Educação e Cultura

Projeto Portal do Saber beneficia crianças da Vila Bom Jesus

O Portal do Saber é localizado na comunidade da Vila Bom Jesus e atende à 80 crianças em período de contra turno escolar. (Fotos: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Atuando na comunidade da Vila Bom Jesus desde o ano de 2004, o projeto Portal do Saber que foi instituído em parceria com o programa de responsabilidade social da Petrobras, já beneficiou centenas de crianças e adolescentes ao longo dos anos, desde o início de suas atividades.

O projeto atende diariamente à 80 crianças entre 6 a 10 anos de idade que frequentam do 1º ao 5º ano da escola municipal Durval Wolff do Amaral, com o objetivo principal do reforço escolar em português, matemática, de formas diferenciadas, além de educação física, jogos, música, artesanato e aulas de inglês em contra turno escolar.

O Portal do Saber tem como objetivo oportunizar as crianças a participarem de contra turno escolar, envolvendo-as em atividades prazerosas, despertando a criatividade e a sensibilidade, dando a oportunidade de se tornarem cidadãos mais atuantes na sociedade, sonhando por um futuro melhor.

Os alunos do projeto são divididos em dois períodos: matutino e vespertino. Os alunos matriculados na escola municipal que estudam pela manhã, frequentam o projeto à tarde e vice-versa com os alunos do período contrário. No projeto, recebem café da manhã, lanche e almoço, além de acompanhamento da rede de sócio proteção municipal, com os profissionais do serviço social e psicologia.

De responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, a partir deste ano letivo de 2018, o projeto passa a contar com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), e vem a ser o único projeto 100% mantido com recursos oriundos da prefeitura em todo o município.

A Secretaria de Assistência Social continuará em 2018 sendo a mantenedora, segundo as coordenadoras que afirmam que a SEMEC cederá os profissionais para atuarem como professores e coordenadores, bem como a estruturação pedagógica necessária para o projeto estar em funcionamento, com momentos diversificados dentro de um planejamento pedagógico.

O Secretário Municipal de Educação e Cultura, Jorge Wallace Manfroni comenta: “saliento a importância do Portal do Saber que é um projeto na Vila Bom Jesus que temos em parceria com a Secretaria de Assistência Social que é a mantenedora desse movimento. De grande valia às crianças que tem nele uma excelente alternativa como reforço escolar, atividades culturais e esportivas, além de colaborar com os pais que podem confiar seus filhos ao projeto”.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Grupo de dança Ceju LKM leva 14 prêmios em festival de Cruz Machado
Grupo de dança Resgate Gaúcho organiza espetáculo em São Mateus do Sul
Fanfarra Municipal de Antonio Olinto conquista vários títulos em renomado concurso