
Contar histórias tem um poder incrível dentro do marketing, como vimos na última semana com casos de sucesso desta estratégia. Hoje vamos falar dos limites deste recurso e analisar o caso de uma empresa que causou controvérsias ao exagerar na criatividade.
Na reportagem “Toda empresa quer ter uma boa história. Algumas são mentira”, publicada em 2014, a revista Exame relatou histórias ficcionais adotadas como verdadeiras por algumas empresas. Um dos casos mais marcantes é da empresa Diletto. Em sua estratégia de marketing, a fabricante de sorvetes apresenta uma história comovente como fonte de inspiração para criar os picolés gourmet.
Segundo a história, o avô de um dos sócios da Diletto era o italiano Vittorio Scabin. Sorveteiro da região do Vêneto, Vittorio usava frutas frescas e neve nas receitas até que a Segunda Guerra Mundial o forçou a buscar abrigo em São Paulo.
Seu retrato e a foto do carro que usava para vender sorvete aparecem nas embalagens da Diletto e ajudaram a construir a autenticidade da empresa. “La felicità è un gelato”, costumava dizer o nonno Vittorio aos netos.
A história repleta de emoção agregou valor à marca, só que o personagem nonno Vittorio nunca existiu, foi apenas uma construção de marketing.
O caso acabou parando no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), com a reclamação de consumidores de que as peças publicitárias continham informações não verdadeiras.
A partir desta história, cabe a reflexão: até que ponto vale a pena apelar para a imaginação e criatividade? Para nós, o respeito ao consumidor deve vir sempre em primeiro lugar. Então, nossa dica para você, empresário, é apostar em histórias verdadeiras. Todo produto e toda empresa trazem momentos marcantes junto consigo. Muitos destes momentos são conhecidos e relembrados por colaboradores ou proprietários com bastante frequência, mas podem se tornar elos importantes para fidelizar seus clientes. Basta saber como valorizar os diferenciais da sua empresa.
- BierHerr completa 3 anos produzindo chopp de alta qualidade em São Mateus do Sul - 24 de junho de 2019
- Aprovada em três universidades federais, estudante de Direito destaca o caminho para aprovação - 29 de março de 2018
- Via Sacra rezada em polonês mantém tradição e integra descendentes de imigrantes - 29 de março de 2018
Comentários