A ciclofaixa está instalada no sentido que flui em direção ao trevo que dá acesso à BR-476.
(Fotos: Éber Deina/Gazeta Informativa)

A Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul, através de sua Secretaria de Obras, está concluindo a execução do projeto de revitalização da Rua Ulisses Faria, endereço de muitas atividades do setor de serviços e comércio. Conforme noticiou a Gazeta Informativa, na edição nº 266, foram realizadas diversas ações, como o recapeamento asfáltico, a instalação de novas calçadas e a implementação de uma faixa de trânsito destinada aos ciclistas (ciclofaixa).

O aspecto anterior da via foi bastante modificado, objetivando tornar a circulação de veículos, pedestres e ciclistas mais ordenada. Nos últimos dias, a comunidade são-mateuense expressou questionamento acerca da sinalização que demarca o limite entre a faixa de estacionamento e o espaço ocupado pela ciclovia adjacente. A Prefeitura Municipal, por meio das redes sociais, indicou a maneira adequada de utilização das faixas.

A importância da sinalização

A destinação de um espaço exclusivo à circulação dos ciclistas, é uma das demandas cada vez mais importantes para a promoção de um trânsito seguro e sustentável. A bicicleta é um meio de locomoção limpo, utilizado por significativa parcela da população são-mateuense, auxiliando nas relações sociais e de trabalho. A Prefeitura, através do Facebook, reforçou o chamado de atenção para a população, a fim de tornar a circulação mais harmoniosa no local.

Além da ciclofaixa, a Prefeitura também instalou rampas de acesso e sinalização no calçamento novo, objetivando à inclusão
dos portadores de deficiência física.

O processo de revitalização da rua está em fase final de realização. A ciclovia foi instalada em um dos sentidos do trecho compreendido entre a Avenida Ozy Mendonça de Lima e o trevo de acesso à BR-476, onde o fluxo de veículos e pessoas é elevado. A partir de agora, os ciclistas que utilizam o espaço diariamente, devem circular exclusivamente pela ciclovia, tanto para ida, quanto para volta. Aos motoristas, cabe o cuidado de prestar atenção na sinalização do novo estacionamento, localizado à esquerda da ciclofaixa. A vida comunitária e o planejamento urbano exigem paciência e compreensão por parte de todos os cidadãos. Faça a sua parte e auxilie no cuidado do maior bem existente: a vida.

A Rua Ulisses Faria liga a região central do município à BR-476, sendo rota de tráfego diária para muitos
trabalhadores e comerciantes locais.

A Prefeitura Municipal está concluindo a implementação da ciclovia, cuja sinalização ainda é motivo de dúvidas
por parte da população local.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Aniversário de 110 anos de São Mateus do Sul será movimentado com a realização de gincana que envolverá toda a cidade
Carnaval 2019 reúne foliões pelas ruas de São Mateus do Sul em cinco dias de festa
Concurso da Prefeitura Municipal é neste domingo (4)