(Foto: Letícia Torres/Jornal Hoje Centro Sul)

O primeiro caso suspeito de coronavírus foi registrado em Irati nesta segunda-feira (16). De acordo com o chefe da 4ª Regional de Saúde, Walter Henrique Trevisan, trata-se de uma mulher, que retornou da Itália há 12 dias e apresenta sintomas leves da doença.

As equipes de saúde foram comunicadas hoje e foram até a residência dela para investigar o caso.

O chefe da 4ª Regional de Saúde explica que a moradora de Irati com suspeita de coronavírus não esteve em nenhum local público (supermercados, lojas, farmácias, festas, eventos) desde que retornou do exterior. “Ela seguiu todos os protocolos, felizmente. E ela está bem, apresenta sintomas leves. Ela não saiu de casa, chamou o pessoal da saúde, que já está monitorando, e como ela se enquadrava no protocolo pois esteve neste país de surto que é a Itália, então há a necessidade de coletar a amostra”, disse Walter. 

O material coletado, pelas equipes da 4ª Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Irati  será encaminhado para o Laboratório Central do Estado (Lacen), que realiza o exame, e nos próximos dias sairá o resultado.

O caso suspeito identificado hoje (16) em Irati ainda não faz parte do Boletim Oficial da Secretaria de Estado da Saúde, pois só passa a fazer parte quando a amostra chega ao Lacen, que informa para que conste nos dados oficiais.

Walter enfatiza que a população iratiense deve agir com tranquilidade, pois não houve qualquer contato da mulher com suspeita da doença com outras pessoas em locais públicos. “Nada de pânico e nada de preocupação. Até porque é só suspeita, um caso suspeito de coronavírus, não está confirmado”, finaliza o chefe da 4ª Regional de Saúde.

Fonte: Letícia Torres/Jornal Hoje Centro Sul

Redação

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Morre Peterson Koslinski de Antonio Olinto
BR-376 de Palmeira está bloqueada e congestionada após tentativa de assalto a carros-fortes
Dois acidentes deixam quatro pessoas mortas na BR-476 próximo a Lapa