O Reumatismo Futebol Clube realiza toda terça-feira partidas no campo society do Colégio Estadual São Mateus. Parte da equipe do Reumatismo Futebol Clube, fundado em agosto de 2016. (Foto: Thaís Siqueira/Gazeta Informativa)

Esse time até padre abençoa, veste a camisa e faz gol! Criado no dia 2 de agosto de 2016, o Reumatismo Futebol Clube é um dos times mais carismáticos de São Mateus do Sul, e reúne toda terça-feira, às 20h, amigos para uma partida de futebol society, nas dependências do Colégio Estadual São Mateus (CESM). Além do nome irreverente que logo de cara faz uma brincadeira com a média de idade de alguns jogadores, a equipe reúne os amigos com o intuito participativo nos gramados.

Tudo começou quando Cristiano Cesar Pacheco resolveu reunir alguns amigos de infância que estudavam juntos no CESM: José Marcio Zielinski e Jean Langaro. A ideia era desenvolver alguma atividade física, logo que o cotidiano apressado deixava a vida um pouco sedentária. “Conversamos com a diretora Telma e mostramos a ideia do time, em contrapartida, colaboramos com um valor simbólico pelo uso do campo”, explica Pacheco, que realizou um pedido formal e documentado para o uso do espaço uma vez na semana, durante uma hora. Dessa forma, com o campo recém inaugurado, os amigos começaram a convidar outros amigos para somarem ao time. “Escolhemos um dia da semana que ficaria bom para a maioria e reunimos o pessoal da infância para lembrar um pouco do passado.”

Dentre as profissões dos jogadores, fazem parte da escalação do Reumatismo Futebol Clube administrador, contador, arquiteto, vereador, agricultor, médico, empresário, gerente, estudante, comerciante, dentista e dois padres. “A nossa relação de amizade é muito boa. Costumo falar que o time é uma válvula de escape durante a semana, pois é ali que nos reunimos para jogar e conversar. É um modo de mudar o dia a dia. Quando faltamos por algum compromisso ou outro, sentimos falta”, expressa o fundador.

Segundo a equipe, todo jogo é uma comédia. “Um brinca com o outro e ri quando o passe dá errado. Uma vez, um senhor foi assistir o jogo pelo portão do colégio, e um dos jogadores chutou a bola para fora. Ele foi correndo buscar a bola, e quando chegou próximo, acabou caindo e quebrando alguns dentes da frente. Nesse dia cancelamos a partida e socorremos ele no consultório. Até hoje somos amigos do senhor e essa é uma das situações mais marcantes em nossa história”, conta.

A equipe já participou de alguns amistosos com outros times do município e região. “Jogar no campo do CESM, além de ser o antigo colégio da maioria dos jogadores, é uma forma de ajudar, pois o dinheiro que pagamos mensalmente é utilizado pela equipe da diretoria para melhorias na instituição”, destaca Cristiano. O são-mateuense enfatiza que o respeito pelo ambiente escolar durante a parceria com o CESM é válido em todas as partidas, onde os jogadores evitam pronunciar palavras de baixo calão durante os jogos. “Possuímos regras como o respeito aos colaboradores a alunos da instituição, não atrapalhar as atividades escolares e evitar violência nas partidas”, explica.

Fazem parte da escalação: Cristiano Cesar Pacheco, José Marcio Zielinski, Jean Langaro, Leonardo Venante, Jackson Ribeiro, Dario Guimarães, Guilherme Niziol, Rafael Lima, Vinicius Lara Ferraz, Jonas Huzar, Miguel Magnani, Marcos José Ferreira Oliveira, Paulo Ferreira Oliveira, Reni Mayer Guepert, Lauri Rosso Junior, Thiago Rodrigues Carvalho, Matheus Rodrigues, Fabiano Bulkovski, Sidney Reitz e Odair José Celestino.

“O Reumatismo Futebol Clube representa a amizade e a descontração. É um momento nosso e que nos uniu ainda mais!”, afirma Pacheco, que comenta que novos jogadores sempre serão bem-vindos. Quer fazer parte do Reumatismo? Acompanhe o jogo que acontece toda terça, às 20h, no CESM.

CHARGE

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Jovens são-mateuenses se destacam no 65º Jogos Escolares do Paraná
Grupo de Airsoft são-mateuense participa de evento referência no esporte em General Carneiro
Palmeiras do Rio das Pedras é destaque em importante fase da Taça Planalto

Deixe seu comentário

*