A faixa de travessia elevada é um aparato de trânsito utilizado para proporcionar maior acessibilidade e segurança aos muitos pedestres que circulam diariamente pela via. (Fotos: Éber Deina/Gazeta Informativa)

A Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul está alertando a população, para a correta utilização da sinalização e dos aparatos de trânsito, que recentemente incrementaram a Rua Ulisses Faria. A via passou por um processo de revitalização nos últimos meses, recebendo diversas alterações em sua estrutura. Uma das mais evidentes, foi a instalação de 3 faixas elevadas para a travessia, ao longo do trecho situado entre a rotatória da Avenida Ozy Mendonça de Lima e o trevo que dá acesso à BR-476.

Também foram realizados outros serviços, sendo eles o recapeamento asfáltico, a retirada do canteiro central, a limpeza e lavagem da pista, a pintura de ligação, o reperfilamento e revestimento em CBUQ (concreto betuminoso usinado à quente), a instalação de meio-fio com sarjeta, fincadinha de concreto, implantação da ciclovia, a demolição das calçadas antigas, a instalação de calçadas em paver, a implementação de rampa para pessoa com deficiência (PcD), o plantio de grama e árvores, além da demarcação da sinalização de trânsito.

A regulamentação acerca das faixas elevadas para travessia

Conforme estabelecido pela Resolução nº 738/2018, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabeleceu os padrões e critérios para a instalação de faixas de travessia elevada para pedestres em vias públicas. Tendo em vista a necessidade da melhoria das condições de acessibilidade, conforto e segurança na circulação de pedestres, ficou determinado que a faixa elevada para travessia é um dispositivo implantado em um trecho da pista mais alto do que o pavimento e deve ser devidamente sinalizado.

Uma das faixas foi instalada na esquina da Rua Ulisses Faria com a Rua Pedro Ignaszewski, em uma região de intenso fluxo de pedestres e veículos, pela proximidade com o trevo que dá acesso à BR-476.

Os demais instrumentos de sinalização de trânsito também devem ser respeitados, para que o conjunto de medidas funcione de maneira eficaz na Rua Ulisses Faria.

O art. 3º da normativa explicita que a faixa elevada não deve ser usada como dispositivo isolado, mas em conjunto com o restante da sinalização de trânsito, garantindo que os veículos se aproximem das mesmas já em baixa velocidade. Ainda de acordo com o texto da Resolução, o comprimento da plataforma deve ser igual à largura da pista. Cabe aos motoristas o respeito à velocidade máxima permitida na via (40 km/h) e a adoção da prática de redução gradual da velocidade, ao se aproximar das faixas elevadas. O bem-estar coletivo agradece e o trânsito funciona de maneira mais segura.

Em que pontos estão instaladas as travessias?

As faixas elevadas foram instaladas em 3 pontos distintos da Rua Ulisses Faria: a primeira está localizada na esquina da via com a Rua João Gabriel Martins, a segunda está localizada na esquina da via com a Rua Augusto Tararan e a terceira foi implantada na esquina da via com a Rua Pedro Ignaszewski. Ao circular pela Rua Ulisses Faria, seja como pedestre, ciclista ou motorista, redobre a atenção para as mudanças e faça a sua parte!

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Égua que estava machucada na Vila Americana recebe tratamentos adequados em centro de reabilitação
Obra do Ambulatório Washington Gusso será finalizada com novo porcesso licitatório
Prefeitura conclui projetos de pavimentação para algumas ruas do município