(Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul)

A Prefeitura de São Mateus do Sul deu início na manhã de terça-feira (30/02), a testagem em massa gratuita da população são-mateuense contra a Covid-19 no Centro da Juventude.

São 5 mil testes sorológicos (testes rápidos), que foram adquiridos com doações da Prefeita, Vice-Prefeito, Secretários de São Mateus do Sul e instituições empresariais, Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), CODESAMAS e Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus (IG-Mathe).

Ao total são 18 profissionais trabalhando na aplicação do teste, entre funcionários vinculados a Secretaria de Saúde e voluntários; são técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, fisioterapeutas, odontólogos, farmacêuticos e estagiárias do curso de Enfermagem da Faculdade Uniguaçu.

O período da manhã foi destinado para os empregados com carteira assinada do comércio local e o período da tarde será para a comunidade em geral.

Estão sendo distribuídas senhas e os trabalhadores devem apresentar carteira de trabalho para fazer o teste, a população em geral deve levar RG ou CNH.

O intuito da testagem em massa é detectar precocemente os casos de pessoas assintomáticas, que são aquelas que testam positivo para o vírus, porém, não apresentam nenhum dos sintomas durante todo o período de desenvolvimento da doença.

A testagem em massa é uma tentativa de bloquear a transmissão do novo coronavírus, a partir do isolamento dos doentes. A testagem, permitirá também que a Secretaria de Saúde possa trabalhar com dados mais concretos sobre o estado de saúde da população e assim adotar medidas mais intensivas quanto a prevenção e controle da doença.
A Secretaria de Saúde solicita que crianças e idosos não compareçam ao local.

Existem dois tipos principais de testes para o novo coronavírus (Sars-Cov-2), o teste molecular – RT- PCR que está sendo realizado na Unidade Sentinela do município e o teste rápido – sorológico.

Até o fechamento desta edição, 1.064 pessoas já tinham feito o teste rápido em São Mateus do Sul. Sendo 876 negativos e 188 positivos. Dos resultados positivos foram: 47 IgG e IgM. 52 IgG. 89 IgM.

Mas o que quer dizer os anticorpos IgM e IgG?

IgM reagente ou positivo: paciente está ou esteve infectado, contaminado recentemente e o corpo ainda pode estar lutando contra a infecção.
IgG reagente ou positivo: paciente teve infecção anterior, com pelo menos 3 semanas, e está possivelmente imunizado.
Ig é a sigla para imunoglobulina. A imunoglobulina é um tipo de anticorpo produzido pelo sistema imunológico contra um agente invasor. IgM e IgG, então, são imunoglobulinas das classes M e G.

Com informações da PMSMS

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Inicia nova temporada de vacinação contra a Miningite C e o HPV em São Mateus do Sul
Outubro Rosa: Ajude a Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Mateus do Sul
Secretaria Municipal de Saúde esclarece a ausência de alguns medicamentos no início deste ano