Os alunos levam um tema para a casa e após o estudo com os familiares, têm um minuto para apresentarem o assunto para os colegas. (Fotos: SEMEC)

E se você tivesse que explicar sobre um sentimento em apenas um minuto, como você se sairia? Pois é, essa experiência que os alunos da rede municipal de ensino estão vivenciando com o projeto “Minuto da Sabedoria”, aplicado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). O objetivo da atividade é promover a reflexão de temas que envolvam cidadania, princípios e valores, construindo conhecimento com os alunos e familiares.

“Sabendo que a escola é uma aliada das famílias na construção de conhecimento e aprendizagem, ações voltadas para discussão e reflexão de temas sociais que trazem a responsabilidade de cada um como parte integrante de um todo, a união torna-se de fundamental importância, colaborando assim com a formação do caráter dos alunos”, destaca a equipe do SEMEC.

O projeto inicia-se em sala de aula, a partir de discussões entre professores e alunos sobre as experiências de vida que trazem à tona situações que influenciam no comportamento das crianças. Em seguida, é selecionado um tema para o aluno (como saudade, amor, união, assiduidade, entre outros) para dialogar em sua casa, com a sua família, para que, na sexta-feira, ele apresente durante um minuto a todos os colegas, de forma dinâmica e colaborativa, o que de novo ele aprendeu com o assunto. “Assim, temas de grande importância são trabalhados com as famílias, gerando reflexão e conhecimento”, afirma a SEMEC.

De acordo com Jorge Manfroni, responsável pela secretaria, o projeto já está demonstrando resultados. “Conseguimos levar a educação para ser desenvolvida com auxílio dos pais em seus lares. O projeto está dando muito certo, e recebemos ligações de familiares agradecendo a mudança que está acontecendo em suas casas”, destaca.

O projeto contempla a dimensão social da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfoca no: “agir como cidadãos conscientes e agentes de transformação em questões de interesse coletivo”. Todos os professores e equipe da secretaria agradece a todos que têm contribuído com este projeto.

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Teatro da Paixão de Cristo realizada pelo JUC fará pausa em 2018 e voltará repaginado em 2019
Inauguração da Sala do Empreendedor abre Semana do MEI em São Mateus do Sul
20º Festa da Uva acontece neste fim de semana

Deixe seu comentário

*