Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Projeto sustentável de reutilização de papel engloba alunos do Colégio Estadual São Mateus

Momento da primeira entrega da arrecadação de papel para o Projeto SEPAC no Colégio Estadual São Mateus. (Foto: Acervo CESM)

Há 1 ano, alunos do Colégio Estadual São Mateus estão realizando o “Projeto SEPAC”, que constitui na troca sustentável de folhas usadas de cadernos e livros por papel higiênico, gerando dessa maneira uma economia para o Colégio.

Iniciando a atividade através da parceria com a SEPAC, empresa localizada no município de Mallet e que atua diretamente com a produção de papéis tissue, os alunos do curso técnico em Meio Ambiente viram nessa oportunidade uma maneira de conscientização ambiental de toda a instituição.

Os produtos da SEPAC são desenvolvidos com rigoroso padrão de qualidade e controle bacteriológico adotado por grandes indústrias americanas e europeias. Tudo isso para entregar produtos resistentes, seguros e que fazem a diferença no dia a dia dos consumidores.

Para a realização da troca de folhas usadas pelos materiais fabricados na SEPAC, algumas regras precisaram ser adotadas para o recolhimento, como evitar que o papel esteja amassado ou com algum tipo de metal, como grampos e clipes.
“A ideia inicial foi de uma aluna que enquanto realizava o estágio, soube de um projeto parecido em uma fábrica de Canoinhas. Como as atividades da empresa já estavam encerrando, acabamos conhecendo a SEPAC que também realizava esse tipo de trabalho”, comenta Suelen Polak, coordenadora do curso técnico de Meio Ambiente.

De acordo com Suelen, esse projeto gera uma grande relevância na linha de conscientização ambiental. “O aluno precisa compreender que fazendo esse ato ele não está descartando o papel, mas sim reutilizando”, diz.

Realizando a troca 4 vezes desde o início do projeto, a aceitação de alunos e de todos que atuam na instituição foi bastante positiva. “Principalmente pela quantidade de papel que o Colégio gera.”

Desde seu início, o projeto arrecadou mais de 2.500 kg de papel. A SEPAC também está disponível para mais parcerias dessa categoria no município. É só entrar em contato nos telefones (42) 3542-1212 ou no 3542-8000 e fazer parte desse projeto.

Cláudia Burdzinski

Cláudia Burdzinski

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br
Cláudia Burdzinski
Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: