(Imagem Ilustrativa)

O que é poesia? Poesia é, antes de tudo, uma atitude artística. Graças a poesia não somos levados a experimentar o maravilhoso universo das sensações.

Ao contrário do que se imagina, a poesia está presente nas mais diversas formas de manifestações artísticas, na literatura, nas artes plásticas, na dança, no teatro, fotografia ou música.

Pode parecer ingenuidade, responder o que é poesia, mas como delimitar algo que não tem limites? Quando a poesia ganha diferentes sentidos, mesmo os artistas e poetas que vivem no meio da linguagem poética e os significados que surgem dela.

A poesia é comunicação, que pode ser feita por palavras ou não, geralmente permeada por conteúdos psicológicos, sejam conteúdos de ordem afetiva, conceitual ou sensorial. A poesia é mais conhecida pelo gênero literário poema, mas não fica limitado a esse gênero, apesar da nossa associação imediata entre a poesia e o poema.

Há poesia em tudo aquilo onde se deposita a vontade de provocar no espectador uma experiência de sensações. Mas, é sempre importante colocar que perceber a poesia é uma questão íntima e individual, pois o que representa poesia para um, pode não representar nada para o outro. A poesia só existe quando é compreendida individualmente por alguém.

A poesia é uma verdadeira viagem emocional.

O que dizem sobre a poesia:

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
Fernando Pessoa

A pintura é poesia sem palavras.
Voltaire

A pintura é poesia muda; a poesia, pintura cega.
Leonardo da Vinci

A poesia não está nem nos pensamentos, nem nas coisas, nem nas palavras; ela não é nem filosofia, nem descrição, nem eloquência: ela é um desvio.
Charles Ramuz

Deus de vez em quando me tira a poesia. Olho para uma pedra e vejo uma pedra.
Adélia Prado

A poesia é algo tão íntimo que não pode ser definida.
Jorge Luis Borges

Amantes da Leitura
Últimos posts por Amantes da Leitura (exibir todos)

Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS
A sensação de ler
Leitura para crianças
Sobre livros censurados