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Programa Municipal de Atração de Investimentos apontará indicadores sobre São Mateus do Sul

Cerca de R$ 60 mil foram investidos pelo município na contratação da agência do governo do estado. Presidentes das entidades empresariais, secretários de governo e empresários locais, participaram do ponta pé inicial do programa em São Mateus do Sul. (Foto: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

A Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul fez a contratação da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), visando a implantação do Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI). O objetivo é analisar as potencialidades da cidade e assim colaborar com a gestão municipal e entidades do setor na busca do desenvolvimento do município.

A APD é um importante instrumento de apoio a empresas locais e novos investimentos, acompanhando todas as fases do projeto com serviços de classe mundial. Ela atua como ponte entre governo e iniciativa privada, auxiliando no levantamento de dados, fornecimento de informações e tomada de decisões estratégicas.

Sua missão é promover o desenvolvimento econômico e social do Estado, seja por meio da atração de investimentos e de novas empresas à região, como também o apoio aos municípios e empresários. A consequência de seu trabalho é a geração de empregos e renda, a otimização de recursos energéticos e a modernização tecnológica.

Hoje, é a APD a porta de entrada oficial para as empresas interessadas em pleitear os benefícios do Programa Paraná Competitivo, programa oficial do governo do Estado nesta área. Como responsável por elaborar um relatório técnico que irá embasar a decisão final da Secretaria da Fazenda, a APD advoga em causa da empresa, procurando entender e conhecer todos os detalhes do seu projeto de investimento.

Para garantir a segurança do investidor e melhorar o ambiente de negócios em cada cidade do Paraná, a APD também criou o Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI), que trabalha em conjunto com as prefeituras.

O PMAI foi criado em 2014 com o intuito de orientar os municípios do estado na construção de uma estratégia de promoção de investimentos. Com diversas fases, o programa auxilia na melhoria do ambiente de negócios de cada município e na sua gestão, tornando-os mais atrativos e eficientes.

Na manhã de quarta-feira (21), membros representativos da comunidade participaram da apresentação do programa nas dependências da Associação Comercial, industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS). A apresentação foi de responsabilidade do Gerente de Desenvolvimento Econômico da APD, Jean Carlos Alberini, que afirmou que a atuação da Agência já está em andamento.

No encontro foi realizada uma pesquisa de percepção junto aos representantes da comunidade nesse primeiro encontro, medida essa que faz parte do diagnóstico econômico que será analisado pelos técnicos, além das demais informações do município. Em seguida mais uma reunião será realizada na cidade para a validação do relatório técnico que foi gerado. Com os dados consolidados, junto com a sociedade civil, eles irão discutir os rumos. Dessa discussão sairá um mapa estratégico e dele, dois ou três projetos serão trabalhados no município, de forma específica e direcionados para estratégias de resultados.

A Prefeitura Municipal investiu cerca de R$ 60 mil para a contratação da agência, e segundo o Prefeito Municipal, Luiz Adyr Gonçalves Pereira, eles estão empregando os recursos públicos com a certeza que vai ser um diferencial para o futuro do município. “Foi com muito prazer que nós procuramos fazer essa contratação da APD do Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI). Primeiramente nos informamos como este trabalho era efetuado, e sentimos que era o momento de prover essa contratação para que seja realizado um estudo detalhado do potencial do nosso município. Eles conversarão com o empresariado, analisarão nossos dados e nos apontarão quais caminhos precisamos tomar a fim de atrair investimentos e geração de emprego e renda.”

O PMAI é executado em 2 etapas, transformando a maneira de atrair investimentos, resultando num diagnóstico amplo, numa governança integrada e num plano de prospecção efetivo. Municípios que investem em promoção de desenvolvimento econômico e promoção de investimentos atraem até 3 vezes mais indústrias e empregos. O prazo para a execução da atividade é de seis meses, garante o Gerente de Desenvolvimento Econômico da APD, “mas o trabalho será Ad aeternum, ou seja, sem fim, pois a APD não é uma empresa de consultoria e sim um órgão de estado que presta assessoria na questão do desenvolvimento econômico.”

Etapa 1: Planejamento para o Desenvolvimento Econômico

Fase 1 – Elaboração de diagnóstico socioeconômico do município.

Fase 2 – Mapeamento de demandas e gargalos por meio de oficinas para a promoção do desenvolvimento econômico sustentado do município.

Fase 3 – Projeto para a promoção do desenvolvimento econômico sustentado.

Etapa 2: Plano de atração de novos investimentos

Fase 1 – Seleção dos setores prioritários e estruturação da proposta de valor pautados nos resultados do mapeamento.

Fase 2 – Mapeamento das cadeias produtivas, definição das vocações econômicas do município e da estratégia para atração de novos investimentos empresariais.

Fase 3 – Estruturação e entrega do Plano Estruturado de Prospecção.

Segundo Jean Carlos Alberini, “não é um trabalho simples e nem solitário, trata-se de um trabalho de planejamento em conjunto.”

A atividade já vem rendendo resultados pelas cidades como: São José dos Pinhas onde já está em execução; Ponta Grossa que já alcançou as primeiras fases; Umuarama; Jaguariaíva; União da Vitória; General Carneiro; dentre outras cidades.

“Especificamente no caso de São Mateus do Sul, estamos muito surpresos pela positividade demostrada pelos representantes. Fica fácil perceber o interesse e a vontade das pessoas. Isso é o elemento que trará o sucesso do projeto”, relata animado Jean, que enfatiza que, “nós estaremos juntos até que os projetos deem resultado.”

Alexandre Müller
Alexandre Müller

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