Goleiro e zagueiro realizam os treinos no time Operário Ferroviário Esporte Clube, na cidade de Ponta Grossa (PR). Da esquerda para direita: Thiago Nowak Zeni e Luiz Gustavo de Lima. (Fotos: Acervo Pessoal)

O sonho pela profissionalização no futebol está fazendo parte do cotidiano do goleiro Luiz Gustavo de Lima, de 17 anos, e do zagueiro Thiago Nowak Zeni também de 17 anos. Os jogadores são-mateuenses estão treinando no time do Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC), e mudaram-se para a cidade de Ponta Grossa (PR) no mês de fevereiro para dedicarem-se aos treinos.

O OFEC é um time de grande nome no Paraná. Fundado em maio de 1912, é o clube mais antigo do estado em atividade. A equipe também conhecida como “Fantasma”, além de ser campeã paranaense em 2015, está disputando a série B do campeonato brasileiro e é uma das grandes apostas do futebol brasileiro. O clube representa a cidade de Ponta Grossa e a região dos Campos Gerais do Estado do Paraná – região no qual São Mateus do Sul faz parte. Possibilitando a capacitação profissional de jogadores em seu time de base, o OFEC realiza os treinos e oferece alojamento para a permanência dos atletas durante a capacitação profissional no esporte.

Luiz Gustavo de Lima treina como goleiro no sub-19.

De acordo com Luiz Gustavo, que treina no sub-19 do Fantasma, o que o motiva no futebol é o sonho de ajudar a sua família no futuro. “Comecei a me interessar pelo futebol quando tinha 9 anos. Quando eu estava em São Mateus, sempre joguei na escolinha do Independente, e foi lá que aprendi tudo que sei”, reconhece. O goleiro foi indicado por um preparador de goleiros de Curitiba para fazer parte do elenco de treinamento do OFEC e está há mais de um mês morando em Ponta Grossa. “Geralmente meus treinos são em dois períodos, de manhã e tarde. Faço treino com bola e musculação também. Meu maior plano é alcançar a seleção brasileira, e me dedicarei ao máximo pra alcançar”, enfoca. Sempre em busca de seu sonho, o goleiro informa que a persistência e determinação são pontos fundamentais para quem deseja iniciar na área esportiva.

Thiago Nowak Zeni treina como zagueiro no sub-17.

Também vindo da equipe são-mateuense do Independente, o zagueiro Thiago, que treina pela equipe sub-17, teve seu primeiro contato com o OFEC em 2015, após ser percebido por olheiros do time durante a Copa Adriano Ulbrich de Futebol, passando a treinar na escolinha do clube. O jogador também representou o OFEC em um campeonato na cidade de Chiba, no Japão em 2017. “Como sempre ajudei o treinador do sub-17, ele quis me dar a chance de treinar no time. Eu amo futebol e não consigo ficar sem praticar alguma atividade física. Me sinto mal quando fico em casa e não saio pra dar pelo menos uma corrida”, expressa. Os treinos acontecem de segunda à sábado, e exigem responsabilidade de todos os jogadores. O objetivo do jogador é ganhar ainda mais reconhecimento nos treinos e disputar o paranaense, para dessa maneira, subir para o sub-19. “Nunca é tarde para uma chance chegar, ela aparece quando você menos espera, então é sempre bom estar preparado”, diz.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
São-mateuense participará do revezamento da Tocha Rio 2016
Álbum de figurinhas vira febre em São Mateus do Sul em ano de Copa do Mundo
Campeonato Municipal de Futsal inicia nesta quarta (12)