Educação e Cultura

Projeto Leque é apresentado para os alunos do sétimo ano do Colégio São Mateus

As turmas puderam conferir a matéria impressa sobre a inauguração da quadra de pebolim humano, apresentada na edição nº 173. (Fotos: Gazeta Informativa)

Na manhã de segunda-feira (20), as turmas do sétimo ano A e B, do Colégio Estadual São Mateus (CESM), conheceram o Projeto Leitura que Envolve (Leque) do jornal Gazeta Informativa, uma ideia que busca transformar as informações em conhecimento, trazendo para perto de várias instituições e entidades a importância de um jornal local, enfatizando a responsabilidade pela ética e comprometimento com o seu público de leitores.

Na edição 173, do dia 17 de agosto, o jornal noticiou a inauguração da quadra exclusiva de pebolim humano construída no CESM, um espaço que nenhum colégio particular ou público do Paraná possui. A imagem que ilustrava a matéria era uma foto dos alunos do sétimo ano praticando o esporte. Como forma de aproximação com o jornal, a Jornalista e Diretora da Gazeta Informativa, Thaís Siqueira, juntamente com a Repórter Cláudia Burdzinski, entregaram exemplares do jornal para cada aluno das referidas salas de aula.

Em uma conversa dinamizada, os adolescentes compreenderam a importância do material impresso para a história de uma cidade, garantindo dessa maneira, o reconhecimento pelo compromisso de um jornal local. “Levar o Projeto Leque para mais uma instituição é fundamental para o crescimento do jornal. Foi muito bom perguntar para os alunos se eles conheciam a Gazeta Informativa e todos correspondendo positivamente”, enfatiza Thaís.

A Professora de Ciências, Maria Cristina de Azevedo Muraski, parabenizou a equipe do jornal pelo projeto, destacando a importância desse contato dos alunos com a leitura. Junior Stefaniak é funcionário do CESM, e salientou a relevância do conteúdo impresso para o cotidiano dos alunos. “Algumas vezes eles só tem o contato online com as informações. Nada melhor do que trazer diretamente para eles o jornal físico e incentivar esse tipo de leitura”, diz.

A migração da notícia impressa para os meios digitais possui seus lados positivos, mas também os negativos. A mudança repentina para o meio virtual de inúmeros nomes do jornalismo brasileiro faz com que o tradicionalismo do jornal impresso seja cada vez menos valorizado, e faz também com que muitas pessoas pensem que o fim do jornal físico será para toda imprensa.

O Projeto Leque valoriza, acima de tudo, a produção do jornal impresso. Toda essa gama de notícias impressas estimula o desenvolvimento cognitivo, e faz com que nos tornemos críticos e esclarecidos nas diversas situações cotidianas.

Tornando as pessoas pensantes, o hábito da leitura impressa estimula principalmente a curiosidade, proporcionando uma série de conhecimento e referência. Através do Leque, os munícipes conhecerão melhor a atualidade informacional de São Mateus do Sul, compreendendo dessa forma como funciona um dos principais meios de comunicação da cidade.

Com a edição 173 em mãos, os alunos ficaram animados e folhearam as páginas do jornal, demonstrando curiosidade e interesse pelo conteúdo da semana.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Resgate Gaúcho inicia suas aulas de dança no dia 9 de fevereiro
Projeto Plantando Educação e Pescando Agroecologia apresenta agenda de formação
Profissionais da Educação fazem mobilização em São Mateus do Sul