Cidade

Programação de Natal movimenta o município

A abertura das festividades do Natal Ouro Verde aconteceram no sábado (1º), com a Carreata dos Noéis. (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Os enfeites natalinos já estão distribuídos pelas ruas e comércios são-mateuenses. Nos próximos dias, acontecerão festividades planejadas especialmente para o Natal. Pegue sua agenda e confira as programações das atividades que acontecerão!

Abertura do Natal Ouro Verde Compartilhando o Amor

Com o intuito de partilha e confraternização, aconteceu no sábado (1º), a abertura do Natal Ouro Verde Compartilhando o Amor, no qual a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIASMS) e a Associação dos Amigos da Erva-mate (IG-Mathe), foram os responsáveis pela organização.

A concentração dos Noéis aconteceu no Terminal Rodoviário Guilherme Kantor, e reuniu já na concentração dezenas de são-mateuenses. Os olhinhos brilhando de crianças e adultos transmitia a magia natalina, que na tarde ensolarada, tiraram fotos com os Noéis das lojas do município. A carreata seguiu por ruas e bairros da cidade, tendo como ponto de encontro a sede da SEMEC. No palco aconteceram apresentações musicais e a entrega da chave de São Mateus do Sul para o Papai Noel. Os presentes também saborearam as deliciosas especiarias feitas na feira gastronômica, que nesses dias de festa, encontra-se no Chimarródromo.

“Natal é época de renascimento, renovação e esperança. Com estes sentimentos ficamos bem felizes com todo apoio e comparecimento em mais um evento organizado para todas as famílias”, expressa Jorge Manfroni, secretário de educação e cultura.

Segundo Manfroni, o objetivo destes eventos organizados para os próximos dias é fomentar o comércio local, proporcionando entretenimento à todas as famílias. “Principalmente para as crianças do nosso município, pois elas nos motivam e nos dão esperança para um futuro próspero e promissor. Nessas festas mostramos que tudo é possível e que seus sonhos podem se tornar realidade”, diz. Jorge reforça o agradecimento a CDL, ACIASMS, Núcleo de Desenvolvimento Empresarial (NDE), IG, e a todos que estão colaborando para o sucesso das festividades.

Programação do fim de semana

Toda a família são-mateuense está convidada para as festividades que acontecerão na sede da SEMEC e também no Chimarródromo. Vale a pena salientar que durante as apresentações, a casinha do Papai Noel estará recebendo as visitas das crianças das 20h às 23h.

Sexta-feira (7)
19h início das apresentações das escolas municipais;
Feira gastronômica no Chimarródromo.

Sábado (8)
20h ginástica rítmica com o Grupo Novo Sol da Manhã;
Feira gastronômica no Chimarródromo.

Domingo (9)
20h30 espetáculo de Canto Gregoriano no Hotel Dom Leopoldo.

Espetáculo Natalino com Cantos Gregorianos marcará o domingo (9)

(Divulgação)

A família são-mateuense já pode se preparar para o grandioso espetáculo do renomado cantor gregoriano Juliano Ravanello, que se apresentará nas sacadas do Hotel Dom Leopoldo, no domingo (9), a partir das 20h30. Com a suavidade em sua voz, o público poderá acompanhar gratuitamente o show natalino especial feito pelo cantor. “Esse é um show que as pessoas poderão sentir através da voz, a magia natalina”, afirma Nigia Gogola, uma das organizadoras.

Juliano comenta que começou esse projeto em 2010 e de lá para cá se apresentou em inúmeras cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Também fez apresentações internacionais em Israel e na Itália. “Hoje meu canto é ouvido em mais de 80 países através das plataformas digitais. Minha música é tocada em Igrejas importantes como a Basílica Santa Maria dos Anjos em Assis na Itália, considerada a Igreja mais sagrada para os Franciscanos no mundo e onde também está a Igrejinha que Francisco construiu a Porciúncula, além de inúmeros espaços de Yoga e centros de meditação e espiritualidade.”

Juliano aprendeu as técnicas necessárias para desenvolver seu trabalho com o tradicional cântico religioso e, aliando cenários sintetizados e melodias mântricas de instrumentos de época com sons da natureza, junto de camadas de voz, ele transcende o conceito de cântico corálico religioso e coloca a música em um novo patamar.

