Inicia no mês de agosto a 27ª Tradycje Polskie, mês dedicado a cultura polonesa. Em 2019, a imigração dos poloneses no Brasil comemora 150 anos sendo festejada em localidades com descendentes dos povos, como em São Mateus do Sul. O mês é incentivado pela Comunidade Brasileiro-Polonesa (Braspol) do município, que estará realizando no dia 3 de agosto a abertura das festividades com o Baile da Imigração, que escolherá Rainha e Princesas da festa. O evento será realizado no Centro Polônico Marcelo Janowski (Cepom), com início às 22h.

Neste ano, nove candidatas estarão concorrendo aos títulos: Aline Marcondes de Lima (Vila Palmeirinha); Anna Liz Popenda (Vila Pinheirinho); Beatriz de Mello Ianoski (Lajeado); Luiza Catarina Przyvitowski (Vila Prohmann); Maria Luiza Binek (Água Branca); Mariana Bronoski Cordeiro (Loteamento São Joaquim); Sibele Krinski Stepniak (Dois Irmãos); Tais de Lara Huk (Jardim Santa Cruz) e Thalia Pauluk Stepniak (Vila Prohmann).

Segundo Sandro Simny Vitonski, presidente do núcleo da Braspol em São Mateus do Sul, as escolhidas terão a responsabilidade de promover a cultura polonesa durante a 27ª Tradycje Polskie. O baile contará com a animação do grupo Coração Nativo e culinária típica polonesa. O Grupo Resgate Gaúcho também estará realizando apresentações durante a festividade. “As mesas podem ser adquiridas na recepção do Hotel Dom Leopoldo, ou pelo WhatsApp (42) 99914-1094. Os lugares são limitados para maior conforto”, informa Sandro.

No domingo (4), estará sendo realizado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, na Vila Nepomuceno, a 13ª Festa da Boa Colheita. A Paróquia dedicada à Santa polonesa estará realizando a Santa Missa e uma animada festa com produtos típicos poloneses e repleto serviço de bar e cozinha.

Para encerrar as atividades do mês, no dia 28 de agosto estará acontecendo na comunidade de Água Branca a festa de Czestochowa Paranska, comemoração tradicional que acontece na igreja centenária de São Mateus do Sul. Haverá carreata e procissão saindo da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro seguindo até a comunidade de Água Branca para Santa Missa e atrações durante a tarde.

A equipe da Braspol e os organizadores das festas religiosas convidam a população são-mateuense e de toda a região para juntos incentivaram a cultura polonesa que é tão marcante no município.

Cláudia Burdzinski

Cláudia Burdzinski

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br
Cláudia Burdzinski

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Vinda de ramal de gás para o município é pauta em reunião
Cohapar faz entrega de 25 casas rurais e dá início ao programa de regularização fundiária à são-mateuenses
São Mateus do Sul tem ‘regras claras’ sobre calçadas, bicicletas e pessoas. Alguns desconhecem

Deixe seu comentário

*