Uma UTI e outra unidade básica do SAMU estará disponível em São Mateus do Sul. (Foto: Divulgação/Cisvali)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para São Mateus do Sul será administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali). Mas a empresa licitada é que vai operacionalizar o sistema, contratando profissionais de enfermagens, motoristas e demais componentes do serviço. Tendo requisitos mínimos e experiência em urgência e emergência.

Nesta semana diversos questionamentos circularam nas redes sociais, sobretudo apontando que algumas pessoas (ou muitas) não sabiam da realização desta seleção. O vereador eleito, Jeciel Franco, juntamente com a vereadora (e prefeita eleita) Fernanda Sardanha buscaram os representantes da empresa para dialogar. Apoiado, também, pelo gabinete do deputado estadual Emerson Bacil.

“O CISVALI informa que a contratação para profissionais para trabalharem na operacionalização do SAMU regional, a seleção está sendo realizada pela empresa vencedora do certame UNI-SOS, para maiores informações acesse www.uni-sos.com.br, contato- trabalhe conosco”, citou o Consórcio, frente às discussões geradas nas redes sociais e o processo de contratação de colaboradores.

“Eu gostaria de saber sobre a prova do Samu, pois estão dizendo que a prova é amanhã. Aonde se inscrever? Poucos ficaram sabendo como funciona isso?”, questionou internauta num grupo do Facebook, na segunda-feira (14/12). A situação se remete justamente à seleção de profissionais a serem contratados e faz parte de uma série de posts no Facebook com estas colocações e apontamentos.

A prova seria realizada na terça-feira (15/12) e foi transferida para a próxima segunda-feira (21/12). Além da possibilidade de mais pessoas encaminharem currículos, a medida leva em conta ter o espaço adequado para a realização das provas. Prevendo espaço amplo, medidas sanitárias e outras questões que mantenham os quesitos de proteção à saúde dos profissionais e representantes da empresa.

O vereador eleito Jeciel Franco disse que foi questionado nas redes sociais e, mesmo não estando no mandato procurou Fernanda Sardanha e Emerson Bacil. Disso, uma agenda, na sequência, com representantes da empresa que tiveram bom senso em adiar a seleção. No caso, primeiro recebe os currículos e seleciona aqueles que atendem os pré-requisitos para, num segundo momento, fazerem a prova.

Jeciel Franco ressaltou a cordialidade dos representantes e este entendimento no diálogo que levou à extensão do prazo para enviar currículos, até esta sexta-feira (18/12) e prova programada para segunda-feira (21/12). Aqueles que já encaminharam o currículo já cumpriram a primeira parte e os demais interessados nas vagas podem enviar para os endereços eletrônicos da empresa.

A informação inicial é de que em São Mateus do Sul ficará uma UTI móvel e uma unidade básica. Tendo dez motoristas socorristas, mais cinco técnicos de enfermagem, outros cinco enfermeiros e equipe médica. A previsão é de colocar o sistema em funcionamento a partir da 1ª semana de janeiro, ação que integra o planejamento do Cisvali para os demais oito município que compõe o consórcio.

Na região serão sete ambulâncias: duas UTIs e cinco unidades básicas. Todos os selecionados, a partir dos currículos e posterior prova prática, receberão todo o treinamento necessários. Contudo, a empresa tem como requisito inicial a experiência, inclusive para motoristas, no sistema de trabalho com urgência e emergência. Tendo este conhecimento o passo seguinte será a prova.

Serviço

O envio de currículos, até 18/12, é pelo site: www.uni-sos.com.br na aba “trabalhe conosco”. Ou diretamente pelo e-mail: contato@uni-sos.com.br

Sidnei Muran

Sidnei Muran

Jornalista (MTB 7597 DRT/PR), formado pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), pós-graduado em História e Cultura pela Unespar – campus de União da Vitória e Licenciado em História pela Unespar – campus de União da Vitória.
Sidnei Muran

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
20º Festa da Uva acontece neste fim de semana
ALERTA LARANJA: Tempestade se aproxima da região
Saboreando um pedaço de história