Geral

Retrospectiva 2016

Apesar dos fatos tristes, 2016 também foi repleto de boas notícias em São Mateus do Sul e região. Nesta pequena retrospectiva citamos algumas reportagens que foram destaque no jornal Gazeta Informativa. Relembre conosco:

JANEIRO
No início do ano, surgiram rumores de que a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) de São Mateus do Sul corria sérios riscos de ser desativada, deixando a população são-mateuense bastante preocupada. Cinco novos Conselheiros Tutelares assumiram a responsabilidade de zelar pelos direitos de crianças e adolescentes do município nos próximos quatro anos. Sobre a crise, os comerciantes ‘aplicaram’ esperança e denotaram confiança frente à economia. Estudante são-mateuense vence concurso de educação ambiental e prêmio favorece a escola em que estuda.

FEVEREIRO
Tropeada marca abertura do 2º Encontro Regional de Tropeiros. Pelo segundo ano consecutivo, Prefeitura de São Mateus do Sul não realiza Carnaval. Com iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Núcleo de Desenvolvimento e Empreendedorismo (NDE) de São Mateus do Sul, começa a ser formado, a partir da necessidade de transformar o município mais interessante do ponto de vista empreendedor, aproveitando seus pontos fortes e transformando ameaças em oportunidades que transformem a imagem de uma cidade economicamente dependente em um lugar com forças capazes de atrair novas empresas e investidores.

MARÇO
Padre Silvano Surmacz despede-se da paróquia São Mateus. Projeto cultural Palco & Projeção chega para movimentar o cenário cultural do município. Xande Vídeo locadora fecha as portas depois de 24 anos. Peça teatral Paixão de Cristo é revitalizada e supera expectativas em SMS. Tradicional Festa de São José foi sucesso em SMS. Forte chuva de granizo atinge o município. No Dia Internacional da Mulher, executivas são-mateuenses contam suas inspiradoras histórias. Criança morre afogada em piscina em Fluviópolis. Mulher é assassinada a facadas pelo ex-companheiro no centro de SMS. Nova diretoria da Braspol local é eleita.

ABRIL
Quadrilha explode caixas eletrônicos de agência bancária de Antonio Olinto. 23º Baile do Pierogi é realizado com sucesso. Dia das Artes Marciais é lembrado com apresentações. Gazeta Informativa muda formato do jornal impresso e segue novas tendências. Primeira Escola de Futebol Solidário é inaugurado. Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas é criado. Show solidário arrecada dinheiro e quase 3 mil kg de alimentos. Dupla sertaneja Hugo e Tiago faz surpresa para casal são-mateuense. Professor Sezefredo Kurcheski, de 36 anos, de São Mateus do Sul perde a vida em acidente de moto.

MAIO
Braspol Núcleo de São Mateus do Sul comemora 25 anos. Aos 82 anos, morre Francisco Augusto Caminski, um grande incentivador da cultura e do desenvolvimento de São Mateus do Sul. Apresentação do projeto Xisto Agrícola reúne autoridades e empresários. Livro “Os Caminhos da Tradição: 25 anos do Grupo Folclórico Polonês Karolinka” é lançado. Passeata marca Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Solenidade alusiva à instalação da 3ª companhia do 27º BPM e apresentação do seu primeiro comandante é realizada. Corpus Christi: católicos vão às ruas.

JUNHO
Policiamento preventivo mostra bons resultados. Matriz São Mateus recepciona Imagem de Aparecida vinda para a Diocese. Lei que dispõe sobre a regularização de obras entra em vigor. Tirol e SIG Combibloc entregam prêmio à escola vencedora do Tirolzinho Transforma Paraná. Feira Livre do Produtor completa 30 anos. São Mateus ganha primeira fábrica de cerveja artesanal. Criminosos assaltam agência bancária e trocam tiros com a polícia em SMS. Motorista morto é encontrado em caminhão parado em posto de combustível em SMS. Bingo bene?cente arrecada recursos para cirurgia de jovem que luta para não perder a visão.

