Cidade

Projeto da Uniuv reúne empresários e apresenta ideia ao comércio local

A possibilidade de uma estratégia de marketing voltada para o setor ervateiro é discutida entre empresários e representantes do município. (Foto: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Após a conquista da Indicação Geográfica (IG), voltada para o setor ervateiro são-mateuense em escala mundial, o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), através de seu núcleo em São Mateus do Sul, propõe mais uma vez a criação de um projeto de extensão que fomentará quais são as estratégias de marketing que os empresários podem abordar em relação à cultura como uma possibilidade de incremento ao turismo e a economia local.

Compreende-se, segundo o projeto que está em desenvolvimento, que existe a necessidade de investimento neste segmento que é altamente inovador, já existindo a iniciativa dos empreendedores locais em estimular essa ação.

Em reunião que uniu nesta quarta-feira (25), os representantes das classes comerciais, empresariais, membros do legislativo e secretários municipais, o projeto foi apresentado e discutido pelos presentes, a fim de encontrar quais poderão ser as alternativas para seu desenvolvimento.

As acadêmicas são-mateuenses, Franciele Nadolny e Thuani Mruz, do sétimo período do curso de Administração da Uniuv, que já participaram do projeto realizado em 2017 e que trouxe o resultado de uma pesquisa acadêmica que visou o “Empreendedorismo e Inovação”, também estão à frente do projeto de extensão desencadeado em 2018, sob orientação dos professores Marivanda Bortoloso Pigato e Filipe Santos.

Em 2017, a pesquisa amostral sobre a perspectiva da população local quanto a obtenção do título IG-Mathe São Matheus, mostrou o apoio dos moradores para desenvolver atividades que solidifiquem a identidade local. “Acreditamos que todos os setores serão beneficiados com isso: comércio, área alimentícia, ervateiras, agricultura e turismo”, garantem as acadêmicas.

O projeto apresentado pelos professores, Filipe e Marivanda, destaca a busca ao incentivo dos comerciantes da área central de São Mateus do Sul, por meio da Associação Comercial Industrial e Agropecuária (ACIASMS), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação dos Amigos da Erva-Mate (IG-Mathe) e Conselho do Jovem Empresário (CONJOVE) com apoio da Prefeitura Municipal.

O projeto traz a viabilização da criação de espaços voltados para a temática da erva-mate, ampliando o destaque da rua coberta e incrementando o turismo na cidade, contribuindo assim, para a consolidação da identidade local.

Ele visa também: incentivar os comerciantes a criar em seus empreendimentos inovações ligadas ao setor ervateiro; procurar traçar estratégias de marketing e inovação por meio de reuniões com o grupo; realizar parcerias para potencializar incrementos aos mais diversos setores que poderão ser ligados direta ou indiretamente ao ramo ervateiro; divulgar São Mateus do Sul e região, fomentando o turismo na área central do município e a fortalecer a economia local.

Apresenta-se como justificativa principal à realização do projeto, o potencial do município em se desenvolver economicamente, tendo como base a conquista da Indicação Geográfica no ano de 2016. Isto é altamente propício para o enriquecimento em áreas onde é possível atrelar investimentos em setores que envolvam os atores sociais de um modo geral.

Inicialmente será necessário determinar quais serão as ações que poderão ser desenvolvidas pelos comerciantes locais, por meio de reuniões com os grupos envolvidos, e logo após a formação de uma governança que colaborará com a elaboração e aprimoramento do projeto à realidade local.

Por ocasião da reunião realizada na quarta-feira (25), um grupo de integrantes da comunidade empresarial participará das audiências públicas que reunirá os munícipes para discutirem o Plano Diretor da cidade, e durante a realização, já foram definidas as entidades que terão representatividade no desenvolvimento metodológico do projeto e em breve mais informações serão repassadas à comunidade.

Colaborador

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