Talvez, querido leitor, você já tenha se perguntado por que a Casa da Memória, nosso museu municipal, leva este nome. A Casa da Memória Padre Bauer foi criada pela Lei 738/85 em e inaugurada em 16 de setembro de 1995, sede própria adquirida com recursos do município. Ela completa vinte e seis anos! Em 10 de agosto de 1996, recebeu o nome de Casa Padre Bauer. Antigamente, este local era Casa Paroquial, onde residiam os padres e tratavam de assuntos religiosos. Foi construída para esta finalidade em 1952.

Bronislau Bauer, o Padre Bauer como ficou conhecido, nasceu em Cracóvia, aos 19 de outubro de 1914. Filho de Aloiz e Josefa Kotelon Bauer. Fez seus estudos primários em Cracóvia. Formou-se em Teologia e Filosofia. Foi ordenado sacerdote em 28 de outubro de 1939 em Cracóvia, em plena Segunda Guerra Mundial. Foi capelão, catequista, professor e em 1943, foi prisioneiro nos campos de concentração de Gross Rozem, Dora e Bergen Belsem(Alemanha), até 1945. Após esse período, foi professor e diretor de escolas para crianças e jovens poloneses dos campos de concentração em Bassum e Diepholz. (Alemanha).

ANÚNCIO

Veio para o Brasil em 1950. Em Curitiba foi professor, vigário, em Imbituva foi padre cooperador e administrou o jornal LUD na capital. Em São Mateus do Sul, o padre Bronislau Bauer foi pároco deste município entre os anos de 1960-1966. Ajudou a terminar de construir a paróquia São Mateus e dinamizou os movimentos religiosos nas capelas e na matriz.

Conversando com pessoas que conviveram com o Padre Bauer, todas mencionam o fato dele ter sido preso em um campo de concentração na época da Segunda Guerra Mundial. Segundo relatos ele dizia que viveu muitos sofrimentos. Mesmo assim, era uma pessoa alegre que todos guardam boas memórias e um exemplo de sacerdote. A fotografia em preto e branco é de um quadro em tamanho grande que está no hall de entrada da Casa da Memória. Foi doado por José Carlos Janowski nas comemorações dos cinquenta anos da Paróquia São Mateus. O padre Bauer faleceu em 09 de maio de 1986 e está sepultado na Serrinha, município de Contenda. Parabéns Casa da Memória Padre Bauer!

Últimos posts por Hilda Jocele Digner (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Fotografias sem identificação
Józef Pilsudski:” Tu i Tam”
Assembleia Geral do Lloyd Paranaense