Educação e Cultura

PROERD forma 600 alunos da rede municipal de ensino de São Mateus do Sul

Depois de 10 anos nova turma do PROERD é formada no município. (Fotos: Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul)

Na terça-feira (30/10), aconteceu no Parque Municipal de Exposições de São Mateus do Sul, a cerimônia de formatura de 600 alunos da rede pública de ensino são-mateuense que participaram nos últimos meses do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD).

Em São Mateus do Sul o programa funcionou entre os anos de 2001 e 2008 e atendeu cerca de 3.500 alunos dos 5º anos das escolas municipais. Depois de 10 anos, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) e o Conselho da Comunidade, viabilizaram junto à Polícia Militar (PM), retornou essas atividades no município.

O PROERD é a adaptação brasileira do Programa Educacional Americano: “Drug Abuse Resistance Education (DARE)”, com caráter social preventivo, inserindo em crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades para que alcancem de maneira concreta e plenamente seus sonhos de uma sociedade mais justa e segura.

Os 600 formandos, acompanhados dos pais e familiares, lotaram o Parque de Exposições em uma cerimônia emocionante que contou com a presença dos policiais instrutores, da banda da PM, das autoridades locais e representantes das entidades apoiadoras, somando-se cerca de 3 mil pessoas no evento.

O programa que consiste em uma ação conjunta entre as Polícias Militares, escolas e famílias em 10 encontros, finalizando com a formatura, tem o objetivo de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudar as crianças a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para estes feitos, desenvolvendo habilidades para resisti-las. É um projeto onde os policiais, fardados e devidamente treinados e com material próprio, desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência, atuando diretamente na sala de aula.

O instrutor do PROERD destacou os benefícios que o programa traz à comunidade. “O objetivo do programa é o de orientar e conscientizar as crianças a respeito do uso de drogas e a importância de uma vida social e familiar saudável”, destaca o 1º Sargento Henrique José Medeiro.

Os alunos destaques de cada uma das 26 turmas do 5º ano das escolas do município foram premiados com o leão Daren, mascote do programa que também esteve presente e encantou as crianças.

Nilva Elaine Graboski e Eliziane Chagas Moura, coordenadoras de projetos da SEMEC, enalteceram o esforço da Prefeitura em organizar a retomada do programa em parceria com as entidades envolvidas até o momento da formatura. “Depois de muitas reuniões e conversas, viabilizamos a realização do programa e chegamos a está formatura com o sentimento de dever cumprido e vamos nos empenhar para dar continuidade nos próximos anos e assim colaborar com mais e mais alunos da rede municipal.”

O prefeito Luiz Adyr, presente na solenidade, salientou sua alegria em prestigiar o importante momento aos alunos são-mateuenses. “Agradecemos o empenho de toda a corporação da PM por este brilhante trabalho preventivo com as crianças que passam a ter conhecimento e se afastam das drogas. Deixei o recado para as crianças que sejam as semeadoras de tudo que aprenderam junto a seus colegas da escola.”

Jorge Manfroni, Secretário de Educação reforça que foi uma grande alegria participar e organizar o evento que formou 600 dos nossos alunos que participaram do projeto.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Concurso de Prendas e Peões acontece em São Mateus do Sul
Karolinka expõe acervo na Casa da Memória em São Mateus do Sul
Alunos podem se inscrever na Olimpíada de Inglês