JULHO
II Mostra de Folclore realizada em São Mateus proporcionou intercâmbio cultural em um espetáculo envolvente e emocionante. Pai que morreu salvando a ?lha em trágico acidente de carro na BR-277 era de Antonio Olinto. Venda de imóvel faz biblioteca ser transferida para a rodoviária. Aos 83 anos, falece Edison Carlos Schramm, advogado, tabelião e prefeito de São Mateus entre 1973 e 1977. 29ª Edição dos Jogos da Juventude acontece no município. Mulheres de São Mateus representam o município em concurso estadual de prendas. Moradora de Antonio Olinto participa do revezamento da Tocha Olímpica.

AGOSTO
Dia 1, a 24ª Tradycje Polskie é iniciada o?cialmente. Entidades e sociedade civil dão o primeiro passo para a fundação da Incubadora Tecnológica. Prendas conquistam títulos inéditos a nível estadual. Município tem 4 candidatos a prefeito de?nidos por convenções. Professora de dança são-mateuense participa do maior festival do gênero no mundo. Workshop apresenta receita que tem potencial para se tornar prato típico de São Mateus do Sul. Paróquia São Mateus completa nove décadas, comemorando junto com o Dia da Padroeira uma trajetória fortemente ligada à história do município. Karolinka representa a diversidade do folclore polonês em evento olímpico no Rio de Janeiro.

SETEMBRO
Chegada do Fogo Simbólico e concerto musical da Banda da Polícia Militar do Paraná marcam a Semana da Pátria. População de São Mateus do Sul apresenta crescimento, aponta IBGE. Trabalhadores da SIX entram em greve. Greve dos bancários fecha agências do município. Dia 21 de setembro, São Mateus do Sul completa 108 anos. Alusivo ao aniversário do município, 1º Encontro da IG-Mathe é realizado. São-mateuense conquista segundo lugar em festival de música da Uniuv. Encontro Candidato Empreendedor movimenta e inspira clima eleitoral. Recém-nascido é encontrado embaixo de caixa d’água no interior de SMS.

OUTUBRO
Ocorreu as eleições municipais de 2016 em todo o país. Luiz Adyr vai para o seu 4º mandato na Prefeitura de São Mateus do Sul. Dos novos ocupantes das nove cadeiras da Câmara Municipal, somente dois vereadores foram reeleitos e duas mulheres são eleitas. 25º Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas é sediado em Antonio Olinto. 2º Encontro de Veículos Antigos e Especiais movimenta a cidade. Aluna da vila Bom Jesus conquista 1º lugar em campeonato de capoeira. Movimento de ocupação de escolas por estudantes que protestam contra a reforma no Ensino Médio chega a São Mateus do Sul.

NOVEMBRO
Alunos do Colégio Estadual Professor Paulo Stencel, da vila Americana — único estabelecimento de ensino na cidade a ser ocupado —, encerraram a ocupação. Ação da Sanepar busca suprir falta de água na cidade. Acontece o 1º Moto Samas. Funcionário de mercado é assaltado enquanto efetuava depósito em banco. Câmara aprova e prefeito sanciona novo perímetro urbano. TV Mill estreia 1º Concurso Mini Chef 70. Escolinha de Futsal da Escola Municipal Pedro Effco completa 10 anos de atuação e promove Copa de Futebol de Salão. Leitores registram fenômeno da superlua que ocorreu dia 14. Empresas e entidades se unem para o 3º Festival Gastronômico e o Natal Ouro Verde.

DEZEMBRO
Antonio Olinto sediou o 23º Festival de Danças Ucranianas. 1º Santuário Mariano Ucraniano é criado em Antonio Olinto. 17º Encontro Ecológico é realizado.Torcedores do Palmeiras se reúnem para comemorar título brasileiro em SMS. Nova diretoria da CDL é eleita. Grupo de torcedores do Coxa vai até Curitiba prestar homenagem à Chapecoense. Blogueiro são-mateuense vence competição latino-americana da Scania. Polícia Militar ativa Patrulha Rural. Erva-Mate de São Mateus do Sul e mais cinco municípios obtém selo que caracteriza seu diferencial no mercado. Novos prefeitos, vices e vereadores de São Mateus e de Antonio Olinto são diplomados.

Últimos posts por Thaís Siqueira (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Após perder todos os bens materiais em incêndio, família busca ajuda da comunidade são-mateuense
Morre Jorge Train, ex-prefeito de Antonio Olinto
João Almir Troyner, ex-superintendente da 3ª SDP falece na noite de segunda-feira (19)