Educação e Cultura

Reunião do Conselho Polônico empossa três novos membros

Fotos: Consulado Polonês

Na terça-feira, dia 16 de maio, representantes da comunidade polonesa, reuniram-se na sede do Consulado Polonês em Curitiba para debater sobre questões da etnia no Brasil e determinar diretrizes, que passam a margear as atividades para o próximo ano.

Durante a reunião o Cônsul Geral da República da Polônia em Curitiba, Marek Makowski empossou três novos membros, para compor o Conselho Polônico. Alessandra Kepinski, Andre Bukowinski e Paulo Ratkiewicz, passam a representar os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Para Sandro Zimny Vitonski, membro do Conselho e representante de São Mateus do Sul, “é de extrema importância conhecer e atuar sob as diretrizes do Plano Governamental 2017-2018. Desta forma, vislumbramos os meios para ampliar as relações com a Polônia e nos tornamos assertivos com relação às atividades em nossa comunidade polônica”.

Segundo Sandro, três princípios margeiam o Plano Governamental: 1- incentivos para estudos em idioma polonês: língua, história, cultura e contemporaneidade, 2- fortalecimento das comunidades e participação ativa, na vida pública e 3- estímulo para descendentes, “retornarem à Polônia”, envolvendo desde situações de trabalho a estudos de graduação.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Cultura tem aporte de recurso e municípios da região serão beneficiados
Terezinha Bueno se aposenta da diretoria do Colégio Profª Zuleide Samways Portes
Sesi Cultura promove o Fandango Caiçara em São Mateus do Sul