(Fotos: Éber Deina/Gazeta Informativa)

O ano de 2020 está chegando perto de seu encerramento, e um misto de sentimentos aflora sobre todos nós. Um período bastante esperado, da celebração do Natal e também do início de 2021, que ganhou um tom diferente em função do contexto vivido, emana sobre a sociedade. A pandemia ocasionada pela Covid-19 ou coronavírus atingiu mais de 1.000 são-mateuenses, além de ter ceifado muitas vidas ao longo de todo o Brasil. A redação da Gazeta Informativa presta solidariedade e condolências a todos que foram afetados por esta triste situação.

Apesar disto, celebramos também a vida, tamanha a felicidade simplesmente pelo fato de estarmos vivos. Ao longo de 2020 acompanhamos diversas histórias inspiradoras, as quais este humilde repórter tomará a palavra, para recordar alguns momentos bastante especiais. Que o sofrimento vivido por todos nós este ano nos fortaleça, nos aproxime e que a vida seja mais tranquila no novo ano que se aproxima! Abaixo, alguns recortes deste ano cheio de obstáculos, mas também de muito aprendizado.

Rastros antigos da navegação

No mês de maio, literalmente embarcamos atrás de uma agradável história. A redação da Gazeta Informativa foi procurada, em função da seca que estava expondo alguns vestígios antigos da navegação sobre as águas majestosas do Rio Iguaçu. Se tratavam de antigas carcaças, do Vapor Sereno e da Chata Marli, que era uma pequena balsa de transporte relacionada à embarcação maior.

A carcaça do Vapor Sereno, localizada no Rio Taquaral, junto à sua foz no Rio Iguaçu, ficou exposta durante os períodos de intensa seca vividos por nossa cidade no ano de 2020.

Com o nível dos rios Iguaçu e Taquaral bastante baixos na época, pudemos observar de perto um verdadeiro museu ao ar livre, exposto sazonalmente, em função dos períodos de seca e das inundações que marcam o regime da natureza. De acordo com informações dos historiadores locais, o Vapor Sereno foi utilizado no período de ouro da navegação, até aproximadamente o final da década de 1950. Os ecos e os reflexos desta era permanecem vivos até hoje, sendo este ciclo vital para o surgimento de nossa cidade.

Superação através da arte

No mês de abril, pudemos conhecer a história de superação de Reinaldo Cardoso, um são-mateuense que encontrou na arte uma forma de auxiliar o seu sustento, além de dar vazão à sua criatividade. Em 2016 ele descobriu um câncer, que inclusive chegou a lhe afetar um dos olhos, mas que de maneira alguma encerrou sua jornada aqui na Terra. Reinaldo buscou a superação através da arte, sobrepondo todas as barreiras e fazendo do artesanato, uma importante complementação ao sustento de sua família.

Através de muita superação, o são-mateuense Reinaldo Cardoso encontrou na arte, uma maneira de auxiliar na renda da família, bem como expor toda a sua criatividade.

A criatividade aliada à sustentabilidade fez com que ele buscasse matérias-primas acessíveis, como pneus que são retrabalhados e transformados em figuras de decoração para jardins e residências. Reinaldo e todos aqueles que enfrentaram enfermidades nos deixam uma importante lição, de nunca desistir e batalhar sempre! Fica aqui o nosso respeito e admiração a todas estas pessoas inspiradoras, muitas vezes invisíveis a um olhar desatento, as quais pudemos dar voz ao longo de 2020!

A primeira prefeita eleita em São Mateus do Sul

Outro fato que reverberou bastante na sociedade são-mateuense em 2020, foi a eleição da primeira prefeita da história de nosso município. Fernanda Sardanha irá iniciar em 2021, o seu ciclo de comando em frente à Administração Pública municipal. O calendário eleitoral e seus principais eventos foram noticiados ao longo de várias edições da GI, em uma parceria bastante produtiva celebrada com a 12ª Zona Eleitoral.

O ano de 2020 também ficou marcado em nosso município, com a eleição da primeira prefeita em 112 anos de história.

A prefeita eleita irá atuar ao longo dos próximos 4 anos, período no qual a imprensa continuará exercendo o importante papel de porta-voz das diversas atividades exercidas pelo Poder Público. Desejamos sorte à prefeita e sua equipe, bem como aos vereadores eleitos no último dia 15 de novembro, para que nosso município avance e evolua cada vez mais!

A história de Augusto Stable

Para encerrar esta reportagem, peço licença ao leitor para comentar com mais emoção sobre um dos dias mais especiais neste 2020, cheio de tantas situações e reportagens. No mês de abril, pudemos conhecer a magnífica história do senhor Augusto Stable e seus 91 anos de vida no interior do nosso município. Sua recepção sincera e calorosa, bem como a sinceridade com a qual ele comentou sobre a sua vida irão me inspirar para sempre, por onde eu estiver.

Augusto Stable e seu modo de vida tradicional, bastante ilustrativo da realidade de nossa extensa zona rural, nos inspiraram a conhecer as diferentes realidades que compõem o mosaico cultural de nosso município.

A vida deste homem foi sempre marcada por muito trabalho, mas acima de tudo cheia de amor pelas pessoas que o rodeavam. Infelizmente o Seu Augusto Stable acabou deixando este plano terreno ainda em 2020, indo estar agora ao lado de Deus e de todos os santos. Me lembro até hoje, o prazer com o qual ele expôs a maneira simples e gloriosa com a qual levou a vida. Deixo aqui as minhas sinceras condolências aos familiares, e o respeito eterno a este senhor que tanto me ensinou em tão pouco tempo. Aquela tarde ensolarada na comunidade da Estiva irá viver para sempre em minha memória. Que 2021 seja maravilhoso, estes são os votos de toda a equipe da Gazeta Informativa!

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
O dom da cura por orações
#TodosPeloDudu: pequeno são-mateuense passa por cirurgia
Após superar câncer, mulher realiza o sonho de engravidar