Cemitérios necessitam de organização e devida documentação. (Fotos: Hugo Lopes Júnior/Gazeta Informativa)

A Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul está realizando, através da Secretaria de Meio Ambiente, um trabalho nos dois cemitérios sob administração do poder público, que são o Cemitério Municipal e o Cemitério da Colônia Taquaral.

No que está sendo desenvolvido, há a utilização de um sistema de computador já existente, que consta na Prefeitura para o devido registro de todos os túmulos e pessoas sepultadas, mas que não estava sendo utilizado. Hoje, esse controle está a cargo de registro manuais em antigos livros, com alguns datando mais de 50 anos e sendo controlados por pessoas fora de suas atribuições. Entre os funcionários disponíveis na Secretaria de Meio Ambiente, que cuidam da manutenção e serviços dos cemitérios, estão locados apenas dois calceteiros e um de serviços gerais para os dois cemitérios, o que demanda muito trabalho, além do administrativo e de registros, que também tinham que realizar.

Cemitérios necessitam de manutenção e conservação constantes.

Cemitérios conservados é uma questão de respeito aos mortos e familiares.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Tiago Huk, é necessário realizar o devido levantamento e o registro correto nos cemitérios, assim como a documentação obrigatória e legal, constando os proprietários e responsáveis, as concessões e direitos dos terrenos, e até mesmo regular a comercialização das áreas existentes. Mas também os devidos registros para cobrança de taxas de sepultamento, que há algum tempo não vêm sendo cobrada e, além de fazer parte da lei municipal, auxilia na manutenção. No mês de fevereiro ocorreram 28 óbitos na cidade e apenas duas taxas de sepultamento foram emitidas e pagas. Elas devem ser registradas pela Secretaria de Meio Ambiente e são encaminhadas à Tributação, onde são emitidas e pagas. Outros trabalhos a serem desenvolvidos nesses campos dependem de verbas que não constam no orçamento deste ano, mas que devem ser incluídos no próximo plano plurianual.

Em São Mateus do Sul existem vários cemitérios distribuídos nas comunidades do interior, mas estes não são de responsabilidade da Prefeitura Municipal, sendo que a manutenção fica a cargo das Associações de Moradores das comunidades onde se encontram. A Prefeitura, vez ou outra, auxilia algumas associações na manutenção desses campos, mas a responsabilidade é das associações. Um exemplo dessa colaboração tem sido o caso do Cemitério de São Miguel da Roseira, onde a Prefeitura tem auxiliado a associação local. Como este, outros diversos cemitérios existentes por todo o interior do município e nas áreas rurais, alguns até desativados, necessitam de manutenção e as pessoas ali sepultadas, assim como seus familiares, merecem o devido respeito.

Hugo Lopes Júnior
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