Indústria e Comércio

Projeto do Sebrae melhora o desenvolvimento de Microempresas e empresas MEI

O projeto Negócio a Negócio (NAN), colabora gratuitamente para o desenvolvimento das Microempresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEI’s) através de um diagnóstico feito por um Agente de Orientação Empresarial. (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Sendo um projeto gratuito desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Negócio a Negócio (NAN), trabalha diretamente com o atendimento e orientação empresarial para Microempresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEI’s), desenvolvendo diagnósticos e recomendações para a melhoria no desenvolvimento do empreendimento. A ideia é auxiliar nas principais dificuldades encontradas no cotidiano da empresa relacionadas a gestão. O foco do projeto é indicar soluções do Sebrae alinhadas às necessidades encontradas no diagnóstico.

Todo esse auxilio acontece através de um Agente de Orientação Empresarial, que realiza visitas nas empresas e aplica um formulário de gestão básica, abrangendo finanças, operações e mercado. Em seguida, o Agente vai sugerir soluções para melhoria no negócio. Desse forma, o Sebrae realizará um atendimento especializado, focando na gestão empresarial de forma presencial, gratuita e continuada.

Conhecendo o projeto através de um convênio do Sebrae com a Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu (Uniguaçu), o são-mateuense Cleverson Zakrzevski atua como Agente de Orientação Empresarial, realizando visitas nas empresas do município. Segundo ele, o projeto foi apresentado durante sua graduação. “Sempre gostei de aprender sobre a  área de gestão”, garante.

Após passar por capacitação para compreender como funciona todo processo administrativo e gerencial do Negócio a Negócio, Zakrzevski explica que a dinamização durante a qualificação foi bem desenvolvida e facilitou ainda mais o conhecimento na hora de aplicar na prática o projeto. “O NAN ajuda muito o empresário na hora de melhorar o seu negócio. É um projeto totalmente gratuito e que desenvolve ainda mais o potencial de cada ramo empresarial”, diz.

Cleverson é o único Agente de Orientação Empresarial do NAN em São Mateus do Sul, e já iniciou o seu processo de orientação. De acordo com Romildo Lisboa, Mentor em Educação Empreendedora e Inovação, o convênio com a Uniguaçu chega ao seu terceiro ano. “A Uniguaçu é referência nacional em educação empreendedora, com várias premiações ao longo dos anos”, comenta. Para Lisboa, essa parceria com o Sebrae amplia a relação do acadêmico com o mercado de trabalho. “O projeto interliga o jovem ao mundo empresarial. O NAN é a possibilidade de entender como seu curso se relaciona com gestão”, enfatiza.

Para participar da consultoria do projeto NAN você precisar ser um ME ou MEI, e entrar em contato com o Ponto de Atendimento ao Empreendedor (PA), na Rua Ulisses Faria, nº 1011. O telefone é (42) 3532-6542. Lá eles analisarão seu caso e lhe guiarão sobre a visita com o Agente de Orientação Empresarial. Participe e desenvolva ainda mais o seu empreendimento através de um diagnóstico de qualidade.

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Incepa suspende suas atividades por conta da paralisação dos caminhoneiros
Empresários se reúnem em Jantar de Natal da CDL
Grupo de São Mateus do Sul participa do encontro no Fórum de Desenvolvimento Territorial

Os comentários estão fechados