Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Projeto Agente de Cidadania comemora 1 ano

No dia 05 de setembro autoridades e membros do Centro da Juventude de São Mateus do Sul estiveram presentes na comemoração. (Fotos: Acervo Pessoal)

O Centro da Juventude (CEJU) é destinado ao desenvolvimento integral de adolescentes e jovens, onde é ofertado serviços de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, formação cidadã, atividades culturais, esportivas e de lazer.

A proposta pedagógica está baseada na cidadania, na convivência e na formação, e tem como objetivo possibilitar aos adolescentes e jovens a produção e o acesso aos bens culturais e artísticos, a participação em atividades esportivas e o desenvolvimento de ações que favoreçam a sua formação pessoal, profissional e política.

Visando efetivar esses objetivos implantou-se no Centro da Juventude a ação de pagamento de bolsas auxílio à adolescentes, denominado “Projeto Agente de Cidadania”, o qual objetiva incentivar o “protagonismo juvenil”, como potencial de tornar a vivência de adolescentes e jovens mais frutífera tanto para si mesmo como para a sociedade em geral.

Sendo protagonistas, os adolescentes e jovens têm a oportunidade de construir sua identidade de maneira positiva, a partir do pertencimento à comunidade e da participação social.

Em São Mateus do Sul ocorreu a implantação do projeto no mês de setembro do ano de 2016 com a inserção de dez jovens. Neste ano, em abril foram inseridos mais treze jovens.

Contando hoje com 17 jovens, os quais desenvolvem as oficinas de: arte de rua; artes diferenciadas; universo da arte; futsal; primeiros passos da dança; aprendiz de teatro; capoeira; Companhia de Esportes (CDE) e diversos tipos de brincadeiras.

As atividades são desenvolvidas via oficinas e vão além do CEJU, tendo parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) – antigo PETI, Lar São Mateus, Adolescentro, Comunidade de Dois Irmãos e Portal do Saber.

Considerando a relevância do projeto, o CEJU realizou a Cerimônia de Homenagem e Comemoração de um ano do Projeto Agente de Cidadania na noite de 5 de setembro. Na ocasião foram convidados entidades, empresas e projetos parceiros do Centro da Juventude, meios de comunicação, autoridades, membros do Comitê Gestor do CEJU, integrantes da Comissão Municipal do Projeto, familiares dos jovens e os protagonistas “Agentes de Cidadania”.

“O evento teve por objetivo comemorar um ano de sucesso, reconhecer e incentivar o protagonismo dos jovens e dar maior visibilidade ao projeto, devido sua recente implantação. Objetivo este, efetivado, pois o evento foi um sucesso em todos os sentidos”, comenta Rozeli Aparecida Ferreira Oleinik, coordenadora do CEJU.

Desse modo pode-se afirmar que a citação que remete ao projeto é profunda e verdadeira.

Redação

Redação

Redação do jornal Gazeta Informativa
Redação
Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: