O grupo já se apresentou por diversos palcos e situações distintas, incentivando e fomentando a participação juvenil na manutenção das tradições gauchescas em nossa sociedade. (Fotos: Divulgação Família Resgate Gaúcho/Diego Popoaski)

O dia 15 de agosto de 2020 é uma data bastante especial para a cultura popular são-mateuense. Se trata do aniversário de 5 anos do Grupo e Família Resgate Gaúcho, entidade popular voltada para a preservação da cultura e tradição gaúcha em nosso meio e em nossa sociedade. O modo de vida do povo rio-grandense inspira fortemente diversas comunidades da Região Sul do país, influenciando muitos jovens e adultos são-mateuenses, a praticar a manutenção dos costumes enraizados no Rio Grande do Sul.

A criação do projeto é do professor Diego José Vaz Popoaski, com colaboração da professora Ingrid Ramos. Atualmente, a Família Resgate Gaúcho atende mais de 100 alunos, dos 4 aos 18 anos. “Com 5 anos de história, o coletivo que anteriormente era apenas Resgate Gaúcho, se tornou Família Resgate Gaúcho, no qual o amor pela tradição gauchesca não cabe apenas aos alunos, mas sim a todos os familiares”, comentou Diego.

Atuação na sociedade são-mateuense

Ao longo da trajetória, foram formadas 4 turmas, com inúmeras coreografias marcantes, dentre as quais se destacam o “Chamamé do Lago”, “Bruxinha de Pano” e também o “Vaneirão do Noel”. O grupo se apresentou nos mais diferentes palcos, lugares e situações, que envolvem desde reuniões no chão de serragem ou debaixo de chuva, até momentos de muita emoção, nostalgia e felicidade que ficaram guardados para sempre na memória de todos os envolvidos. Outros eventos promovidos incluem gincanas, avaliações, a escolha de destaques e premiações, entre muitas outras atividades.

A dança é apenas uma das muitas atividades de fortalecimento cultural promovidas pela Família, idealizada voluntariamente e que já colhe muitos frutos em nossa cidade.

A importância dos meses de agosto e setembro

A Família Resgate Gaúcho comentou sobre a importância do mês de agosto para os envolvidos no projeto. “Para nós o mês de agosto carrega muito significado, é nosso aniversário, que nos outros anos era comemorado com bolo, encontro com os pais, roda de chimarrão e muita dança. Os pais se tornavam alunos por um dia, com muita festa, emoção e alegria”, declarou a Família.

O mês de setembro também é de bastante importância, no que toca à preservação da cultura gaúcha no Brasil. Nele é comemorado a Semana Farroupilha, que homenageia os líderes da Revolução ocorrida no estado. “Neste mês costumávamos fazer nossas tradicionais Gincana, Avaliação Tradicionalista, Roda de Chimarrão, inúmeras apresentações e participação expressiva no desfile cívico. São dois meses muito importantes para a Família Resgate Gaúcho”, ressaltou Diego.

O projeto Família Resgate Gaúcho atende atualmente mais de 100 crianças e jovens com idade entre os 4 e 18 anos, realizando temporariamente apenas atividades remotas em função da pandemia do Covid-19.

Além da participação juvenil, a entidade são-mateuense conta com imenso carinho e atuação dos pais e familiares dos envolvidos, aumentando ainda mais a amplitude do projeto.

Atividades do projeto em meio à quarentena

Após a paralisação das atividades, desde o início do período de quarentena estabelecido no município, o grupo viveu um pequeno momento de dúvida. No entanto, graças à dedicação de todos os pais e alunos, à diretoria de alunos que ajuda na coordenadoria do projeto e à equipe de mídia e divulgação, apenas as danças foram suspensas. Todo o pessoal envolvido não parou de demonstrar o seu amor pela cultura gaúcha. O projeto se fortaleceu com ideias e inovações para a página do Facebook, além da criação de um perfil no Twitter e de um canal de vídeos no Youtube ter propiciado uma união forte, apesar do distanciamento físico necessário no momento.

Live no próximo sábado dia 15

Em comemoração aos 5 anos do projeto, será realizada uma transmissão ao vivo especial (Live Resgatista) no próximo sábado (15), às 19:30, via Facebook e Youtube do grupo. Ela irá contar com participações especiais dos artistas da Família, com sorteio de brindes e muita música. A equipe que organiza o projeto aproveita a oportunidade para saudar a todos os padrinhos que colaboraram de alguma forma ao longo desses anos, citando a imprensa, a Prefeitura Municipal (e também as Secretarias de Educação, Esporte, Assistência Social), o Colégio Estadual São Mateus e o Centro da Juventude Lourival Mayer, além dos demais parceiros que fortalecem a causa.

Serviço

Acompanhe as atividades da Família Resgate Gaúcho você também! Basta seguir @_resgategaucho no Instagram, @_gauchoresgate no Twitter, Regate Gaúcho no Youtube e Família Resgate Gaúcho no Facebook.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Nostalgia e boa música marcaram o 3º Encontro dos Carros Antigos em São Mateus do Sul
Setembro Amarelo: dê voz aos seus sentimentos e evite o suicídio
O Dia 1º de Maio e a importância social do trabalhador