A Motoniveladora será de bastante utilidade para diversos serviços executados através da Secretaria Municipal de Obras.
(Foto: Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul)

Na última segunda-feira (11), a Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul recebeu uma Motoniveladora, provinda através de recursos levantados por uma emenda de bancada, que foram apresentadas mediante o Orçamento Geral da União (OGU). Através da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do estado, a verba foi direcionada para a aquisição de maquinário destinado à manutenção de estradas.

A indicação foi realizada pelo Deputado Federal Evandro Roman. A Motoniveladora irá se somar a outras cinco já disponíveis. O deputado também participou do processo de destinação de uma dessas máquinas que já era utilizada pelo município. Esse tipo de equipamento será de muita serventia para a Secretaria Municipal de Obras, além de contemplar também os mais de 6 mil km de estradas rurais e trechos urbanos.

O trabalho com a máquina pode contemplar diversas atividades, como o nivelamento de terrenos, a pavimentação, serviços de terraplanagem e trabalhos em aclives e declives, entre outras. Confira abaixo o estágio de algumas obras públicas dessa natureza, que estão sendo desenvolvidas em nossa cidade, através da Secretaria Municipal de Obras.

Revitalização da Rua Ulisses Faria

O projeto de revitalização da Rua Ulisses Faria, importante trecho de circulação e comércio de São Mateus do Sul avançou nos últimos dias. De acordo com o Secretário Municipal de Obras, Marcello Jacopetti, o processo está em fase final de execução. “A parte de recapeamento asfáltico está praticamente concluída. Na sequência, será realizado o plantio de árvores e grama nos canteiros (paisagismo), a pintura da sinalização no pavimento e a delimitação da ciclofaixa”, declarou ele.

O trecho compreendido no projeto está localizado entre o Trevo da Rodovia do Xisto e a Avenida Ozy Mendonça de Lima. O recapeamento foi realizado ao longo de 13.887,37 m² e o valor total da obra é de R$ 1.383.939,10. Além das características já mencionadas, a empreitada contou com serviços de drenagem, instalação de meio-fio, calçadas em paver e rampas para portadores de necessidades especiais (PNE).

Conclusão de obras de pavimentação no Loteamento Santa Cruz

Foi concluída a pavimentação da Rua Professor Bernardo do Amaral Wolf, localizada no Loteamento Santa Cruz. Ela é um importante elo de ligação entre as ruas David Felipe Meira e Hezir Leal Hultman. A extensão do trecho pavimentado é de 3.386,98 m² e o montante total utilizado para sua realização foi de R$ 645.515,32.

A Rua Bernardo do Amaral Wolf é muito importante na circulação de moradores residentes no Loteamento Santa Cruz.

Essa obra foi custeada através de um convênio celebrado entre a União Federal, através de intermédio do Ministério de Cidades, da Caixa Econômica Federal e também da Prefeitura Municipal.

De acordo com a Secretaria de Obras do município, o projeto de pavimentação da rua paralela, que envolve a Rua Lauro Severiano de Carvalho Ramos e a Travessa das Azaleias já foi concluído. Essa situação encontra-se numa fase de envio e análise aos órgãos competentes, que irão determinar se é possível a aprovação do Processo Licitatório.

Obras na ponte da Rua Antonio Bizinelli

A Rua Antonio Bizinelli é muito importante para o município, pois nela transitam habitantes dos bairros da Vila Amaral, Vila Americana e Parque das Tamareiras. A Prefeitura Municipal está executando obras de manutenção na ponte localizada próxima à entrada do Parque das Tamareiras. De acordo com o Secretário de Obras, é uma empreitada bastante engenhosa. “Essa obra não estava incluída no projeto de pavimentação da Rua Antonio Bizinelli, foi uma inclusão necessária e emergencial que a Prefeitura optou por fazer. As galerias estão sendo refeitas, a exemplo das cabeceiras de concreto. Isso irá melhorar a vazão do rio e dar mais segurança aos moradores e utilizadores da ponte.

Sobre as obras de pavimentação propriamente ditas, o Secretário Municipal também comentou. “O projeto está tramitando internamente, numa fase de avaliação e apontamento. Isso é muito importante e deve durar em torno de 30 a 40 dias. Nessa fase é garantido que os principais elementos necessários à conclusão das obras sejam contemplados”, afirmou ele.

As obras na cabeceira da ponte localizada na entrada do Parque das Tamareiras são importantes para a segurança da população e para o prosseguimento das obras de pavimentação a serem realizadas na rua Antonio Bizinelli.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Atenção ajudantes do Papai Noel: cartinhas de Natal já podem ser retiradas nos Correios
1º Feirão Solidário e Comércio é marcado pela união do povo são-mateuense
Radares voltam a funcionar em São Mateus do Sul