Os kits são montados contendo produtos oriundos da merenda escolar oferecidos pelo Governo Estadual, além de conter frutas e vegetais produzidos por agricultores familiares são-mateuenses. (Fotos: Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul)

A Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul, através de sua Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, está realizando uma série de entregas dos Kits Merenda Escolar. O Setor de Alimentação Escolar permanece comprando os itens produzidos através da Agricultura Familiar, auxiliando na manutenção econômica de várias famílias produtoras são-mateuenses.

Já foram realizadas 8 entregas ao longo do período de pandemia. Na última quarta-feira (8), mais uma etapa foi concluída. Foram entregues kits às escolas da rede municipal localizadas nas seguintes comunidades: Dois Irmãos, Faxinal, Monjolos, Taquaral, Papuã, Mourão, Divisa e Emboque. Os responsáveis realizaram a retirada dos alimentos, mediante apresentação do Cartão do Bolsa Família e um documento oficial com foto, além de também levar bolsas e sacolas para o acondicionamento dos mesmos.

A composição dos kits

Os kits são compostos por macarrão, feijão, biscoito, achocolato, extrato de tomate e também pelos produtos oriundos das famílias de agricultores da região, como tubérculos, verduras e laranjas. Os itens são destinados aos indivíduos beneficiários do programa Bolsa Família do Governo Federal. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo tem realizado periodicamente as entregas, que além de beneficiarem as famílias necessitadas, ainda possibilitam uma alternativa de renda para muitos pequenos produtores locais.

A sazonalidade da produção faz com que os kits sejam compostos por diversos vegetais e frutas distintas.

Entrega de máscaras

Os kits montados com os alimentos que normalmente seriam destinados à merenda escolar, representam um importante benefício a uma camada vulnerável da população. Os impactos econômicos produzidos pela pandemia, afetam de maneira mais violenta aqueles indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Este tipo de ação proporciona um importante remanejo dos recursos públicos, colaborando também com a manutenção de várias famílias são-mateuenses.

As entregas ocorrem tanto em escolas do quadro urbano, quanto naquelas localizadas na extensa zona rural de nosso município. Na última entrega realizada, também foi ofertado um kit com máscaras para cada família, produzido pela equipe de funcionárias e voluntárias do Chalé das Artes, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os kits são montados pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Audiência pública apresentou a segunda fase do Plano Diretor de São Mateus do Sul
Conquista do direito feminino foi pauta em palestra com promotora
Assembleia para aprovação do estatuto do IHG/SMS acontece no dia 16 de outubro