Política e Cidadania

Projeto Agente de Cidadania comemora 1 ano

No dia 05 de setembro autoridades e membros do Centro da Juventude de São Mateus do Sul estiveram presentes na comemoração. (Fotos: Acervo Pessoal)

O Centro da Juventude (CEJU) é destinado ao desenvolvimento integral de adolescentes e jovens, onde é ofertado serviços de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, formação cidadã, atividades culturais, esportivas e de lazer.

A proposta pedagógica está baseada na cidadania, na convivência e na formação, e tem como objetivo possibilitar aos adolescentes e jovens a produção e o acesso aos bens culturais e artísticos, a participação em atividades esportivas e o desenvolvimento de ações que favoreçam a sua formação pessoal, profissional e política.

Visando efetivar esses objetivos implantou-se no Centro da Juventude a ação de pagamento de bolsas auxílio à adolescentes, denominado “Projeto Agente de Cidadania”, o qual objetiva incentivar o “protagonismo juvenil”, como potencial de tornar a vivência de adolescentes e jovens mais frutífera tanto para si mesmo como para a sociedade em geral.

Sendo protagonistas, os adolescentes e jovens têm a oportunidade de construir sua identidade de maneira positiva, a partir do pertencimento à comunidade e da participação social.

Em São Mateus do Sul ocorreu a implantação do projeto no mês de setembro do ano de 2016 com a inserção de dez jovens. Neste ano, em abril foram inseridos mais treze jovens.

Contando hoje com 17 jovens, os quais desenvolvem as oficinas de: arte de rua; artes diferenciadas; universo da arte; futsal; primeiros passos da dança; aprendiz de teatro; capoeira; Companhia de Esportes (CDE) e diversos tipos de brincadeiras.

As atividades são desenvolvidas via oficinas e vão além do CEJU, tendo parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) – antigo PETI, Lar São Mateus, Adolescentro, Comunidade de Dois Irmãos e Portal do Saber.

Considerando a relevância do projeto, o CEJU realizou a Cerimônia de Homenagem e Comemoração de um ano do Projeto Agente de Cidadania na noite de 5 de setembro. Na ocasião foram convidados entidades, empresas e projetos parceiros do Centro da Juventude, meios de comunicação, autoridades, membros do Comitê Gestor do CEJU, integrantes da Comissão Municipal do Projeto, familiares dos jovens e os protagonistas “Agentes de Cidadania”.

“O evento teve por objetivo comemorar um ano de sucesso, reconhecer e incentivar o protagonismo dos jovens e dar maior visibilidade ao projeto, devido sua recente implantação. Objetivo este, efetivado, pois o evento foi um sucesso em todos os sentidos”, comenta Rozeli Aparecida Ferreira Oleinik, coordenadora do CEJU.

Desse modo pode-se afirmar que a citação que remete ao projeto é profunda e verdadeira.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Governo libera R$ 18 milhões para municípios da região de São Mateus do Sul
Primeira sessão da Câmara de Vereadores conta com levantamento das ações desenvolvidas em 2018 pelo executivo
Vereadores regularizam nº de cadeiras e parabenizam Fernanda Sardanha