O Baile busca fomentar a cultura polonesa na cidade. (Fotos: Flash Eventos)

Aconteceu no último sábado (27/04), a 26ª edição do Baile do Pierogi no Centro Polônico Marcelo Janowski (CEPOM), em São Mateus do Sul. De acordo com a organização todas as mesas foram vendidas e o público aproveitou uma inesquecível noite com alegria e descontração.

Um dos principais momentos da noite foi a escolha da Rainha e Princesas do Baile, ocasião que já virou tradição na festividade. Foram eleitas, para o biênio 2019/2020 as candidatas: Heloisa Maria Kaminski Kuczera – Segunda Princesa; Maria Eduarda Wansuachki de Lima – Primeira Princesa; e Thaís Levandoski – Rainha.

Thaís comenta que desde pequena acompanhava as candidatas e frequentava a Igreja da Colônia Iguaçu, juntamente com a sua avó que sempre pedia para que a jovem participasse. “No ano de 2017 tentei e as vagas foram esgotadas. Em 2018 o prazo acabou passando e não consegui me inscrever, mas finalmente em 2019 consegui garantir a minha vaga, e por sinal a primeira da lista”, informa. Para a são-mateuense, umas das maiores emoções foi o momento que seu nome foi chamado para receber o maior título. “São várias sensações, gratidão, felicidade e amor por todos que de alguma forma torceram por mim. Agradeço primeiramente ao Papai do céu por me dar suporte durante o dia, aos meus pais, meu namorado e toda a minha família por me acompanharem nesse momento, e por fim a todos que mandaram mensagens nas redes sociais”, expressa.

A animação do Baile ficou por conta do grupo Coração Nativo, que já prestigiou o Baile há algumas edições. “O gripo mais uma vez alegrou a todos com o seu variado repertório. Também foi muito apreciado o saboroso pierogi, pastel e outra guloseimas”, enfoca a equipe organizadora.
Às 23h ocorreu a solenidade de abertura do evento, momento em que todos brindaram-se com a tradicional wódka e a saudação de boas-vindas ao público presente feita pelo coordenador Crisanto Cavalcante e pelo presidente João Carlos Juraski, com a presença de autoridades, da Rainha, Primeira e Segunda Princesa 2018 e seus respectivos pais e pelos pais das candidatas participantes.

A mesa julgadora foi composta pelo integrante do grupo Coração Nativo, Márcio Jacob, Ildacir Fuzinatto Portes, presidente da Associação dos Servidores Públicos de São Mateus do Sul, por Elaine Staniszeski Trzaskos – empresária, Janaina Furman Fragoso – farmacêutica, e pelo bancário Everaldo dos Santos, bancário. O jovem Elton Novakowski de Lima foi o aparador do desfile. A avaliação das candidatas foi feita com a apreciação dos quesitos beleza, simpatia, tempo de passarela e desenvoltura.

“A diretoria e a coordenação do 26º Baile do Pierogi da Associação Cultural Marcelo Janowski, agradecem aos pais, as candidatas e a todos que colaboraram, patrocinaram e contribuíram para o grande sucesso deste tradicional evento cultural polônico de nosso município”, agradecem.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Colunista da Gazeta Informativa assume cadeira na Academia de Letras do Brasil
TCM em Biologia culmina com a criação de aplicativo
Profissionais da Educação fazem mobilização em São Mateus do Sul