(Reprodução/Live da PMSMS)

A Prefeitura Municipal de São Mateus de Sul realizou uma coletiva de imprensa, na última quarta-feira (28), para tratar de uma série de assuntos de interesse social. Além do prefeito municipal, Luiz Adyr Gonçalves Pereira, participaram da coletiva o Secretário de Saúde, Wagner Wolff e a Secretária do Planejamento, Mirna Bley Bonato. Em decorrência das medidas de segurança adotadas para evitar a proliferação do Covid-19, a ação foi transmitida através do Facebook. Os representantes da Prefeitura e também os repórteres dos veículos de imprensa que acompanharam in loco o evento, estavam portando máscaras a fim de colaborar nesse sentido.

Ao longo de aproximadamente uma hora, o prefeito e os secretários explanaram questões relativas ao coronavírus, obras e ações municipais e alguns acontecimentos que marcaram os últimos dias em nossa cidade. Confira abaixo um apanhado contendo os principais tópicos abordados.

Veículo Apae e Voluntariado

O prefeito Luiz Adyr Gonçalves Pereira esclareceu a situação relativa à destinação de um veículo para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Mateus do Sul. “O repasse desse veículo à Apae ocorreu através de ação parlamentar. O atraso na entrega aconteceu em decorrência de uma situação vivida pelo mundo inteiro, que é o coronavírus. O processo de transferência do veículo para a organização acabou ficando mais lento, pois o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) não aceita a ferramenta de assinatura on-line nesses casos. Precisamos enviar uma carta até Brasília para colher uma assinatura, o que levou certo tempo. Assim que o Detran-PR retomar as atividades, iremos concluir essa ação”, salientou o prefeito.

Luiz Adyr também destacou a atitude do voluntariado em nosso município. “Nesses momentos de crise mundial, as boas ações da população representam muita coisa. A sociedade são-mateuense é muito prestativa e conta com um voluntariado bastante ativo. Existe um grupo que já confeccionou aproximadamente mil máscaras, que foram distribuídas nas unidades de saúde pública, na Secretaria de Assistência Social e através de meios diversos. Os indivíduos e as organizações não-governamentais são muito importantes e apesar do vírus, nós precisamos seguir em frente na medida em que for possível”, comentou ele.

As informações da área da Saúde

O Secretário da Saúde do município, Wagner Wolff, utilizou o espaço da coletiva de imprensa para atualizar a população com algumas informações sobre o combate ao coronavírus em São Mateus do Sul. De acordo com ele e com o último boletim disponibilizado pela Secretaria (18h do dia 28), são 18 casos descartados (com exame atestando negativo), 4 casos em investigação (aguardando o resultado do exame) e 24 casos em monitoramento (isolamento domiciliar). “Estamos dedicando nossa atenção para os pacientes que estão em monitoramento. Aqueles dos casos de investigação se encontram isolados, a fim de evitar qualquer tipo de contágio em caso de confirmação da doença”, pontuou ele.

As obras de instalação de uma unidade emergencial de atendimento para suspeitos do Covid-19, anexa ao Pronto Atendimento Municipal, iniciaram-se nessa semana. (Fotos: Éber Deina/Gazeta Informativa)

O Secretário também comentou sobre a disponibilidade de testes rápidos em nossa cidade. “Entendemos a importância que os testes possuem e buscamos utilizá-los com a maior responsabilidade possível. Foram encaminhados 40 testes rápidos ao município, os quais iremos direcionar aos profissionais que atuam na área da saúde e da segurança pública, que estão em constante atuação em meio ao combate à pandemia. Em caso de necessidade de mais testes, a Prefeitura irá trabalhar para garantir o acesso a eles. De maneira geral, buscamos aplicar os testes naqueles pacientes sintomáticos, pois precisamos utilizar essas ferramentas da maneira mais racional possível”, falou Wagner.

Unidade emergencial de atendimento

Através de parceria com a Petrobras, foi iniciada uma construção anexa ao Pronto Atendimento municipal, com o objetivo de separar os atendimentos cotidianos (acidentes, ferimentos, doenças crônicas, etc.) daqueles indivíduos que apontam suspeita do novo coronavírus. “Essa ação busca proteger tanto o usuário do SUS, quanto os profissionais da saúde. Estamos construindo uma unidade emergencial de atendimento, que contará com equipe específica e terá seu atendimento voltado aos casos suspeitos de Covid-19. É uma maneira de isolar essas ocorrências e garantir que os pacientes de outras enfermidades possam ser atendidos em segurança”, apontou o Secretário da Saúde.

O Secretário finalizou destacando a participação da sociedade no combate ao vírus. “A utilização de máscaras continua sendo essencial nesse processo. A população são-mateuense endossou a ideia, que significa muito na proteção do dia-a-dia. Destaco também o papel fiscalizador que todo cidadão pode desempenhar. Todos podem realizar denúncias relativas ao não-cumprimento das normas de segurança em saúde adotadas no Brasil e em nosso município”, encerrou ele.

Obras públicas e Planejamento

No que se refere às obras executadas pela Prefeitura Municipal, o prefeito destacou a diversidade de ações. “Sempre buscamos o equilíbrio das contas públicas. As emendas parlamentares permitem a realização de uma série de obras em nossa cidade, como serviços de pavimentação e infraestrutura. Estamos sempre buscando firmar convênios para executar mais obras, como aquelas observadas na Vila Amaral, no Rio Canoas e nas demais regiões do município”, declarou o prefeito.

A Secretária de Planejamento, Mirna Bley Bonato, chamou a atenção para discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias do município. “Em função do coronavírus iremos realizar uma assembleia virtual no dia 29 e contamos com a participação dos cidadãos. A discussão desses assuntos é muito pertinente no que diz respeito ao orçamento e aos gastos públicos referentes ao exercício de 2021. Todos podem questionar, colaborar ou elogiar tudo o que está contido na lei”, finalizou Mirna.

O serviço de limpeza das margens do Rio Canoas foi uma das atividades de infraestrutura desenvolvidas, citada pelo Prefeito Luiz Adyr na coletiva de imprensa transmitida online.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
São Mateus do Sul na campanha contra a sífilis
Audiência Pública marca o início do processo de construção do tão esperado novo hospital
Reunião determina a destinação da verba de R$ 1 milhão do Hospital Doutor Paulo Fortes