Educação e Cultura

Projeto Portal do Saber beneficia crianças da Vila Bom Jesus

O Portal do Saber é localizado na comunidade da Vila Bom Jesus e atende à 80 crianças em período de contra turno escolar. (Fotos: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Atuando na comunidade da Vila Bom Jesus desde o ano de 2004, o projeto Portal do Saber que foi instituído em parceria com o programa de responsabilidade social da Petrobras, já beneficiou centenas de crianças e adolescentes ao longo dos anos, desde o início de suas atividades.

O projeto atende diariamente à 80 crianças entre 6 a 10 anos de idade que frequentam do 1º ao 5º ano da escola municipal Durval Wolff do Amaral, com o objetivo principal do reforço escolar em português, matemática, de formas diferenciadas, além de educação física, jogos, música, artesanato e aulas de inglês em contra turno escolar.

O Portal do Saber tem como objetivo oportunizar as crianças a participarem de contra turno escolar, envolvendo-as em atividades prazerosas, despertando a criatividade e a sensibilidade, dando a oportunidade de se tornarem cidadãos mais atuantes na sociedade, sonhando por um futuro melhor.

Os alunos do projeto são divididos em dois períodos: matutino e vespertino. Os alunos matriculados na escola municipal que estudam pela manhã, frequentam o projeto à tarde e vice-versa com os alunos do período contrário. No projeto, recebem café da manhã, lanche e almoço, além de acompanhamento da rede de sócio proteção municipal, com os profissionais do serviço social e psicologia.

De responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, a partir deste ano letivo de 2018, o projeto passa a contar com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), e vem a ser o único projeto 100% mantido com recursos oriundos da prefeitura em todo o município.

A Secretaria de Assistência Social continuará em 2018 sendo a mantenedora, segundo as coordenadoras que afirmam que a SEMEC cederá os profissionais para atuarem como professores e coordenadores, bem como a estruturação pedagógica necessária para o projeto estar em funcionamento, com momentos diversificados dentro de um planejamento pedagógico.

O Secretário Municipal de Educação e Cultura, Jorge Wallace Manfroni comenta: “saliento a importância do Portal do Saber que é um projeto na Vila Bom Jesus que temos em parceria com a Secretaria de Assistência Social que é a mantenedora desse movimento. De grande valia às crianças que tem nele uma excelente alternativa como reforço escolar, atividades culturais e esportivas, além de colaborar com os pais que podem confiar seus filhos ao projeto”.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Retorno às aulas remotas está prevista para o dia 18 de fevereiro
Relatório demonstra dificuldades digitais dos jovens
Casa da Memória promove conversa com artista Emília Piaskowski