Cidade

Programação de Natal movimenta o município

A abertura das festividades do Natal Ouro Verde aconteceram no sábado (1º), com a Carreata dos Noéis. (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Os enfeites natalinos já estão distribuídos pelas ruas e comércios são-mateuenses. Nos próximos dias, acontecerão festividades planejadas especialmente para o Natal. Pegue sua agenda e confira as programações das atividades que acontecerão!

Abertura do Natal Ouro Verde Compartilhando o Amor

Com o intuito de partilha e confraternização, aconteceu no sábado (1º), a abertura do Natal Ouro Verde Compartilhando o Amor, no qual a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIASMS) e a Associação dos Amigos da Erva-mate (IG-Mathe), foram os responsáveis pela organização.

A concentração dos Noéis aconteceu no Terminal Rodoviário Guilherme Kantor, e reuniu já na concentração dezenas de são-mateuenses. Os olhinhos brilhando de crianças e adultos transmitia a magia natalina, que na tarde ensolarada, tiraram fotos com os Noéis das lojas do município. A carreata seguiu por ruas e bairros da cidade, tendo como ponto de encontro a sede da SEMEC. No palco aconteceram apresentações musicais e a entrega da chave de São Mateus do Sul para o Papai Noel. Os presentes também saborearam as deliciosas especiarias feitas na feira gastronômica, que nesses dias de festa, encontra-se no Chimarródromo.

“Natal é época de renascimento, renovação e esperança. Com estes sentimentos ficamos bem felizes com todo apoio e comparecimento em mais um evento organizado para todas as famílias”, expressa Jorge Manfroni, secretário de educação e cultura.

Segundo Manfroni, o objetivo destes eventos organizados para os próximos dias é fomentar o comércio local, proporcionando entretenimento à todas as famílias. “Principalmente para as crianças do nosso município, pois elas nos motivam e nos dão esperança para um futuro próspero e promissor. Nessas festas mostramos que tudo é possível e que seus sonhos podem se tornar realidade”, diz. Jorge reforça o agradecimento a CDL, ACIASMS, Núcleo de Desenvolvimento Empresarial (NDE), IG, e a todos que estão colaborando para o sucesso das festividades.

Programação do fim de semana

Toda a família são-mateuense está convidada para as festividades que acontecerão na sede da SEMEC e também no Chimarródromo. Vale a pena salientar que durante as apresentações, a casinha do Papai Noel estará recebendo as visitas das crianças das 20h às 23h.

Sexta-feira (7)
19h início das apresentações das escolas municipais;
Feira gastronômica no Chimarródromo.

Sábado (8)
20h ginástica rítmica com o Grupo Novo Sol da Manhã;
Feira gastronômica no Chimarródromo.

Domingo (9)
20h30 espetáculo de Canto Gregoriano no Hotel Dom Leopoldo.

Espetáculo Natalino com Cantos Gregorianos marcará o domingo (9)

(Divulgação)

A família são-mateuense já pode se preparar para o grandioso espetáculo do renomado cantor gregoriano Juliano Ravanello, que se apresentará nas sacadas do Hotel Dom Leopoldo, no domingo (9), a partir das 20h30. Com a suavidade em sua voz, o público poderá acompanhar gratuitamente o show natalino especial feito pelo cantor. “Esse é um show que as pessoas poderão sentir através da voz, a magia natalina”, afirma Nigia Gogola, uma das organizadoras.

Juliano comenta que começou esse projeto em 2010 e de lá para cá se apresentou em inúmeras cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Também fez apresentações internacionais em Israel e na Itália. “Hoje meu canto é ouvido em mais de 80 países através das plataformas digitais. Minha música é tocada em Igrejas importantes como a Basílica Santa Maria dos Anjos em Assis na Itália, considerada a Igreja mais sagrada para os Franciscanos no mundo e onde também está a Igrejinha que Francisco construiu a Porciúncula, além de inúmeros espaços de Yoga e centros de meditação e espiritualidade.”

Juliano aprendeu as técnicas necessárias para desenvolver seu trabalho com o tradicional cântico religioso e, aliando cenários sintetizados e melodias mântricas de instrumentos de época com sons da natureza, junto de camadas de voz, ele transcende o conceito de cântico corálico religioso e coloca a música em um novo patamar.

