Educação e Cultura

Prefeitura de São Mateus do Sul adquire uniformes completos para toda a Rede Municipal de Ensino

Com recursos próprios, os uniformes serão distribuídos até o mês de março. (Fotos: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

A Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul disponibilizará uniforme completo a todos os alunos da rede municipal de ensino, desde os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) aos alunos do 5º ano.

O processo licitatório já foi concluído e a empresa ganhadora já disponibilizou todos os itens em amostra, além dos laudos técnicos para a análise de cada material, pois existe uma comissão que avalia todos os materiais adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

Segundo o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Jorge Wallace Manfroni, a partir do dia 19 de fevereiro a empresa ganhadora estará em todas as instituições de ensino fazendo a medição em cada aluno, pois há a necessidade de se fazer um uniforme sob medida a cada criança, principalmente o tênis.

A entrega está firmada para acontecer no mês seguinte, em março para todos os 5 mil alunos da rede municipal de ensino, com exceção para os berçários que ainda utilizam de roupas específicas para bebês de 4 meses a 1 ano de idade.

O kit escolar contempla um par de tênis, uma calça, uma bermuda, duas camisetas e uma jaqueta, e o valor investido é de R$ 750 mil proveniente de recursos próprios do município.


“Nosso objetivo com a aquisição dos uniformes já é sondada desde o ano passado quando o prefeito municipal pediu para que fizéssemos a gestão dos recursos financeiros para que pudéssemos disponibilizar os uniformes às crianças, pois se gera um conforto para os alunos e também seus pais, propiciando uma economia na aquisição de um uniforme, e o capital economizado pode ser revertido para outras necessidades da família, a célula principal da sociedade”, enfatiza o secretário.

O uniforme completo está padronizado com as cores da bandeira de São Mateus do Sul conforme lei específica, nº 2.764/2017 a qual determina em seu artigo 7°, que o uniforme destinado aos servidores públicos e aos alunos da rede municipal de ensino, distribuídos gratuitamente pela municipalidade, deverão obedecer à padronização com a utilização das cores oficiais e o brasão do município, símbolo oficial.

De acordo com Manfroni, a disponibilidade dos uniformes é um direito de todos e, “para nós é um orgulho muito grande, dentre os aspectos de nossa gestão, poder proporcionar isso para todos os alunos, pois era um desejo muito grande da comunidade, muitos pais solicitavam”.

“Temos a compreensão que muitos pais têm condições de adquirir um uniforme, mas existem tantos outros que não tem a mínima condição. Muitas vezes você evita um constrangimento da criança nos ambientes escolares, porque ao chegar em uma sala de aula, por exemplo, com 20 alunos, cerca de 12 deles estão com o uniforme, enquanto 8 não tem condições de comprar”, conclui o secretário da SEMEC.

Segundo o prefeito municipal, Luiz Adyr Gonçalves Pereira, “esse é um propósito nosso desde o mandato passado quando fizemos uma compra de uniformes e junto ao SEMEC, promovemos a compra dos uniformes para o ano letivo de 2018 para todas as crianças da rede escolar. Nossa gestão tem a educação como prioridade número um”, destaca.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Estudante são-mateuense vence concurso de educação ambiental; prêmio vai favorecer a escola em que estuda
Mobilização pelos livros
Braspol desenvolve palestras para alunos das escolas municipais de São Mateus do Sul