Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Projeto do Sebrae melhora o desenvolvimento de Microempresas e empresas MEI

O projeto Negócio a Negócio (NAN), colabora gratuitamente para o desenvolvimento das Microempresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEI’s) através de um diagnóstico feito por um Agente de Orientação Empresarial. (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Sendo um projeto gratuito desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Negócio a Negócio (NAN), trabalha diretamente com o atendimento e orientação empresarial para Microempresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEI’s), desenvolvendo diagnósticos e recomendações para a melhoria no desenvolvimento do empreendimento. A ideia é auxiliar nas principais dificuldades encontradas no cotidiano da empresa relacionadas a gestão. O foco do projeto é indicar soluções do Sebrae alinhadas às necessidades encontradas no diagnóstico.

Todo esse auxilio acontece através de um Agente de Orientação Empresarial, que realiza visitas nas empresas e aplica um formulário de gestão básica, abrangendo finanças, operações e mercado. Em seguida, o Agente vai sugerir soluções para melhoria no negócio. Desse forma, o Sebrae realizará um atendimento especializado, focando na gestão empresarial de forma presencial, gratuita e continuada.

Conhecendo o projeto através de um convênio do Sebrae com a Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu (Uniguaçu), o são-mateuense Cleverson Zakrzevski atua como Agente de Orientação Empresarial, realizando visitas nas empresas do município. Segundo ele, o projeto foi apresentado durante sua graduação. “Sempre gostei de aprender sobre a  área de gestão”, garante.

Após passar por capacitação para compreender como funciona todo processo administrativo e gerencial do Negócio a Negócio, Zakrzevski explica que a dinamização durante a qualificação foi bem desenvolvida e facilitou ainda mais o conhecimento na hora de aplicar na prática o projeto. “O NAN ajuda muito o empresário na hora de melhorar o seu negócio. É um projeto totalmente gratuito e que desenvolve ainda mais o potencial de cada ramo empresarial”, diz.

Cleverson é o único Agente de Orientação Empresarial do NAN em São Mateus do Sul, e já iniciou o seu processo de orientação. De acordo com Romildo Lisboa, Mentor em Educação Empreendedora e Inovação, o convênio com a Uniguaçu chega ao seu terceiro ano. “A Uniguaçu é referência nacional em educação empreendedora, com várias premiações ao longo dos anos”, comenta. Para Lisboa, essa parceria com o Sebrae amplia a relação do acadêmico com o mercado de trabalho. “O projeto interliga o jovem ao mundo empresarial. O NAN é a possibilidade de entender como seu curso se relaciona com gestão”, enfatiza.

Para participar da consultoria do projeto NAN você precisar ser um ME ou MEI, e entrar em contato com o Ponto de Atendimento ao Empreendedor (PA), na Rua Ulisses Faria, nº 1011. O telefone é (42) 3532-6542. Lá eles analisarão seu caso e lhe guiarão sobre a visita com o Agente de Orientação Empresarial. Participe e desenvolva ainda mais o seu empreendimento através de um diagnóstico de qualidade.

Cláudia Burdzinski

Cláudia Burdzinski

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br
Cláudia Burdzinski

Últimos posts por Cláudia Burdzinski (exibir todos)

Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: