Geral

RETROSPECTIVA 2017: confira os principais acontecimentos de São Mateus do Sul e região

Confira as principais coberturas jornalísticas que o jornal Gazeta Informativa fez em 2017 e o que mais marcou o ano em São Mateus do Sul e região.

JANEIRO:No dia 1º de janeiro, o prefeito municipal Luiz Adyr Gonçalves Pereira tomou posse na administração do município para os próximos 4 anos. Em seu 4º mandato, o prefeito salientou em seu primeiro discurso o desenvolvimento elencado com sua experiência frente à São Mateus do Sul, garantindo a população fortes ações e apoios. Nesse mesmo mês, o município de São João do Triunfo foi intitulado como líder regional na produção de fumo, ganhando importante destaque entre as outras cidades regionais.

FEVEREIRO:O mês de fevereiro começou positivo para São Mateus do Sul, que apesar do fechamento de algumas empresas, teve a arrecadação municipal estável. Com início das aulas no dia 15, seis colégios do município foram contemplados com o projeto escola 1.000, mas nessa relação volta às aulas, professores reivindicaram a diminuição da hora-atividade em escolas por todo o estado. O mês foi comemorativo para o Grupo Folclórico Karolinka, que completou 25 anos de história e cultura polonesa no dia 22.

MARÇO:
A Gazeta Informativa completou a sua 100ª edição e 2 anos de jornal no mês de março, e este mês também foi marcante para 4 amigos são-mateuenses que planejavam uma expedição onde o destino seria Macchu Picchu – Peru, o qual, eles percorreram 10 mil quilômetros a bordo de suas motocicletas. Março também foi o mês em que o saque das contas inativas do FGTS iniciaram-se. No dia 15, representantes sindicais do município se organizaram em greve com faixas e bandeiras repudiando a reforma da previdência, que possui como principal ponto o aumento na arrecadação de homens e mulheres para o direito à aposentadoria.

ABRIL
O Núcleo de Desenvolvimento e Empreendedorismo (NDE) passou a existir legalmente como entidade no dia 11 de abril, o que proporcionou a equipe um maior e melhor reconhecimento em São Mateus do Sul. A tradicional encenação e superprodução da Paixão de Cristo foi realizada pelo grupo Jovens Unidos em Cristo (JUC) no dia 12, com o tema “Eu Preciso de Você”, que reuniu grande presença da população do município e região que prestigiou o evento. O mês de abril também foi de cuidado, onde a Polícia Militar lançou alerta aos pais sobre o jogo suicida “Baleia Azul” que estava tirando a vida de muitos jovens.

MAIO:
O mês de maio foi um tanto quanto peculiar para São Mateus do Sul, que teve o primeiro “Chima Truck” do Brasil inaugurado no dia 6 pela Ervateira Baronesa, o veículo foi criado para os clientes saborearem a boa e tradicional erva-mate são-mateuense. Outra data de destaque no mês e que ficará marcada para sempre na vida de Ângela e Edivaldo Andrade foi o dia em que o marido fez o parto da esposa dentro do veículo, que teve uma grande repercussão por toda cidade. O Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes recebeu no final do mês uma verba no valor de 1 milhão de reais para a compra de materiais hospitalares.

JUNHO:
Um dos maiores grupos de jovens do município completou 10 anos de atuação no dia 17. O Jovens Unidos em Cristo (JUC) contou com homenagens e celebrações de ação de graças durante o mês, e apresentou seu mais novo símbolo, que conta com uma homenagem à Cleber Nizer, ex membro da equipe. Em junho a Gazeta Informativa começou a retratar sobre a vida de pessoas que fizeram e fazem parte de São Mateus do Sul, iniciando as matérias de perfil, que teve como protagonista na primeira edição Gerson Cesar Souza, que contou como foi sua chegada até aqui.

JULHO:Quem sabe o que mais resume o mês de julho é a erva-mate. Nesse mês, São Mateus do Sul passou a ser reconhecida oficialmente como Terra da Erva-Mate, e foi indicada para receber o selo de Indicação Geográfica (IG) da erva-mate. Além disso, em julho aconteceu o início da campanha de recadastramento biométrico, o projeto de construção da nova prefeitura e a vinda da ROTAM. Além de registrar a menor temperatura no inverno do estado com -5,2ºC, o município passou a liberar o uso de celulares em bancos nesse mesmo mês.

AGOSTO:O mês das tradições polonesas contou com a 25ª Tradycje Polskie, onde aconteceu o tradicional baile para a escolha da Rainha e Princesas da imigração e foi marcado por várias atrações da cultura. De acordo com gráficos lançados em agosto, as ofertas de emprego no comércio de São Mateus do Sul teve um aumento de 58% de janeiro a julho o que garantiu à cidade um destaque na região sul paranaense. Agosto também foi o mês que o primeiro portal turístico da região foi inaugurado, e o município de Antônio Olinto foi contemplado com esse monumento.

SETEMBRO:Setembro foi o mês em que São Mateus do Sul completou 109 anos de emancipação política e que recebeu oficialmente o selo da Indicação Geográfica (IG), e um bolo de 109 metros foi feito de erva-mate para comemorar todos esses momentos. Outro destaque do mês foi a 14ª Expomate, que trouxe até o município os cantores nacionais Luan Santana, João Neto e Frederico, Jeann e Julio e Pedro Paulo e Alex, sem falar das inúmeras atrações nacionais e regionais. Setembro marcou também o fechamento da primeira banca de revistas do município.

OUTUBRO:A Câmara Municipal de Vereadores ganhou casa nova no dia 2 de outubro e agora está localizada na rua João Gabriel Martins, 185, Centro. São Mateus do Sul também contou com a 1ª Corrida de Rolimã no dia 15, que reuniu famílias e competidores de outras cidades para conferirem de perto esse evento no alto da Vila Prohmann. A entrega de materiais adquiridos com a verba de 1 milhão de reais para o Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes também foi realizada em outubro, e o mês teve a campanha Outubro Rosa que ganhou destaque e arrecadações no município.

NOVEMBRO:A Rua Eduardo Sprada se tornou assunto cômico nas redes sociais quando a pintura da faixa de sinalização da rua foi realizada de maneira sinuosa no centro do município, e logo em seguida o reparo foi feito. Em novembro, São Mateus do Sul também passou a ter suas cores oficiais, sendo azul e branca, e prédios municipais já começaram a adquirir estas tonalidades. O mês também foi marcado pela descida do Papai Noel, na Cuia, durante a abertura do Natal Ouro Verde: Compartilhando o Amor, e o primeiro caso de feminicídio da história do município foi condenado.

DEZEMBRO:O Senado viabilizou a verba para a pavimentação da PR 364 que liga São Mateus do Sul à Irati, e o governo garante que este será um importante passo na pavimentação tão sonhada pelos moradores das duas cidades. Em dezembro aconteceu a 1ª Copa Fênix de Bandas e Fanfarras e a Rádio Difusora do Xisto, única rádio do segmento AM passa a atuar em FM no dia 10, estando dessa maneira na sintonia 88,7 Mhz. E neste mês a campanha de recadastramento biométrico encerrou com 96% da meta atingida em São Mateus do Sul e 92% em Antônio Olinto.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Frente fria está chegando em São Mateus do Sul
Centro Universitário de União da Vitória lança nova logomarca
1º Moto Samas acontece nos dias 4 e 5