Depois de séculos, o canto gregoriano ressurge no final do século XX com uma roupagem mais musical, promovendo a música erudita com a união dos textos bíblicos. É com essa nova abordagem que o cantor Juliano Ravanello estuda e pratica o canto gregoriano. Seu encontro com esse estilo tão especial aconteceu durante a visita a Basílica Santa Maria Maggiore, em Roma, quando ouviu o cântico Salve Regina, que dá nome a seu segundo álbum. A partir de então, aprofundou seu estudos através de uma visão interdisciplinar e holística do mundo.

Em São Mateus do Sul, Juliano garante que todos os presentes terão momentos de espiritualidade e reflexão sobre o espirito de Natal com cantos que elevarão a alma do público. “Esperamos passar para as pessoas um sentimento de bem-estar. O canto gregoriano gera nas pessoas centramento, elevação, harmonia, transcendência espiritual e beleza. Penso que o artista tem a missão de aproximar as pessoas da beleza infinita de Deus abrindo caminho para belo, harmônico e justo.”

O show contará com cantos gregorianos e celtas, interpretados em 4 línguas, no latim, no português, no inglês e no hebraico, além da presença dos músicos: Ariadne Melchioretto, soprano; Fernando Bittencourt nos teclados e Isac Rodrigues no cello (violoncelo).

O espetáculo está sendo organizado pelas famílias de empresários são-mateuenses: Família Hotel Dom Leopoldo, Família Mais Saúde, Família Laboratório Iguaçu e Família Baronesa, que convidam a todos para acompanhar de perto essa experiência mágica. Eles também salientam que os moradores que se sentirem a vontade, podem levar cadeiras para sentarem-se no momento da apresentação.

Pedal Solidário de Natal

Se você gosta de praticar esportes e nesse Natal quer reunir essa paixão com a solidariedade, o Grupo Pedal Samas, que realiza passeios ciclísticos pelo município, estará promovendo na próxima quarta-feira (12), o Pedal Solidário de Natal, que arrecadará doces e panetones para as crianças do Lar São Mateus.

De acordo com Jonathan Müller, um dos organizadores do pedal, a ideia surgiu vindo da inspiração das atividades similares realizadas por outros grupos são-mateuenses, como o movimento dos moto clubes e empresários. “Como não havia atividades desse tipo com ciclistas, resolvemos criar essa ação para levar o esporte para mais crianças”, diz.

O grupo de ciclistas são-mateuenses está crescendo cada vez mais, e essa ação incentivará a união e participação de mais pessoas para o grupo. “Pretendemos continuar com essa atividade voluntária nos próximos anos, pois é algo que chamará a atenção nas ruas do município”, afirma.

A concentração acontecerá em dois horários: 9h45 e 15h45, no Ginásio Municipal de Esportes Olívio Wolff do Amaral (Polacão), com destino ao Lar São Mateus. As presenças deverão ser confirmadas nessa sexta-feira (7), por WhatsApp no número (42) 98828-2396. O grupo também estará arrecadando um valor simbólico de R$ 10, para a confecção dos panetones que serão doados à instituição.

Essa ação conta com o apoio do jornal Gazeta Informativa, Oficina Mecânica do Ney, Padaria Japão, Xixo do Tio Noé, Dona Veículo, Nalmaq, Daniel Furman, Proseg e Global Tratores. Pegue sua bike, seu gorro de Papai Noel e faça uma criança feliz!

Moto Noel 2018 acontecerá dia 16

Sendo realizado pela quinta vez em São Mateus do Sul, o Moto Noel, que reúne motociclistas da cidade e de toda a região, entregará brinquedos e cestas básicas pelas comunidades do município no dia 16 de dezembro. As pessoas que possuem motos e queiram colaborar estão convidadas para participar com trajes natalinos e com motos enfeitadas.

O grupo também está aceitando produtos não perecíveis e brinquedos para crianças de todas as idades. Se você quer colaborar, basta entrar em contato com Laudecir Oliveira no telefone (42) 98817-2555. A ideia de entregar presentes sobre duas rodas surgiu quando o motociclista pensou em levar os presentes de uma forma diferente para alguns afilhados. A iniciativa foi se espalhando e mais pessoas começaram a colaborar com Laudecir, e hoje a atividade acontece de forma voluntária e solidária, reunindo dezenas de participantes.

Moto Noel 2017. (Foto: Acervo Gazeta Informativa)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Ação voluntária reforma viatura para o Corpo de Bombeiros
CDL lança promoção “Sorte de Quem Compra Aqui”
Dedicação voluntária é o segredo do funcionamento de bazar em prol do Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes há 20 anos