A ação realizada pelo curso técnico em meio ambiente busca diminuir o consumo de plástico do município. (Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Manter-se hidratado durante o dia é fundamental para a qualidade de vida. O consumo de água colabora para o melhor funcionamento do organismo, prevenindo problemas de saúde como pedras nos rins, cãibras e doenças cardíacas. O consumo de água também controla a temperatura, a pressão e colabora com o sistema circulatório.

No ambiente de trabalho, é comum – e em alguns casos essencial –, o consumo de água por funcionários e clientes. Normalmente, nos locais há bebedouros e galões de água para suprir a forte procura, e como de praxe, ao lado encontram-se copos plásticos. Pensando em diminuir a quantidade de plástico consumido, alunos do curso técnico em meio ambiente do Colégio Estadual São Mateus (CESM), juntamente com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), iniciou na quarta-feira (14), o projeto “Adote uma Garrafinha”, que incentiva o consumo sustentável do plástico.

Ação sendo aplicada na relojoaria Tic Tac.

Segundo Cláudia Niziol, coordenadora do curso técnico, essa ação iniciou nas dependências do CESM, onde o uso de copos plásticos foi deixado de lado por alunos e funcionários da instituição. “Os alunos podem adquirir uma garrafinha personalizada do CESM com preço de custo, ou trazer a sua própria garrafinha de casa. Com essa ação, percebemos a diminuição do número de plásticos dentro da instituição, reduzindo custos e sendo favorável ao meio ambiente”, diz.

Para expandir essa ideia, a coordenadora, junto dos alunos, estão realizando pelo comércio do município a divulgação do projeto de adoção de uma garrafinha. Eles estão distribuindo cartazes, explicando a importância da preservação ambiental. “Queremos conscientizar os funcionários e toda a população a carregarem sempre uma garrafinha de água, evitando o desperdício de copinhos plásticos no comércio”, explica.

Segundo a empresária Nigia Gogola, proprietária da primeira loja em São Mateus do Sul a receber a ação, o incentivo à diminuição de consumo de plástico é uma ação aplicada com suas funcionárias. “Meu filho comentou que no local que ele trabalha cada funcionário tem sua própria garrafinha, gostei da ideia e presentei todas as minhas funcionárias com garrafinhas personalizadas. Além de cuidar do meio ambiente e diminuir custos com copo plástico, essa ação incentiva o consumo de água, que é tão importante para a saúde”, expressa.

A empresária Nigia Gogola presenteou todas as suas funcionárias com garrafinhas de água, incentivando a preservação do meio ambiente, evitando o uso de copos plásticos. São os alunos do curso técnico em meio ambiente que estão realizando a ação no comércio são-mateuense.

O curso técnico em meio ambiente faz o convite para que as empresas adotem essa ação e incentivem o consumo sustentável entre seus funcionários. “Seja consciente, preserve a natureza!”, incentiva o projeto.

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
A conscientização vem de nós
Terreno utilizado para exploração de areia sofre acidente ambiental
Inovação a serviço do futuro: o projeto de arborização urbana em São Mateus do Sul

Deixe seu comentário

*