Geral

Portal turístico de Antônio Olinto é inaugurado

Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa

Localizado na entrada do município, na comunidade da Lagoa da Cruz (BR 476/PR 281), o portal turístico de Antônio Olinto foi inaugurado na tarde de sexta-feira (25/08), e tem como objetivo deixar a entrada da cidade mais atraente e que principalmente, transmita às boas-vindas a todas as pessoas que vierem visitar o local.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a determinação de localização do portal se deu pela distância (de aproximadamente 300 metros) do trevo que cruza para a entrada de Antônio Olinto, “como o trevo é muito próximo da BR, se o portal ficasse localizado naquele lugar (no trevo) tiraria a atenção dos motoristas que por ali passam, então a autorização se deu para esse distanciamento e achamos que seria o mais acessível a todos”, destaca o prefeito Fabio Machiavelli.

Idealizado desde o início da primeira gestão do atual prefeito (que está à frente da prefeitura desde 2012, e ficará até 2020), toda a equipe e vereadores pleitearam o recurso para a construção do portal junto ao Ministério do Turismo, conseguindo a efetivação através de uma emenda do deputado federal Sandro Alex, disponibilizando um total de 250 mil reais para a sua construção.

“Nós entregamos para toda a população uma belíssima obra, um portal moderno, mas que carrega também um orgulho da cultura de Antônio Olinto. Quem passa por essa rodovia irá exaltar que aqui temos uma terra de agricultura, de tradição e religiosidade, e que para o reconhecimento disso merecia ter um destaque para a identificação da cidade em um portal como este”, enaltece o deputado federal Sandro Alex.

Com o apoio da Polícia Militar que realizou todo o cuidado com a rodovia na tarde de inauguração, estiveram presentes na ocasião o prefeito Fabio Machiavelli, o vice-prefeito Antonio Dirceu, os vereadores Anibeli Cordeiro, Tânia Mara Machiavelli, Cesar Camargo, Marinaldo Lemes e José Leomar Machiavelli, secretário da agricultura Régines Gassner, secretário de obras Clair Blaskievicz, representando a secretaria de saúde Angela Albert, secretário da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar) Wagner Neumann, capitão da 3ª Companhia da Polícia Militar de São Mateus do Sul Ederson Pinheiro Crevelim e a população geral.

Design

Juliano Zacarias é engenheiro civil e foi um dos responsáveis pelo design do portal turístico de Antônio Olinto. Pesquisando sobre portais em várias regiões do país, Juliano apresentou vários modelos de projetos à prefeitura, e o que mais se encaixou com o ideal priorizado pela equipe foi o formato que está presente na entrada do município.

Para deixar o portal turístico ainda mais apreciado, foi acrescentando uma foto com a montagem de 3 imagens de pontos turísticos representativos do município: a primeira de uma das cachoeiras presentes em Antônio Olinto, também se faz presente uma foto da gruta de Nossa Senhora de Lourdes e uma foto do santuário da igreja ucraniana (único santuário da religião no Brasil).

Economia

A economia de Antônio Olinto é muito representativa na questão de agricultura. A área de plantio é intensificada na semeadura de trigo, batata, milho, feijão, soja e vinhedos. O alto número na produção de uva proporciona para o município a tradicional Festa da Uva, que reúne o popular cardápio variado com a fruta (vinhos, sucos, geleias) com uma fonte a mais de renda e de divulgação do município.

O crescimento pode ser percebido também na parte de madeireira e plantação de erva-mate, que traz um retorno financeiro e consequentemente, a geração de mais empregos.

Metas e ações

Além da construção deste portal turístico, a prefeitura também efetuou em novembro de 2015 a compra do ônibus que disponibiliza o transporte gratuito dos universitários de Antônio Olinto para a cidade de União da Vitória, serviço este, que antes era feito de forma particular: os estudantes de maneira individual desembolsavam em média 400 reais de transporte para a destinação até o campus universitário.

O ônibus comprado com recursos do próprio município começou a rodar em fevereiro de 2016, e reflete no número de universitários que praticamente duplicou desse período até agora. “Com a aquisição do ônibus, hoje um filho de uma família mais humilde, de um agricultor que não tem renda mensal tem condições de ir para uma universidade. Antes eram 25 universitários que os lugares eram completados por pessoas de São Mateus do Sul, hoje saímos de Antônio Olinto com 44 alunos”, comenta Fabio.

Algumas das próximas metas para o município é a aprovação da emenda de 300 mil reais do deputado federal João Arruda para a construção de um barracão para o centro de eventos que será edificado em um terreno da prefeitura próximo ao santuário ucraniano.

Na lista de próximos objetivos, o projeto para a construção de uma nova prefeitura no município de Antônio Olinto está na lista de obras planejadas e necessárias. A prefeitura atual foi construída em 1961, e é uma obra condenada pelos engenheiros por possuir várias deficiências na estrutura. Nesta nova proposta, o design moderno e o espaço idealizado proporcionarão, nos 468,74 m² de área construída, sob dois pavimentos, um ambiente de conforto para os funcionários. “Todo mundo tem boas ideias, e quero que a população continue sempre participativa em Antônio Olinto. Na minha opinião o maior programa de qualquer governo no mundo é a honestidade, se fizermos uma gestão honesta, séria e que escute a população o retorno será com obras e conquistas, e o maior vitorioso de tudo isso será a cidade como um todo”, finaliza Fabio Machiavelli.

CHARGE:

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
O jornal impresso é realmente importante em meio as tecnologias da atualidade?
Pigmentação da pele não difere do respeito
Empretec: capacitação profissional desafia empresários são-mateuenses