Cidade

Representantes são-mateuenses participam de missão na Europa

Prefeito Luiz Adyr e membros da IG-Mathe, CDL e ACIASMS integram a comitiva que vai em busca de ideias para fomentar ações que possam desenvolver nossa região. (Foto: Acervo Pessoal)

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está promovendo entre os dias 11 à 19 de novembro, a Missão Técnica Internacional junto aos membros do Território do Iguaçu, que no referido período visitam o continente europeu.

Fazem parte da comitiva são-mateuense, o Prefeito Municipal Luiz Adyr Gonçalves Pereira, Manoel Cordeiro Júnior representante da Associação dos Amigos da Erva-mate (IG-Mathe), Márcio Luis Staniszewski, representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Luciano Castilho, representando a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS).

Desde 2016 a regional do Sebrae de Pato Branco assumiu definitivamente a responsabilidade pelos municípios sul paranaenses (Amsulpar), e passou a definir a região como Território do Iguaçu, iniciando o processo de desenvolvimento.

A missão do Sebrae foi desenvolver o território, mas antes iniciou a preparação das pessoas que nele residem e assim intitulou como líderes os representantes regionais. Eles foram definidos de acordo com sua representatividade junto às entidades de classe, secretários, executivos municipais e pessoas influentes que seriam potenciais líderes de cada cidade.

Após a capacitação, o Sebrae passou à fase de buscar novos horizontes, através da integração por si só do território. Já em 2018 os integrantes do Território Iguaçu participaram de uma missão técnica à Florianópolis buscando inovações na área da tecnologia junto ao comitê territorial.

Ainda em 2018 os membros do comitê convidaram os Prefeitos para somarem à equipe buscando colaborar com seus municípios, tendo a participação dos Prefeitos de General Carneiro, Bituruna, União da Vitória, Antonio Olinto, Paula Freitas e São Mateus do Sul.

Há 5 anos o Sebrae implantou o programa de missões internacionais no Território da Fronteira, o qual compreende os municípios próximos à Foz do Iguaçu. Os membros dessa área já participaram de expedições no Chile, Argentina e continente europeu, proporcionando inúmeros resultados, muitos já implantados.

Pela primeira vez o Território do Iguaçu participou de uma missão internacional que teve como ponto de partida a região de Frankfurt, na Alemanha e percorreu todo o referido território de Kehl, Struthof, Lahr, Stuttgart e mais alguns lugares da França, como Estrasburgo e Colmar, junto à um instrutor especialista também contratado pelo Sebrae.

Participaram da missão técnica internacional 26 integrantes, dentre membros do Território do Iguaçu e da Fronteira, e os representantes do Sebrae, Cesar Collini Gonçalves, gerente da Regional Sul Paraná e Maria Auria Mülhmann, gestora Sebrae Paraná – Regional Sul. Quatro prefeitos também integram a missão, das cidades de Bituruna, União da Vitória, São Mateus do Sul e de uma das cidades do Território da Fronteira.

Segundo Wilson Petisco, agente da Regional Sul de União da Vitória, o Sebrae arcou com as despesas do instrutor e o translado dentro do itinerário, as demais despesas foram de total responsabilidade dos integrantes da comitiva. “São voluntários que estão investindo o seu próprio dinheiro em prol à sua cidade e nossa região.”

Durante a missão os membros conheceram o Parlamento Alemão, fizeram visitas técnicas em locais e empresas inovadoras e aprenderam na prática como países que fazem fronteira conseguiram unir forças em prol ao desenvolvimento de suas regiões, quebrando barreiras ao longo dos séculos. No final da missão os membros produzirão um relatório geral do aprendizado adquirido junto aos encaminhamentos à prática.

Viagens nacionais ou internacionais integram e são parte importante das estratégias de negócios atuais, dentro de um contexto competitivo e que exige dinamismo dos empresários. Empresas de todos os portes investem em viagens para participar de feiras, rodadas de negócios e outros encontros empresariais destinados à promoção de negócios. Tais eventos possibilitam contato direto entre aquele que oferece e aquele que procura seu produto ou serviço.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
3º Arraiá da Feira Livre do Produtor está acontecendo nesse sábado e contará com atrações o dia todo
Prefeitura Municipal disponibiliza cartão de estacionamento para idosos
Nota do governo do Paraná sobre a PR-364