Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Professora que leciona em São Mateus do Sul tem seu TCC publicado em livro

Professora Rosemari Barbosa Szwarc e o livro “Possíveis caminhos na formação de professores: articulando reflexões, práticas e saberes”, onde seu TCC está publicado. (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Rosemari Barbosa Szwarc é professora do ensino fundamental há mais de 20 anos, formada em Psicopedagogia e Especialista em Gestão Educacional. Trabalhando em diversos segmentos em escolas públicas e particulares, na Secretaria Municipal de Educação, Rosemari além de professora, já assumiu a frente da diretoria da Escola Municipal Professor Nelson Santos Nascimento na Vila Americana de 2013 a 2015, em São Mateus do Sul.

Realizando sua pós-graduação a distância em Gestão Educacional pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Campus São Mateus do Sul, com término em dezembro de 2016, o seu trabalho de conclusão de pós-graduação teve como tema “Equipe gestora e as relações interpessoais na escola democrática: em busca de uma escola de qualidade”, assunto este, que busca trazer a escola para mais perto dos pais, alunos e comunidade.

A gestão democrática é o acompanhamento e participação de todas as pessoas em um ambiente escolar. O trabalho não deve ser priorizado apenas para professores ou para pais/responsáveis, mas sim, favorecer uma comunicação e interação de ambas as partes na educação do aluno.

“Ainda existem escolas que não há essa gestão democrática presente, que ainda é muito confundida com liberdade”, comenta Rosemari. A diferenciação de liberdade (onde todos podem opinar e fazer tudo) com a gestão democrática, é que na gestão você pode escutar todos os pontos de vistas, sejam eles de gestores, coordenadores, professores, alunos e pais com responsabilidade, para que dessa maneira, as propostas que surgirem durante a exposição de opiniões ajudem no alcance da educação de qualidade.

“Realizei este trabalho na Escola Municipal Professor Nelson Santos Nascimento, e fiz entrevistas com alunos e pais sobre a gestão democrática, e acabei percebendo que ainda existia uma dificuldade. Percebi a importância da inter-relação pessoal da equipe gestora com aluno e sua família”, ressalta a professora.

No decorrer de sua pesquisa, Rosemari frisou o lado da competência da Instituição de ensino para alcançar o objetivo em uma gestão democrática. “Considera-se que é impossível obter sucesso nas relações de convivência e no ambiente escolar se a equipe gestora não tentar de forma ousada e permanente esta busca de excelência e de relações saudáveis no convívio escolar, bem como na vida social em geral, pois é neste convívio que se dá proximidade, e a equipe gestora, tem o papel principal que é de liderar”, destaca em seu trabalho.

Orientada pela mestra e doutoranda em educação, e psicóloga Thamiris Christine Mendes, Rosemari contou com o seu apoio e incentivo para a conclusão do trabalho, que após a apresentação, recebeu o convite para ser publicado no livro “Possíveis caminhos na formação de professores: articulando reflexões, práticas e saberes”.

Este livro foi produzido por profissionais da educação que atuam em diversas instâncias, desde a educação com alunos de graduação e de pós-graduação, como a docência em instituições de nível superior ou da educação básica, contando com autores de diversas cidades.

Um orgulho para São Mateus do Sul, que merece destaque tanto no conhecimento do assunto pautado pela professora quanto na colocação em prática na gestão democrática nas escolas presentes no município.

UEPG: Polo UAB de São Mateus do Sul

Rosemari fez a sua pós-graduação por ensino a distância, no campus da UEPG em São Mateus do Sul. O Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de São Mateus do Sul, que foi criado como “Polo Campus UEPG” através da Portaria nº 803 de 18/08/09, passando a denominar-se “Polo UAB de São Mateus do Sul” através da Lei nº 1.684 de 29/06/10.

O Polo UAB/SMS é mantido pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul, e está situado à Avenida Ozy Mendonça de Lima, 255, térreo do Colégio Imaculada Conceição, centro, anexo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e promoção de conhecimento, por meio de ensino, pesquisa e extensão; oportunizar condições para aperfeiçoamento, formação continuada, atualização e especialização profissional, através do acesso virtual, e momentos presenciais obrigatórios e abrir espaço para a formação de espírito crítico e participativo através de tecnologias que possibilitem a inclusão digital, bem como: criar condições de acesso a cursos superiores da rede pública de ensino no município e região; promover e fomentar o desenvolvimento e a manutenção de ações e atividades que propiciem a formação de recursos humanos qualificados.

O diferencial dos cursos ministrados na modalidade a distância se encontra na utilização de metodologia, materiais e mídias próprias de Ensino a Distância (EaD), que além de facilitarem o seu aprendizado, garantem comunicação e interação entre alunos, tutores, professores, coordenação e demais membros das equipes responsáveis pelos cursos a distância.

“Todo mundo tem capacidade, e alguma ideia que só precisa ser colocada em prática como a da Rosemari. Curso a distância não é fácil, ele é facilitado, porque você tem a liberdade e opção para escolher o horário em que você irá estudar, hoje temos quase 400 alunos na instituição” comenta a tutora presencial dos cursos de Pedagogia e Tecnologias em Gestão Pública, Maria Letícia Tomaschitz.

Telefone: (42) 3532-6753, e-mails: saomateusdosul@nutead.org e polouab.sms@gmail.com.

Horário de funcionamento: das 08h às 12h e das 13h às 21h.

Cláudia Burdzinski

Cláudia Burdzinski

Repórter que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br
Cláudia Burdzinski
Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: