Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Rede Feminina de Combate ao Câncer promove palestra alusiva à Campanha Outubro Rosa com Tânia Mary Gomez

Palestra show traz mensagem da prevenção do câncer de mama à voluntárias da rede feminina e mulheres que lutam contra o câncer. (Fotos: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Mateus do Sul (RFCC), promoveu em alusão à Campanha Outubro Rosa, na quinta-feira (11), palestra com a presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), Tânia Mary Gomez.

O evento, realizado no Clube Ideal São-mateuense (CIS), reuniu dezenas das voluntárias da RFCC e mulheres que já venceram ou ainda lutam contra o câncer.

O Humsol é uma instituição não-governamental, sem fins lucrativos, que desde 2009, reúne voluntários interessados em atuar em prol de atividades que vão ao encontro dos objetivos do milênio, desenvolvendo projetos que promovem mudanças pela informação, inclusão cidadã e oficinas nas áreas de assistência social, cultural, educacional, ambiental e de saúde.

As alunas do Lar São Mateus também participaram do evento, desfilando trajadas de princesas e com a peruca confeccionada pelas voluntárias do Humsol, projeto também desenvolvido pela presidente do instituto.

Em parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil. Neste sentido, o instituto foca em disseminar informações sobre a doença, por meio de palestras, danças, oficinas entre outras ações que colabore para a prevenção e conscientização da importância do diagnóstico precoce.

Além de divulgar conhecimentos em relação às novas descobertas, as formas de tratamento, prevenção e direitos do paciente, membros e voluntárias participam de audiências públicas a fim de unir esforços em prol de uma política nacional contra o câncer de mama.

No Paraná, o instituto é responsável por organizar anualmente a campanha mundial de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa, que busca alertar sobre a importância dos exames na prevenção do Câncer de Mama através da iluminação de monumentos históricos e pontos turísticos com a cor rosa.

“Nossa causa é o combate ao câncer, o apoio aos pacientes e o alerta a prevenção. Buscamos transmitir o conhecimento e levar informação à todas as camadas da sociedade. Nossos projetos, palestras e oficinas são totalmente voltados à nossa causa”, destaca Tânia.

Durante a palestra as voluntárias da RFCC expuseram e venderam diversos produtos alusivos à campanha, como camisetas, guarda-chuvas e o chaveiro da vida, que se refere aos chaveiros do projeto da Humsol: “Prevenção ao alcance das mãos”, tema que envolveu a palestra.

O projeto trata-se de um recurso didático que utiliza o modelo construtivista para levar a mensagem da prevenção do câncer de mama e que tem efeito multiplicador. O Chaveiro da Vida foi desenvolvido para despertar as mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O chaveiro possui o seguinte significado: quando o tumor apresenta o tamanho representado pela primeira bolinha, pode ser identificado na mamografia. Quanto menor o nódulo, menos agressivo é o tratamento e maior a possibilidade de cura. Se o nódulo apresenta um tamanho maior, como na segunda parte do chaveiro, pode ser identificado quando é realizado o autoexame. No terceiro momento está a mulher que raramente faz seus exames (mamografia, autoexame e exame clínico). O nódulo diagnosticado é maior, mais agressivo e com menor possibilidade de cura. O coração representa a luta para vencer o câncer. “Enquanto estiver pulsando, há vida e esperança”, conclui Tânia.

O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu nos Estados Unidos por volta de 1997, com a iluminação de monumentos na cor da campanha. Desde 2008 o Brasil adotou a iniciativa que é coordenada no âmbito nacional Femama.

Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: