Em 21 de junho de 1908, aconteceu em São Mateus do Sul a primeira eleição municipal. Nesta data, foram eleitos os primeiros representantes políticos do futuro município. Este acontecimento foi antes da instalação, que só ocorreu em setembro do mesmo ano, data lembrada com carinho pela população, como aniversário do município.

A fotografia, emoldurada em madeira, faz parte do acervo da Casa da Memória Padre Bauer. O local é o antigo Porto fluvial São Mateus, às margens do rio Iguaçu. Na imagem capturada, um certo número de homens divididos em dois grupos, os que estão a bordo do vapor (possivelmente o Curytiba) e os que estão no cais, no início da atual rua Barão do Rio Branco.

Dois meses depois, no dia 21 de setembro de 1908, dia do padroeiro São Mateus, tomaram posse o prefeito eleito Ewaldo Gaensly, os camaristas(vereadores), Manoel Eugênio da Cunha, Paulino Vaz da Silva, Luciano Stencel, Florido Gonçalves do Nascimento, Estanislau Zawadski e Gustavo Elke. O vereador mais votado foi Manoel Eugenio da Cunha. No verso da fotografia, consta que a doação da foto veio do município de Porto União.

Últimos posts por Hilda Jocele Digner (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Fotografia do malhador hidráulico
Linda decoração do clube! Vamos tirar uma fotografia?
Poesias – O SÍMBOLO