Foto: PMSMS

Na quinta-feira (14), a Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul por meio da Secretaria de Agricultura, lançou o Projeto de Hortifruticultura Vale do Iguaçu (HF Vale do Iguaçu), que tem por objetivo propor ações mercadológicas para estreitar as relações comerciais do setor no território Vale do Iguaçu.

Vários agricultores são-mateuenses e representantes de mercados do município estiveram presentes acompanhando a explanação do Engenheiro Agrônomo e coordenador de projetos de hortaliças e frutas, José Eustáquio Pereira, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), preconizador do projeto.

O prefeito Luiz Adyr Gonçalves Pereira, junto ao secretário Hélio Sakurai também estiveram presentes e enfatizaram a importância do projeto e a adesão dos agricultores no mesmo, a fim de alavancar a economia familiar e do município.

Segundo Eustáquio, o projeto trata-se de um arranjo produtivo local, onde São Mateus do Sul pode aproveitar o potencial já existente na produção de hortaliças e frutas, um dos maiores de toda a região, fazendo com que esses alimentos produzidos de forma saudável, possam chegar às gôndolas dos supermercados e consequentemente à mesa dos consumidores finais de uma maneira mais eficaz, diminuindo a distância entre quem está produzindo e quem está consumindo.

O projeto, idealizado em 2007 e efetivado em 2016 pela Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), hoje conta com 112 famílias de produtores e 14 estabelecimentos e tem como objetivo unir a cadeia produtiva, fazendo com o que é produzido aqui em nossas terras seja consumido aqui mesmo, refletindo diretamente na arrecadação familiar e municipal.

“São Mateus do Sul é muito importante para o projeto, pois é um polo regional e poderá somar forças junto à todos os municípios do Vale do Iguaçu. Nossa expectativa no momento é uma adesão que possa aumentar em 30% esses dados a produtividade e consequentemente a renda dos agricultores participantes do projeto”, afirma Eustáquio.

Os agricultores são-mateuenses interessados em conhecer e participar do projeto devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura de São Mateus do Sul, localizada na rua Agenor Nascimento, 1020, próximo ao Ginásio de Esportes Polacão. Contatos telefônicos: (42) 3912-7114.

Fonte: PMSMS

Redação do jornal Gazeta Informativa

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Solicitação de revisão de termo de compromisso foi prorrogada
Seminário Municipal da Agricultura Orgânica acontece em São Mateus do Sul
São Mateus do Sul é o maior produtor regional de soja

Deixe seu comentário

*