecendo provisoriamente no Salão Paroquial, localizado ao lado da Paróquia. Por conta das modificações que estão sendo feitas no altar, seguindo a logística e segurança dos fiéis, as missas e encontros estão sendo realizados no Salão que foi organizado para receber os religiosos.

A reforma

De acordo com José Márcio Zelinski, membro da diretoria da Paróquia, o projeto de reforma e ampliação da igreja foi planejado por toda a equipe, que visa levar mais conforto e acolhimento aos frequentadores das celebrações na comunidade. “Com o aumento de fiéis participantes das celebrações, vimos a necessidade de aumentar também o espaço. Não havíamos lugares reservados às orações diárias e nem para o santíssimo sacramento. Agora com o novo projeto, os fiéis poderão contar com esses espaços especiais”, explana.

Além de ambientes dedicados à essas finalidades, a reforma também contará com uma capela feita especialmente à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – padroeira da Paróquia –, espaço para os músicos, aumento do altar e da sacristia, junto de um auditório que servirá como local para encontros, reuniões e posteriores locações à comunidade. “Queremos equipar os novos ambientes com aparelhos de multimídia – projetores e sons –, para melhorar as nossas celebrações”, enfoca Márcio.

A reforma e ampliação da Paróquia só foi possível com a colaboração dos fiéis em festas, jantares, tardes dos pastéis e também com a doação espontânea através de carnês mensais, dízimos e ofertas. “Agradecemos a todos que de alguma forma estão fazendo com que a reforma aconteça. Que Deus abençoe à todos”, expressa Márcio. Para quem deseja colaborar, basta entrar em contato com a Secretaria Paroquial, no (42) 3532-2376.

Reforma que está acontecendo no altar da Paróquia localizada na Vila Prohmann. A ampliação foi planejada para trazer mais conforto e acolhimento aos fiéis.

Histórico

De acordo com a Diocese de União da Vitória, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi criada no dia 21 de agosto do ano de 1988, na missa realizada na então Capela da Vila São Pedro, mais conhecida como Vila Prohmann, às 18h. A missa foi celebrada em cima da carroceria de um caminhão no pátio da Paróquia.

Durante uma reunião da Comissão da Igreja, realizada na Escola Municipal da Vila Prohmann, em fevereiro de 1977, tendo como seu primeiro presidente Moacyr de Paula e Silva (em memória) foi assunto dessa reunião a aquisição de um terreno com uma área de 2.500 metros quadrado, generosamente doado por Pedro Ignaszewski (em memória).

Em junho do mesmo ano, foi realizada a primeira festa na escola da Vila Prohmann para angariar fundos para a construção de um pavilhão comprido, o qual foi posteriormente utilizado também como capela, até o ano de 1993 quando aconteceu a inauguração da atual Igreja Matriz.

Já no ano de 1983, no dia 9 de março, na reunião da Diretoria Comunitária da Capela, foi proposta a construção de uma igreja. Na reunião de junho de 1984, decidiu-se que alguns membros da Diretoria iriam até a Diocese de Ponta Grossa para ver alguns modelos de construção de igreja e também em Curitiba. Também o engenheiro Roberto José Sebben apresentou alguns modelos. Em 1985, foram apresentados 5 modelos de construção, sendo escolhido um, tendo as dimensões de 18 metros de largura por 30 de comprimento. Na reunião de 19 de outubro de 1987, tendo a presença do bispo diocesano Dom Walter Michael Ebejer, foi levantada a questão da vinda de padres da Congregação da Sagrada Família, e o bispo prometeu que até julho de 1988 haveria um padre residente nesta futura paróquia. Para isso a Diretoria adaptou a casa do zelador, no pavilhão de festas, para servir de moradia e de secretaria paroquial. Desde o início já se usava o nome “Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”.

CONFIRA AS FOTOS DO PROJETO:

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Festa em Louvor a Nossa Senhora da Luz acontece em Tijuco Preto
Mais de 400 pessoas participaram do Encontro Ousados
IFTESAM convida para Aula Inaugural do Ano Letivo 2019

Deixe seu comentário

*