Educação e Cultura

Professoras e enfermeiras recebem capacitação em alimentação saudável

Em São Mateus do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira, 24, uma oficina de capacitação em alimentação saudável para diretoras e coordenadoras de escolas municipais e enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde. Também participaram da oficina nutricionistas, assistentes sociais, enfermeiras e técnicos em saúde bucal.

A ação integra o Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal, e abordou temas como o desenvolvimento de práticas em sala de aula que orientem e promovam a saúde e previnam doenças relacionadas à alimentação, contribuindo para o aprendizado e o rendimento escolar, bem como na formação de hábitos saudáveis.

No município desde 2013, o PSE já abrange 14 escolas e 6 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). “O Saúde na Escola permite que cada aluno tenha oportunidade de conhecer mais sobre seu próprio corpo”, explica a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Dinéa Cristina Wiltenburg. “Além disso, o programa possibilita que o estudante conheça mais sobre questões relacionadas à saúde e que envolvem alimentação saudável”.

Em sua fala, a nutricionista Cristina Ernst, do setor de merendas escolares, destacou a importância da integração entre saúde e educação. “Cada criança precisa ter sua altura e peso acompanhado, para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e sabermos se ele está no peso ideal. Hoje, nas carteirinhas das crianças, temos um gráfico onde o médico pode ver se a criança está no peso ideal”.

Ouça a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Dinéa Cristina Distéfano: Clique aqui.

Com informações PMSMS

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Antiga instalação do Colégio Integral poderá ser novo CMEI em São Mateus do Sul
Viagem para santuário dos lobos intensifica experiências profissionais de psicóloga
Colégio Estadual Professora Orlanda Distéfani Santos promove carreata da saudade dia 21 de setembro