A ação realizada pelo curso técnico em meio ambiente busca diminuir o consumo de plástico do município. (Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Manter-se hidratado durante o dia é fundamental para a qualidade de vida. O consumo de água colabora para o melhor funcionamento do organismo, prevenindo problemas de saúde como pedras nos rins, cãibras e doenças cardíacas. O consumo de água também controla a temperatura, a pressão e colabora com o sistema circulatório.

No ambiente de trabalho, é comum – e em alguns casos essencial –, o consumo de água por funcionários e clientes. Normalmente, nos locais há bebedouros e galões de água para suprir a forte procura, e como de praxe, ao lado encontram-se copos plásticos. Pensando em diminuir a quantidade de plástico consumido, alunos do curso técnico em meio ambiente do Colégio Estadual São Mateus (CESM), juntamente com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), iniciou na quarta-feira (14), o projeto “Adote uma Garrafinha”, que incentiva o consumo sustentável do plástico.

Ação sendo aplicada na relojoaria Tic Tac.

Segundo Cláudia Niziol, coordenadora do curso técnico, essa ação iniciou nas dependências do CESM, onde o uso de copos plásticos foi deixado de lado por alunos e funcionários da instituição. “Os alunos podem adquirir uma garrafinha personalizada do CESM com preço de custo, ou trazer a sua própria garrafinha de casa. Com essa ação, percebemos a diminuição do número de plásticos dentro da instituição, reduzindo custos e sendo favorável ao meio ambiente”, diz.

Para expandir essa ideia, a coordenadora, junto dos alunos, estão realizando pelo comércio do município a divulgação do projeto de adoção de uma garrafinha. Eles estão distribuindo cartazes, explicando a importância da preservação ambiental. “Queremos conscientizar os funcionários e toda a população a carregarem sempre uma garrafinha de água, evitando o desperdício de copinhos plásticos no comércio”, explica.

Segundo a empresária Nigia Gogola, proprietária da primeira loja em São Mateus do Sul a receber a ação, o incentivo à diminuição de consumo de plástico é uma ação aplicada com suas funcionárias. “Meu filho comentou que no local que ele trabalha cada funcionário tem sua própria garrafinha, gostei da ideia e presentei todas as minhas funcionárias com garrafinhas personalizadas. Além de cuidar do meio ambiente e diminuir custos com copo plástico, essa ação incentiva o consumo de água, que é tão importante para a saúde”, expressa.

A empresária Nigia Gogola presenteou todas as suas funcionárias com garrafinhas de água, incentivando a preservação do meio ambiente, evitando o uso de copos plásticos. São os alunos do curso técnico em meio ambiente que estão realizando a ação no comércio são-mateuense.

O curso técnico em meio ambiente faz o convite para que as empresas adotem essa ação e incentivem o consumo sustentável entre seus funcionários. “Seja consciente, preserve a natureza!”, incentiva o projeto.

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Coleta de lixo deve ser normalizada ainda nesta semana
Alunos da Apae realizam plantio de árvores no centro de São Mateus do Sul
Terreno utilizado para exploração de areia sofre acidente ambiental

Deixe seu comentário

*