Depois de séculos, o canto gregoriano ressurge no final do século XX com uma roupagem mais musical, promovendo a música erudita com a união dos textos bíblicos. É com essa nova abordagem que o cantor Juliano Ravanello estuda e pratica o canto gregoriano. Seu encontro com esse estilo tão especial aconteceu durante a visita a Basílica Santa Maria Maggiore, em Roma, quando ouviu o cântico Salve Regina, que dá nome a seu segundo álbum. A partir de então, aprofundou seu estudos através de uma visão interdisciplinar e holística do mundo.

Em São Mateus do Sul, Juliano garante que todos os presentes terão momentos de espiritualidade e reflexão sobre o espirito de Natal com cantos que elevarão a alma do público. “Esperamos passar para as pessoas um sentimento de bem-estar. O canto gregoriano gera nas pessoas centramento, elevação, harmonia, transcendência espiritual e beleza. Penso que o artista tem a missão de aproximar as pessoas da beleza infinita de Deus abrindo caminho para belo, harmônico e justo.”

O show contará com cantos gregorianos e celtas, interpretados em 4 línguas, no latim, no português, no inglês e no hebraico, além da presença dos músicos: Ariadne Melchioretto, soprano; Fernando Bittencourt nos teclados e Isac Rodrigues no cello (violoncelo).

O espetáculo está sendo organizado pelas famílias de empresários são-mateuenses: Família Hotel Dom Leopoldo, Família Mais Saúde, Família Laboratório Iguaçu e Família Baronesa, que convidam a todos para acompanhar de perto essa experiência mágica. Eles também salientam que os moradores que se sentirem a vontade, podem levar cadeiras para sentarem-se no momento da apresentação.

Pedal Solidário de Natal

Se você gosta de praticar esportes e nesse Natal quer reunir essa paixão com a solidariedade, o Grupo Pedal Samas, que realiza passeios ciclísticos pelo município, estará promovendo na próxima quarta-feira (12), o Pedal Solidário de Natal, que arrecadará doces e panetones para as crianças do Lar São Mateus.

De acordo com Jonathan Müller, um dos organizadores do pedal, a ideia surgiu vindo da inspiração das atividades similares realizadas por outros grupos são-mateuenses, como o movimento dos moto clubes e empresários. “Como não havia atividades desse tipo com ciclistas, resolvemos criar essa ação para levar o esporte para mais crianças”, diz.

O grupo de ciclistas são-mateuenses está crescendo cada vez mais, e essa ação incentivará a união e participação de mais pessoas para o grupo. “Pretendemos continuar com essa atividade voluntária nos próximos anos, pois é algo que chamará a atenção nas ruas do município”, afirma.

A concentração acontecerá em dois horários: 9h45 e 15h45, no Ginásio Municipal de Esportes Olívio Wolff do Amaral (Polacão), com destino ao Lar São Mateus. As presenças deverão ser confirmadas nessa sexta-feira (7), por WhatsApp no número (42) 98828-2396. O grupo também estará arrecadando um valor simbólico de R$ 10, para a confecção dos panetones que serão doados à instituição.

Essa ação conta com o apoio do jornal Gazeta Informativa, Oficina Mecânica do Ney, Padaria Japão, Xixo do Tio Noé, Dona Veículo, Nalmaq, Daniel Furman, Proseg e Global Tratores. Pegue sua bike, seu gorro de Papai Noel e faça uma criança feliz!

Moto Noel 2018 acontecerá dia 16

Sendo realizado pela quinta vez em São Mateus do Sul, o Moto Noel, que reúne motociclistas da cidade e de toda a região, entregará brinquedos e cestas básicas pelas comunidades do município no dia 16 de dezembro. As pessoas que possuem motos e queiram colaborar estão convidadas para participar com trajes natalinos e com motos enfeitadas.

O grupo também está aceitando produtos não perecíveis e brinquedos para crianças de todas as idades. Se você quer colaborar, basta entrar em contato com Laudecir Oliveira no telefone (42) 98817-2555. A ideia de entregar presentes sobre duas rodas surgiu quando o motociclista pensou em levar os presentes de uma forma diferente para alguns afilhados. A iniciativa foi se espalhando e mais pessoas começaram a colaborar com Laudecir, e hoje a atividade acontece de forma voluntária e solidária, reunindo dezenas de participantes.

Moto Noel 2017. (Foto: Acervo Gazeta Informativa)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Saiba como destinar seu Imposto de Renda para instituições do município
Obra do Ambulatório Washington Gusso será finalizada com novo porcesso licitatório
Moedas olímpicas são trocadas em São Mateus do Sul