(Foto: Divulgação)

Usando sua representatividade política, defendendo a tradição, cultura e história de São Mateus do Sul, o deputado estadual Emerson Bacil apresentou em 2020, o Projeto de Lei nº 20655. A proposição oficializa o município como Capital Paranaense da Cultura Polonesa, por meio de um título, e insere a Festa Tradycjie Polskie no calendário estadual de eventos do Paraná. O deputado Evandro Araújo é coautor do projeto.

De acordo com a proposição, anualmente o último sábado de agosto é data da Tradycjie Polskie. “Um dia reservado para rememorar a grandeza deste povo, seus feitos desde a mudança para o Brasil e as permanências. Sou filho de mãe polonesa, dona Anastácia da família Gielinski. Tenho sangue polonês e nasci em São Mateus do Sul, o projeto oficializa nossa memória, cultura e história”, explica Bacil.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Acervo Gazeta Informativa)

(Foto: Acervo Gazeta Informativa)

O deputado comenta que a demanda partiu de lideranças locais e defensores da cultura polonesa, ao receber a proposição buscou encaminhar para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). “Falamos muito sobre nossa história e da Terra dos Poloneses. Com a implementação desta Lei fica imortalizada esta identidade que é nossa, dos são-mateuenses”, acrescenta o deputado Bacil. O intuito da proposição é que a cidade tenha reconhecimento e potencialize a economia por meio do turismo, com base neste atrativo municipal via Lei Estadual. “Da mesma forma a Tradycjie Polskie que é parte da nossa identidade”, acrescenta.

Bacil tem puxado o trabalho no campo da Cultura e Turismo a partir de lideranças locais. Além do título de Capital Polonesa no Paraná e inserção da festa tradicional no calendário estadual de eventos.

Por Assessoria Emerson Bacil

MÊS POLONÊS

Agosto simboliza o Mês Polonês em São Mateus do Sul, sendo um período dedicado a diversas festividades envolvendo a cultura polonesa, as quais chegam com o objetivo de reforçar o amor pela Polônia e a descendência de grande parte do povo são-mateuense.

Em meio a pandemia e sem festividades, o que nos resta é entrar no clima a fim de resgatar aquela esperança de dias melhores que ainda virão!

A proposta da CDL é que o comércio utilize lambrequins como decoração, resgatando um marcante símbolo da herança deixada em nosso município.

Em nossa sede, decidimos preparar nossos lambrequins com algo que nos representa bastante: jornal.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Comercial Prata completa 10 anos
Microxisto é uma das principais patrocinadoras da promoção Chimarrão da Sorte da CDL
Farmácias Trajano inaugura nova loja