Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Programa Bom Negócio Paraná forma a 4ª turma em São Mateus do Sul

O objetivo do projeto é a capacitação gerencial e consultorias gratuitas para micro e pequenos empresários, além de facilidades no acesso às linhas de créditos de baixo custo. (Foto: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Se encerrou na sexta-feira (13), mais uma turma do Programa Bom Negócio Paraná em São Mateus do Sul, implantado por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal e a Agência de Fomento Paraná. 35 empresários e futuros empreendedores foram capacitados para desenvolver suas atividades no município.

A cerimônia ocorreu no Centro da Juventude Laurival Kwiatkowski Mayer (CEJU), e contou com a presença do Prefeito Luiz Adyr Gonçalves Pereira, que junto do Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS), Valdir Wenglarek, fizeram a entrega dos diplomas de conclusão do curso aos participantes.

O programa que é desenvolvido e subvencionado pelo Governo do Estado do Paraná junto às instituições educacionais estaduais, tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos municípios onde atua, por meio da capacitação de micro e pequenos empresários, visando o crescimento destes negócios para a geração de emprego e renda da população local.

O Programa Bom Negócio Paraná, instituído em 2012, oferece cursos de capacitação gerencial e consultorias gratuitas, para micro e pequenos empresários, além de facilidades no acesso às linhas de créditos de baixo custo da Fomento Paraná.

A parceria na realização e promoção do curso é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a ACIASMS.

35 são-mateuenses foram capacitados pelo Programa Bom Negócio Paraná e poderão aplicar seu conhecimento em suas empresas, ou futuros empreendimentos na economia local. (Foto: Divulgação)

O curso foi realizado na modalidade presencial e ministrado pela professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Marta Lúcia Schaedler, em cinco módulos: gestão de negócios, gestão comercial, gestão de pessoas, gestão financeira e gestão estratégica.

O Secretário de Indústria e Comércio do município, Helio Toshio Sakurai, se manifesta sobre a atuação das empresas apresentando dados de que muitas duram pouquíssimo tempo sem a preparação técnica necessária para o mercado. “Cerca de 45% das microempresas não duram mais de dois anos, enquanto os Microempreendedores Individuais (MEI’s), apenas 13%.”

Estudos provindos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), indicam que as empresas que não se preparam na área de gestão de negócios estão pressupostas a cometer falhas, diferentemente das que fazem. “Se não há capacitação a empresa não cresce. A ideia é preparar e as empresas darem continuidade em seu processo de crescimento.”

Segundo Sakurai, para o Governo, todas as modalidades de empresas, seja pequena, de médio ou grande porte, são importantes para a economia do Estado. “Todo negócio nos dias de hoje tem de haver profissionalismo e não existe outra forma senão através da capacitação das pessoas. Não podemos apenas levar as coisas no ‘eu acho’. Tem de possuir fundamentos teóricos de gestão, recursos, etc.”

É a quarta turma que se forma em São Mateus do Sul, de forma gratuita. Até o final do ano mais uma turma iniciará as atividades. “As chances de tudo dar certo são muito grandes e o município quer que as pessoas se capacitem e cresçam, e por consequência colaborem com toda a cidade e sua economia. A Prefeitura está dando esse apoio aos empreendedores que querem entrar num empreendimento, fazer seu próprio negócio ou mesmo dar sequência ao trabalho já desenvolvido”, enfatiza Helio.

Um exemplo de perseverança

A jovem empresária são-mateuense, Eliete Souza Guerro, há 4 anos deixou suas atribuições de dona de casa para investir em si e colaborar com a renda familiar. Ela passou a vender diariamente caldo de cana na praça do Terminal Rodoviário Guilherme Kantor e a participar da tradicional Feira Livre do Produtor, aos sábados e periodicamente às quartas-feiras.

Por incentivo da Secretaria Municipal de Industria e Comércio, Eliete fez parte do curso formador do Programa Bom Negócio Paraná, e desde o primeiro dia da capacitação, já vem aplicando os conhecimentos. Isso vai desde a gestão de seu negócio até o atendimento diferenciado aos clientes.

“O curso foi muito importante. O que para mim era somente teoria estou colocando em prática no meu negócio e está funcionando de vento em poupa, literalmente”, enaltece a empresária que esbanja animação e disposição com a venda de seu caldo de cana 100% natural.

A empresária comenta que dentre todo o conteúdo adquirido no Programa, às questões financeiras e de gestão pessoal foram bem importantes. “Pude aprender corretamente como fazer para poder crescer.”

Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: