
O sonho pela profissionalização no futebol está fazendo parte do cotidiano do goleiro Luiz Gustavo de Lima, de 17 anos, e do zagueiro Thiago Nowak Zeni também de 17 anos. Os jogadores são-mateuenses estão treinando no time do Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC), e mudaram-se para a cidade de Ponta Grossa (PR) no mês de fevereiro para dedicarem-se aos treinos.
O OFEC é um time de grande nome no Paraná. Fundado em maio de 1912, é o clube mais antigo do estado em atividade. A equipe também conhecida como “Fantasma”, além de ser campeã paranaense em 2015, está disputando a série B do campeonato brasileiro e é uma das grandes apostas do futebol brasileiro. O clube representa a cidade de Ponta Grossa e a região dos Campos Gerais do Estado do Paraná – região no qual São Mateus do Sul faz parte. Possibilitando a capacitação profissional de jogadores em seu time de base, o OFEC realiza os treinos e oferece alojamento para a permanência dos atletas durante a capacitação profissional no esporte.

De acordo com Luiz Gustavo, que treina no sub-19 do Fantasma, o que o motiva no futebol é o sonho de ajudar a sua família no futuro. “Comecei a me interessar pelo futebol quando tinha 9 anos. Quando eu estava em São Mateus, sempre joguei na escolinha do Independente, e foi lá que aprendi tudo que sei”, reconhece. O goleiro foi indicado por um preparador de goleiros de Curitiba para fazer parte do elenco de treinamento do OFEC e está há mais de um mês morando em Ponta Grossa. “Geralmente meus treinos são em dois períodos, de manhã e tarde. Faço treino com bola e musculação também. Meu maior plano é alcançar a seleção brasileira, e me dedicarei ao máximo pra alcançar”, enfoca. Sempre em busca de seu sonho, o goleiro informa que a persistência e determinação são pontos fundamentais para quem deseja iniciar na área esportiva.

Também vindo da equipe são-mateuense do Independente, o zagueiro Thiago, que treina pela equipe sub-17, teve seu primeiro contato com o OFEC em 2015, após ser percebido por olheiros do time durante a Copa Adriano Ulbrich de Futebol, passando a treinar na escolinha do clube. O jogador também representou o OFEC em um campeonato na cidade de Chiba, no Japão em 2017. “Como sempre ajudei o treinador do sub-17, ele quis me dar a chance de treinar no time. Eu amo futebol e não consigo ficar sem praticar alguma atividade física. Me sinto mal quando fico em casa e não saio pra dar pelo menos uma corrida”, expressa. Os treinos acontecem de segunda à sábado, e exigem responsabilidade de todos os jogadores. O objetivo do jogador é ganhar ainda mais reconhecimento nos treinos e disputar o paranaense, para dessa maneira, subir para o sub-19. “Nunca é tarde para uma chance chegar, ela aparece quando você menos espera, então é sempre bom estar preparado”, diz.
- Os desafios de amar o próprio corpo - 9 de março de 2020
- É desvendada a lenda dos túmulos que se uniram no cemitério de São João do Triunfo - 7 de março de 2020
- Jovem são-mateuense de 18 anos publica livro independente de poesia - 6 de março de 2020
Comentários