As equipes de saúde são compostas por profissionais de extrema dedicação à sociedade e à saúde pública, cuja valorização da mão-de-obra é essencial. (Fotos: Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul)

A Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul, através de sua Secretaria de Saúde, iniciou na última terça-feira (23), a testagem do coronavírus nas equipes de saúde, segurança pública e bombeiros que atuam em nossa cidade. A realização dos testes está acontecendo na unidade sentinela, construída em anexo ao Pronto Socorro Municipal.

De acordo com a Secretaria de Saúde, ao longo desta semana, seriam realizados 85 testes, voltados especificamente para esse público. Esse tipo de ação busca oferecer segurança para os profissionais que atuam em áreas consideradas como serviços essenciais, cuja importância do exercício se tornou ainda mais evidente no período de pandemia.

A unidade sentinela

O Secretário da Saúde do município, Wagner Siben Wolff, comentou sobre o estado operacional da nova unidade sentinela, que objetiva tratar os casos de pacientes respiratórios (e por consequência do Covid-19) de maneira isolada. “As instalações físicas estão todas finalizadas e no que se refere à aquisição dos equipamentos, todos os processos já estão tramitando, com a entrega deles prevista para a próxima semana. Estamos com o processo seletivo para a contratação de enfermeiros e técnicos aberto, seguindo o cronograma de colocar a unidade em funcionamento no início do inverno”, declarou ele.

A testagem dos profissionais da saúde, segurança pública e corpo de bombeiros está sendo realizada em
um dos dois ambientes da unidade sentinela.

Ainda de acordo com informações prestadas pelo Secretário, assim que a contratação dos profissionais envolvidos estiver concluída, a unidade irá funcionar em sua totalidade. Esse tipo de ação tem como objetivo a proteção dos cidadãos e também das equipes de saúde, que estão atuando incessantemente nesse período delicado vivido pela saúde pública do país. O processo seletivo de contratação desses profissionais, em caráter emergencial, excepcional e temporário, dispôs as vagas citadas, cujas inscrições poderiam ser realizadas até a última quarta-feira (24).

As testagens de Covid-19

Nas discussões referentes às estratégias de combate à pandemia do Covid-19, a testagem do maior número possível de indivíduos, se tornou amplamente defendida por especialistas em saúde. O Secretário de Saúde comentou sobre a estratégia adotada pela administração municipal neste sentido. “O nosso objetivo foi testar primeiro aquelas pessoas que estavam mais suscetíveis à contaminação, pois estavam trabalhando fora do município. Agora estamos na segunda etapa desse processo, que consiste na realização de testes nos profissionais de saúde, segurança pública e bombeiros. Já testamos grande parte do pessoal que transporta pacientes e daqueles que realizam atendimentos nas unidades de saúde. Além disso, estendemos esta ação para a Polícia Militar, para o Corpo de Bombeiros e para os profissionais da Polícia Rodoviária Estadual atuantes em nossa cidade”, finalizou ele.

O último boletim da Secretaria de Saúde

De acordo com o último boletim diário divulgado pela Secretaria de Saúde municipal, até a última quarta-feira (24), o município possui 83 casos sendo monitorados, 136 casos em investigação e 828 casos descartados. Os casos confirmados de Covid-19 em nossa cidade totalizam 38. Destes, 17 são homologados pela Sesa. Já são 33 pacientes recuperados e 1 óbito registrado.

A unidade sentinela localizada em anexo ao Pronto Socorro Municipal, na Rua Doutor Paulo Fortes, 22, irá operar em sua totalidade nos próximos dias. (Foto: Éber Deina/Gazeta Informativa)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
A experiência de quem convive com a depressão: leia a carta da são-mateuense diagnosticada com a doença
Prevenção ao suicídio conta agora com ligação gratuita
Equipe da Saúde realiza mobilizações neste sábado (19)