Joel Portella Buaski foi o 2º colocado com a produtividade de 212,96 sc/alq. (Foto: Tatiane Figura/Cooperativa Bom Jesus)

A agricultura no Brasil sempre passou por uma transformação tecnológica expressiva, visto que hoje temos pouco crescimento territorial da agricultura, mas as médias de produtividades alcançam patamares com mais de 223% relacionando a comparação atual com o começo dos anos 90. Pensando no desenvolvimento dos agricultores, o Projeto Colher Mais, da Timac Agro, visa maior produção atendendo a busca por produtividade. Na região o projeto contou com apoio da Syngenta e da Cooperativa Bom Jesus no fomento dos cooperados locais.

A premiação do projeto aconteceu no dia 4 de julho, na Associação de Funcionários da Bom Jesus (ARES), em evento para cooperados que participaram do projeto, colaboradores e convidados. O evento contou com a presença do Diretor Secretário da Cooperativa Bom Jesus, Marcelo Luis Kosinski.

O Colher Mais objetiva o produtor a participar do “Desafio da Soja” elaborado pelo CESB (Comitê Estratégico Soja Brasil) que é uma entidade sem fins lucrativos formados por profissionais e pesquisadores de diversas áreas que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras em prol da sojicultura nacional. O “Desafio da Soja” acontece para produtores de todo Brasil e esse ano o ganhador veio do Rio Grande do Sul.

Com a temática de produzir mais, o evento contou com palestra do Coordenador Técnico do CESB, João Pascoalino, tratando sobre os detalhes que passam despercebidos na agricultura, mas que fazem grande diferença para se produzir mais. Na palestra, João destacou manejo necessário para maiores produções e através de pesquisa destacou que os desafios da agricultura está 50% no clima, na qual o produtor não tem poder de atuar, mas nos outros 50% está na conservação do solo e cuidados no manejo para garantir que as plantas destaquem seu maior potencial produtivo, e isso o produtor tem domínio sobre a cultura.

Já na premiação os participantes que tiraram do 2º ao 5º lugares ganharão estadia na Pousada Varshana Boutique Hotel, na região de São Luiz do Purunã, no Paraná. O grande vencedor ganhará uma viagem para o Nordeste.

Fonte: Rádio Difusora do Xisto

Redação do jornal Gazeta Informativa

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Casa Familiar Rural organiza Mostra Cultural
Feira Livre do Produtor de São Mateus do Sul completa 30 anos
Solicitação de revisão de termo de compromisso foi prorrogada

Deixe seu comentário

*