

No dia 05 de setembro autoridades e membros do Centro da Juventude de São Mateus do Sul estiveram presentes na comemoração. (Fotos: Acervo Pessoal)
O Centro da Juventude (CEJU) é destinado ao desenvolvimento integral de adolescentes e jovens, onde é ofertado serviços de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, formação cidadã, atividades culturais, esportivas e de lazer.
A proposta pedagógica está baseada na cidadania, na convivência e na formação, e tem como objetivo possibilitar aos adolescentes e jovens a produção e o acesso aos bens culturais e artísticos, a participação em atividades esportivas e o desenvolvimento de ações que favoreçam a sua formação pessoal, profissional e política.
Visando efetivar esses objetivos implantou-se no Centro da Juventude a ação de pagamento de bolsas auxílio à adolescentes, denominado “Projeto Agente de Cidadania”, o qual objetiva incentivar o “protagonismo juvenil”, como potencial de tornar a vivência de adolescentes e jovens mais frutífera tanto para si mesmo como para a sociedade em geral.
Sendo protagonistas, os adolescentes e jovens têm a oportunidade de construir sua identidade de maneira positiva, a partir do pertencimento à comunidade e da participação social.
Em São Mateus do Sul ocorreu a implantação do projeto no mês de setembro do ano de 2016 com a inserção de dez jovens. Neste ano, em abril foram inseridos mais treze jovens.
Contando hoje com 17 jovens, os quais desenvolvem as oficinas de: arte de rua; artes diferenciadas; universo da arte; futsal; primeiros passos da dança; aprendiz de teatro; capoeira; Companhia de Esportes (CDE) e diversos tipos de brincadeiras.
As atividades são desenvolvidas via oficinas e vão além do CEJU, tendo parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) – antigo PETI, Lar São Mateus, Adolescentro, Comunidade de Dois Irmãos e Portal do Saber.
Considerando a relevância do projeto, o CEJU realizou a Cerimônia de Homenagem e Comemoração de um ano do Projeto Agente de Cidadania na noite de 5 de setembro. Na ocasião foram convidados entidades, empresas e projetos parceiros do Centro da Juventude, meios de comunicação, autoridades, membros do Comitê Gestor do CEJU, integrantes da Comissão Municipal do Projeto, familiares dos jovens e os protagonistas “Agentes de Cidadania”.
“O evento teve por objetivo comemorar um ano de sucesso, reconhecer e incentivar o protagonismo dos jovens e dar maior visibilidade ao projeto, devido sua recente implantação. Objetivo este, efetivado, pois o evento foi um sucesso em todos os sentidos”, comenta Rozeli Aparecida Ferreira Oleinik, coordenadora do CEJU.
Desse modo pode-se afirmar que a citação que remete ao projeto é profunda e verdadeira.
- Ex-prefeito de São Mateus do Sul se manifesta em nota da decisão do TCE sobre a Lei de Acesso a Informação - 12 de abril de 2021
- Copel lança nova etapa do projeto para troca de eletrodomésticos - 9 de abril de 2021
- SIX busca gerar cerca de 800 empregos em São Mateus do Sul - 9 de abril de 2021
Comentários